Standalone System Sweeper é uma ferramenta que visa identificar e remover malwares sofisticados e perigosos, como os rootkits. Pode ser a solução quando a infecção é tão severa que não permite a inicialização de um computador.
Ela também pode ser utilizada quando não é possível instalar algum software antivírus ou quando esse software não consegue remover alguma ameaça detectada. Se você já usa o Security Essentials, este último pode vir a solicitar o System Sweeper em algumas ocasiões.
O que essa ferramenta faz é preparar um dispositivo móvel USB ou um CD/DVD com um software que varre o computador em busca de malwares. Esse programa é executado antes mesmo do boot do computador, logo, as chances de encontrar um malware mais avançado aumentam.
Standalone System Sweeper também cria um arquivo ISO, ou seja, a imagem que pode ser gravada em um CD/DVD sempre que necessário.
Preparação
O arquivo do programa não requer instalação e é pequeno, pois ele faz o download dos arquivos necessários dependendo da mídia escolhida. Esse download tem cerca de 200 MB.
Basta executá-lo e, para começar, escolher a mídia desejada. Importante: se optar por utilizar um pendrive, lembre-se de que ele será formatado invariavelmente, logo, salve todos os arquivos que estejam nesse dispositivo.
Execução
Depois que o CD/DVD ou pendrive estiver pronto, o usuário deve reiniciar o computador infectado com a mídia inserida e deve configurar o boot para executar essa mídia. Então o Standalone System Sweeper é inicializado.
A interface é idêntica à do Windows Defender, software complementar de segurança contra malwares. Com ela, o usuário faz um scan completo (mais demorado, porém mais eficiente), rápido (demora menos, mas não vasculha o computador inteiro) ou personalizado. É possível configurar o scan, excluindo caminhos e extensões as quais o usuário julga desnecessário vasculhar.
A varredura que o Standalone System Sweeper faz é offline, logo, o usuário deve sempre atualizar o programa. Isso nem sempre pode ser feito pela interface, uma vez que, ao ser executado anteriormente ao boot, nem sempre há conexão com internet disponível. Logo, deve-se considerar criar um pendrive ou CD/DVD novo com frequência.
0 comentários:
Postar um comentário