O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Windows 8 poderá rodar em pendrives

Um build bem primitiva do Windows 8 tem circulado a rede nesses últimos dias, e muitas revelações e melhorias estão sendo reveladas por quem já testou essa versão. Uma dessas novidades é a ferramenta Windows Portable Workspaces que permitirá que o usuário rode uma cópia portátil do sistema operacional em outras máquinas, a partir de um pendrive.

O Linux já possui essa ferramenta há algum tempo, e ao que tudo indica, em um futuro próximo os usuários do sistema operacional da Microsoft também vão poder usufruir da facilidade de usar o Windows em qualquer lugar, sem precisar dedicar uma partição do computador para isso.

Para fazer a cópia portátil do Windows 8 é preciso utilizar um pendrive de 16GB, ou maior. Se o usuário tentar utilizar um dispositivo com menos espaço, a seguinte mensagem aparece na tela:

Aviso pede que o usuário utilize um dispositivo com mais espaço livre. (Fonte da imagem: Reprodução/Angel of Despair)

Algumas perguntas, no entanto, carecem de respostas. Não se sabe ainda quantas cópias o usuário poderá fazer a partir da sua licença, e nem se essas cópias terão data de validade, mas essas respostas virão com o tempo.

Apesar de ser uma ótima novidade para os usuários em geral, a nova ferramenta do Windows vai agradar principalmente aos profissionais de TI, que poderão usar um pendrive para diagnosticar problemas em instalações locais. Agora só resta esperar pelo lançamento oficial do Windows 8!

Qual é o melhor serviço de email em 2011?

Atualmente, os serviços de email são ferramentas indispensáveis em nosso cotidiano. Eles são usados para trocar informações com colegas de trabalho, enviar piadas para amigos, conversar com contatos registrados em mensageiros instantâneos e criar perfis em redes sociais ou jogos online.

Alternativas para você encaminhar mensagens pela internet não faltam. Basta uma breve pesquisa na web para encontrar uma lista interminável de servidores de endereços eletrônicos. Entretanto, há muitos anos, a briga pela liderança desse mercado é disputada por Gmail, Yahoo! Mail e Windows Live Hotmail.

Mas qual serviço de email é o melhor? O Tecmundo colocou os três concorrentes mais populares frente a frente e aplicou testes para avaliá-los. Faça sua aposta e confira qual desses serviços oferece mais recursos, segurança e velocidade para você interagir no mundo virtual.

A avaliação

Para sabermos qual serviço tem o maior potencial de suprir suas necessidades, criamos três categorias de avaliação: Recursos e Ferramentas, Segurança e Usabilidade. Em cada segmento, foram analisados itens pertinentes para a melhor experiência dos usuários presentes nos três concorrentes.

Vale ressaltar que todos os competidores foram testados em suas versões estáveis – evitando, assim, que possíveis falhas de versões Beta influenciassem nos resultados – e sem qualquer tipo de extensão ou complemento instalado – assegurando uma competição equiparada com os modos padronizados de cada serviço.

Nota 10!

A atribuição de notas que decidimos utilizar nesta avaliação é pouco usual. Ao contrário da notação comum de 0 a 10, adotamos um esquema que analisa as características dos objetos (neste caso, os servidores de email) com valores decrescentes entre 10 e 7.

Assim, se o serviço obtiver um excelente desempenho na análise, ele receberá a nota 10. Para uma performance boa, a nota atribuída será 9. Se o serviço apresentar um recurso que não atenda completamente a expectativa do usuário, o valor 8 será concedido a esse item. Por sua vez, se a ferramenta testada deixar a desejar, restará uma nota 7 em sua avaliação.

Recursos e Ferramentas

Armazenamento

Se você manda emails com muita frequência, o espaço de armazenamento é um dos fatores a ser levado em conta na hora de escolher um serviço. Nesse quesito, o Yahoo! Mail e o Windows Live Hotmail saem na frente, oferecendo armazenamento ilimitado. O serviço mantido pela Microsoft ganha destaque, aumentando o tamanho reservado para as contas dos usuários de acordo com o uso e preenchimento do espaço inicial disponibilizado.

Por sua vez, o Gmail separa 7.571 megabytes, aproximadamente 7,39 GB, para cada usuário em seus servidores. Apesar dessa restrição, você pode utilizar o serviço da Google sem esquentar a cabeça: com certeza, levará muito tempo para você esgotar todo esse espaço.

Organização das mensagens

Alguns dos serviços analisados contam com formas diferenciadas de organização das mensagens. O Windows Live Hotmail e o Yahoo! Mail operam com a criação de pastas para a separação dos emails.

O serviço da Microsoft conta com dois interessantes diferenciais: o recurso para criar níveis inferiores de diretórios (exclusividade do Hotmail, que permite criar uma pasta dentro de outra) e o mecanismo de “arrastar e soltar” para movimentar as mensagens.

Ao contrário dos seus oponentes, o Gmail utiliza marcadores personalizáveis para segmentar os emails. Assim como o produto do Windows Live, o serviço da Google oferece a função de movimentação de mensagens apenas arrastando-as para o marcador desejado. Entretanto, esse serviço não conta com variados níveis de segmentação.

Mensageiro instantâneo

Não existe forma mais rápida de nos comunicarmos do que por meio de mensageiros instantâneos. Na onda dessas ferramentas eficientes de comunicação, os serviços de email implementaram recursos que permitem a seus usuários conversarem em tempo real.

Tanto o Windows Live Hotmail como o Yahoo! Mail contam com uma função de chat mais limitada que o Gmail. O serviço de email da gigante de Mountain View oferece a função de criar conferências e chamadas de vídeo sem sair da caixa de entrada do seu endereço eletrônico.

A vantagem do Hotmail é sua completa integração com o MSN, mensageiro mais usado em todo o mundo. O serviço da Yahoo! oferece uma ferramenta de importação para que você consiga contatar os seus contatos do MSN.

Redirecionamento de mensagens

Com rotinas cada vez mais dinâmicas e apressadas, ter vários endereços eletrônicos nem sempre é uma atitude prática. Para amenizar a falta de tempo, que inviabiliza o acompanhamento de todos os emails recebidos em diversos serviços, foi criado o recurso de redirecionamento de mensagens.

Nesse contexto, o Gmail conta com recursos mais avançados. Esse serviço permite a criação de filtros, para que o usuário estabeleça quais mensagens serão encaminhadas automaticamente. Você pode filtrar os emails por remetente, aqueles que contêm palavras específicas, determinado assunto, entre outros.

O Windows Live Hotmail disponibiliza o redirecionamento com a opção de manter uma cópia das mensagens encaminhadas na caixa de entrada. Por sua vez, o Yahoo! Mail é o serviço menos evoluído, ofertando apenas a transferência, sem qualquer filtro ou mecanismo de backup.

POP3 e IMAP

Uma alternativa para centralizar o recebimento de emails é utilizar os protocolos POP ou IMAP. Tanto o Post Office Protocol como o Internet Message Access Protocol permitem que as mensagens sejam gerenciadas (armazenadas, compartilhadas e excluídas, por exemplo) por meio de um programa instalado no computador, como o Microsoft Outlook ou o Firebird.

O Windows Live Hotmail mostrou-se bastante limitado nesse quesito. Ele não é compatível com nenhuma das tecnologias, servindo apenas como receptor de emails encaminhados pelo protocolo POP. O Yahoo! Mail está um passo à frente do seu concorrente, ofertando a integração com outros aplicativos para o gerenciamento das mensagens.

Mais uma vez, o Gmail tem mais a oferecer ao usuário. O serviço da Google opera com ambos os protocolos, abrindo mais opções de manipulação das mensagens.

Pesquisa

O acúmulo de mensagens ao longo do tempo pode se tornar uma dor de cabeça se o sistema de pesquisa do serviço de email não for efetivo. Uma busca precisa, relevante e veloz pode ser um grande diferencial no dia a dia dos usuários.

Fizemos testes procurando por palavras no corpo de texto da mensagem, por remetente e por assunto. O resultado foi excelente nos três competidores. Todos apresentaram um ótimo desempenho ao recuperar informações em seus respectivos repositórios.

Agenda, Calendário e Tarefas

Os serviços de email deixaram de ser, há muito tempo, apenas caixas de armazenamento para mensagens eletrônicas. Atualmente, eles servem seus usuários com ferramentas que complementam a rotina de trabalho, pessoal ou de entretenimento.

No Gmail, o recurso para a criação de listas de tarefas é facilmente percebida em seu menu principal (localizado logo abaixo da logo). Por padrão, o recurso opera como um popup e conta com funções práticas de organização. Entretanto, se você quiser manter seus compromissos atualizados, é preciso abrir o Google Agenda em outra aba, sem uma integração eficiente.

O mesmo acontece com o Yahoo! Mail, porém, a funcionalidade desconexa é a lista de tarefas (que pode ser criada pela opção “Bloco de Notas”, na barra de ferramentas superior). Tal fato dá a esses serviços uma dinâmica de uso menos prática – o que não nos agradou.

O Windows Live Hotmail foi o melhor concorrente nesse aspecto. O serviço da Microsoft executa uma agenda e calendário integrados à própria caixa de entrada e ao recurso de gerenciamento de tarefas. Assim, você não precisa abrir outra aba no navegador ou deixar o servidor de emails para organizar suas atividades e compromissos.

Personalização

Convenhamos: abrir a caixa de entrada é mais divertido se ela estiver personalizada. O usuário se sente mais familiarizado com o serviço, além de tornar o visual da máquina mais bonito e descolado. Devido à importância dada a essa característica por muitos usuários, colocamos o potencial de adaptação dos competidores em avaliação.

O Yahoo! Mail deixa que o usuário altere as cores que marcam detalhes do serviço, como a barra de ferramentas e os menus de configuração. Todavia, isso é muito pouco perto do que os seus concorrentes apresentam.

Tanto o Gmail como o Windows Live Hotmail disponibilizam uma biblioteca de temas bem diversificados para a reformulação completa do plano de fundo, menus, barras e detalhes do repositório de emails.

É importante ressaltar que a versão Beta do serviço da Yahoo! também oferece esse tipo de personalização. Contudo, lembramos que analisamos apenas as versões estáveis dos serviços.

Formatação do texto

Qual a principal função de um serviço de email? Redigir mensagens. Para tanto, necessitamos de recursos que nos permitam escrever textos com o mínimo de formatação que torne o conteúdo mais organizado, coeso, coerente e, consequentemente, mais inteligível.

Os três envolvidos na análise apresentaram ferramentas de formatação dos textos bem parecidas, incluindo alinhamento, fonte, marcação, numeração, corretor ortográfico e inserção de emoticons. Entretanto, poderia haver maior variedade de fontes, mais mecanismos de marcação e alguma função para inserção de comentários, por exemplo.

Suporte a imagens

Com o aumento do suporte para arquivos anexados pelos serviços de email, as mensagens eletrônicas se tornaram mais um meio para o compartilhamento de imagens. Em relação a esse recurso, o Yahoo! Mail não agradou.

Enquanto esse serviço apenas permite que o internauta salve as figuras, o Windows Live Hotmail e o Gmail oferecem a ferramenta de visualização online e em tamanho real. O produto da Microsoft merece maior destaque por utilizar um mecanismo para a apresentação de slides, inclusive em tela cheia, quando existir mais de uma foto.

Organização de contatos

Se você alguma vez já fez uma troca definitiva de servidor de email, sabe o quanto é penosa a recuperação de todos os seus contatos. Para que o usuário não sofra copiando endereço por endereço da sua lista de contatos, as desenvolvedoras abriram uma pequena brecha entre a concorrência.

Você pode importar seus contatos do Gmail para o Hotmail, assim como do Yahoo! para o Gmail. Nesse sentido, os três competidores apresentaram desempenho satisfatório. O Windows Live Hotmail conta com o diferencial de integrar-se a diversas redes sociais e serviços online, como o Facebook, o MySpace e o LinkedIn, o que possibilita a maior concentração de contatos.

Configurações

O trio avaliado demonstrou que consegue se adaptar, na medida do possível, às necessidades dos usuários. O Gmail representa o serviço mais flexível (maior número de itens configuráveis) e com uma interface mais simples para a manipulação dos recursos. A seção Labs é outro diferencial, oferecendo dezenas de complementos para as funcionalidades do servidor de emails da Google.

Confira abaixo a tabela correspondente a essa primeira etapa de análises:

Segurança

Antivírus

Ao navegar pela internet, estamos constantemente suscetíveis a sofrermos ataques de softwares e pessoas mal-intencionadas. Enviamos alguns tipos de arquivos que podem carregar pragas digitais. Anexamos um documento criado no PowerPoint (PPTX), um arquivo compactado (RAR) e um executável (EXE) para os três serviços analisados.

O Yahoo! Mail e o Gmail fizeram varreduras nos arquivos assim que a mensagem foi aberta. Por sua vez, o Windows Live Hotmail não informou se os anexos foram realmente verificados. Apesar desse ponto negativo, este serviço não exibiu os arquivos, solicitando a liberação do usuário.

Anti spam

Conforme explicitado no artigo “O universo de dados ao redor do mundo”, a grande maioria dos emails que circula na web é spam. Isso pode se tornar muito incômodo caso seu serviço de email não aplique fortes barreiras para esse tipo de mensagem, o que pode trazer danos à máquina e ao sigilo das informações pessoais dos usuários.

Para averiguar se os três concorrentes possuem filtros de segurança qualificados, escolhemos uma mensagem já indicada como spam em um quarto serviço de email e encaminhamos para o trio. Logo de cara, o Gmail identificou a mensagem como potencialmente prejudicial. Todavia, Windows Live Hotmail e Yahoo! Mail aceitaram o spam como mensagem comum.

Em um segundo momento, encaminhamos a mensagem capturada pelo Gmail e a reenviamos para os outros dois serviços. Dessa vez, o Yahoo! Mail barrou o email. Contudo, o Hotmail deixou o spam chegar à caixa de entrada novamente.

Para assegurar o resultado, fizemos o mesmo processo, sendo compartilhado o spam verificado pelo Yahoo! Mail. O serviço da Google teve sucesso novamente, enquanto o produto da Microsoft decepcionou, aceitando a mensagem pela terceira vez. Acompanhe o desempenho de cada competidor na tabela seguinte:


Usabilidade

Velocidade

A forma mais adequada de averiguar a velocidade de um serviço de email é enviando uma mensagem para ele mesmo. Testamos os competidores dessa avaliação disparando três emails com tamanhos diferentes e cronometramos o tempo que cada serviço levou para enviar e receber o conteúdo.

O Gmail foi o serviço que apresentou o gatilho mais rápido da web. Tanto para a mensagem apenas textual como aquelas com arquivos anexados, esse competidor teve as melhores marcas. Os dois concorrentes restantes obtiveram desempenho parecido no email contendo somente um texto.

Entretanto, para as mensagens mais pesadas, o Windows Live Hotmail foi o mais lento, superando um minuto para encaminhar uma foto de aproximadamente 1,5 MB.

Interface

Eis que chegamos a um dos quesitos mais importantes da análise: a interface, característica que tem influência direta na experiência dos usuários nesses serviços de email. Ficamos de olho na aparência, organização dos menus, poluição visual e personalização de cada concorrente.

O Gmail e o Windows Live Hotmail compartilham o troféu de ouro nessa análise. Ambos os serviços apresentam um design com estilo moderno, ferramentas bem organizadas e de fácil acesso, recursos de personalização descolados e pouca publicidade. No caso do Gmail, é possível remover os anúncios que aparecem acima da caixa de emails.

Por sua vez, o Yahoo! Mail ficou bem atrás dos seus rivais. Com uma interface mais apática, visual retrógrado, pouquíssimas oportunidade de personalização e alguns banners enormes, esse serviço não demonstrou uma experiência tão agradável quanto os seus adversários.

Facilidade de uso

Todavia, de nada vale um programa lindo se ele é pouco funcional. Para que um serviço de email seja completo, ele precisa construir uma harmonia entre sua beleza e a facilidade de uso das suas funções.

O Windows Live Hotmail, realmente, nos surpreendeu nesse aspecto. O serviço da Microsoft teve a melhor relação entre uma interface intuitiva e recursos muito práticos. A exibição do painel de leitura dividindo a tela com a caixa de entrada, o filtro de ações acionado apenas sobrepondo o cursor do mouse sobre as mensagens e a apresentação de slides com imagens são apenas algumas das ferramentas que se sobressaíram na análise.

Tendo uma visão mais crítica sobre o Gmail, percebemos que o serviço poderia oferecer alguns detalhes para aperfeiçoar a interação do usuário, como as funções citadas no Hotmail. Mesmo assim, o produto da Google consegue satisfazer as necessidades básicas dos internautas.

Em relação ao Yahoo! Mail, temos pouco a acrescentar. Na avaliação de usabilidade, esse serviço teve um desempenho mediano, praticamente, não oferecendo nada de novo se comparado aos seus adversários.

Estabilidade

Depois de exaustivos testes e análises, pudemos averiguar a estabilidade dos principais serviços de email da internet. Para atribuir a nota, foi levado em consideração: falhas de conexão com os servidores, travamentos inesperados, instabilidade na transmissão de informações, entre outros eventos que afetassem a conectividade do usuário.

Durante as várias horas em que os três serviços permaneceram em uso, apenas algumas situações no carregamento dos contatos e da agenda do Yahoo! Mail foram percebidas como problemas de comunicação entre o navegador e os servidores desse serviço. Nada temos a relatar para o Gmail e o Windows Live Hotmail, levando a notação máxima nessa análise.

Dê uma olhada nas notas atribuídas para a última bateria de avaliações:

No final das contas

Se você quer mandar e receber emails, pode confiar nos três serviços analisados. Todos os concorrentes apresentaram as funções básicas para a comunicação por meio de mensagens eletrônicas.

O Yahoo! Mail teve o pior desempenho geral na avaliação. Apesar de disponibilizar recursos e ferramentas que brigam pelo mercado, o visual pouco flexível, as características que tornam sua utilização menos agradável e alguns detalhes de configuração deixaram a desejar. Vale lembrar que a Yahoo! já lançou a versão Beta para o seu serviço, a qual teve drásticas reformulações em sua interface e forma de interação. Vale a pena conferi-la!

Caso você deseje um produto que alie funções práticas a uma interface que proporcione uma experiência intuitiva ao enviar e receber email, o Windows Live Hotmail é uma alternativa bacana. O serviço da Microsoft obteve resultados acima do esperado e parece estar pronto para encarar o Gmail.

Como terceira hipótese, se seu foco é segurança, velocidade e estabilidade, o Gmail deve ser a escolha mais satisfatória. Nesses quesitos, o produto da Google é, de longe, o competidor com maior potencial – fato que lhe assegurou o título de melhor serviço de email em 2011.

Obviamente, cada usuário tem opiniões, necessidades e exigências diferentes. Portanto, a forma ideal para você escolher um serviço de email é testá-los e verificar aquele que mais adequa-se ao seu perfil de internauta. Se você precisar, nos mande um email. Boas análises!

Mozilla Firefox 5

A Fundação Mozilla acaba de anunciar o Aurora, um canal de atualizações do seu navegador. Mais do que uma mera reformulação no browser, esse recurso serve como uma plataforma para que desenvolvedores, entusiastas e curiosos façam testes e colaborem no aperfeiçoamento do Firefox.

O canal surge para intercalar as versões já existentes Nightly Builds e Beta, acelerando o processo de desenvolvimento do navegador – assim como já acontece com o Google Chrome. Sendo uma versão anterior à Beta, o Aurora pode ser considerado uma versão Alpha do Firefox.

Para tornar a identificação de cada versão mais fácil, a Mozilla criou um logotipo para cada distribuição (confira na imagem abaixo).

Uma logo para cada canal de atualização.

A primeira publicação do Aurora ficou por conta do Firefox 5 – versão que promete ser mais rápida, segura e estável que a antecessora. Lembre-se: esta é uma versão de teste, portanto, não é indicado trocá-la pelo navegador estável que você utiliza!

Interface conhecida

O visual do Mozilla Firefox 5 não é uma surpresa para ninguém. Se você já experimentou a versão 4 do browser, não terá problemas em se adaptar à interface limpa e minimalista. Por padrão, o navegador exibe apenas as funções básicas para a navegação, o que amplia o espaço de visualização do internauta.

Os menus que apresentam as ferramentas e configurações do Firefox continuam nas mesmas posições da versão anterior. Esse fato é positivo, pois, assim, os usuários não ficam perdidos entre botões que desconhecem.

A cara do Aurora.

O botão Aurora

O botão principal do browser permanece localizado no canto superior esquerdo da janela. Por meio desse menu, você tem acesso a todas as funcionalidades do Firefox 5, como o histórico de navegação, os sites marcados como favoritos, o gerenciador de downloads e os complementos instalados.

Nessa mesma seção, o usuário pode explorar as configurações do navegador e adaptá-lo às suas necessidades e exigências. Dessa forma, o botão “Aurora” funciona como o botão Iniciar do Windows.

O botão Aurora e suas funções.

Sincronia perfeita

Atualmente, é comum usarmos mais de um computador em nosso dia a dia. Para facilitar a vida dos usuários, os navegadores começaram a oferecer ferramentas de sincronização de algumas configurações e informações – evitando a utilização de complementos.

Já presente na quarta geração do navegador, o Firefox 5 mantém o mecanismo chamado Sync. Informando um endereço de email e uma senha, o internauta consegue acessar os dados, as senhas e as preferências salvas no navegador de qualquer PC.

Para configurar essa ferramenta, clique em “Aurora” e selecione a opção “Set up Sync”.

Ferramenta de sincronização do navegador.

Visão panorâmica

Um dos recursos inovadores que o Firefox 4 apresentou aos usuários foi o modo Panorama de visualização das abas abertas. Esse mecanismo permite que o internauta veja as abas em um ambiente mais amplo e interativo.

Por meio dessa ferramenta, é possível criar grupos de abas e organizá-las de acordo com a sua necessidade, tornando a navegação ainda mais prática e eficiente. A função pode ser acessada pelo botão “Group your tabs”, disposto no canto superior direito da janela, ou pressionando a combinação de teclas Ctrl + Shift + E.

Visão panorâmica das abas abertas.

Mudando de versão

Uma opção bacana oferecida pelo Aurora é a troca de versão simplificada. A versão de teste do Firefox permite que o usuário retome a versão estável pelo próprio navegador. Isso torna a transição descomplicada e com menos riscos de acarretar uma falha de instalação.

A ferramenta está disponível no menu que exibe as informações do browser. Para acessá-la, clique no botão “Aurora”, posicione o mouse sobre “Help” e selecione a opção “About Aurora” no submenu apresentado.

Na janela seguinte, clique no link “Change”, escolha o canal desejado (entre Aurora, Beta e Release) e pressione o botão “Apply and Update”. Feito isso, basta esperar que o Firefox faça o trabalho pesado!

Função para transição de versão.

Desempenho inicial

Em sua estrutura, a princípio, o Firefox 5 não trouxe grandes evoluções. O navegador manteve o suporte completo para HTML5 e CSS3, além das poderosas tecnologias WebM, WebGL e SVG. Esse conglomerado de recursos oferece maior compatibilidade do browser com conteúdos 3D, imagens dinâmicas e gerenciamento de memória – permitindo a criação de páginas mais interativas e atraentes.

Em relação ao consumo de memória, o Firefox 5 apresentou aumento de exigências da máquina, voltando a ultrapassar os 200 MB – fato que deixou de acontecer na versão 4, conforme descrito na análise desse modelo.

O desempenho inicial não agradou.

Por sua vez, no teste Acid3 (usado para colocar a eficácia dos navegadores à prova), o Aurora manteve o desempenho do seu antecessor, marcando 97/100 pontos. Apesar desse alto valor, o Firefox ainda permanece atrás de alguns concorrentes, como o Opera e o Chrome, que já atingiram os 100 pontos completos!

Apple iPhone - Cell Mobile Phone