Cometa Halley: o ápice da visibilidade dos detritos será na noite de quinta,
entre uma hora e quatro horas da manhã
São Paulo – Os observadores do céu no Hemisfério Sul terão vista privilegiada para uma chuva de meteoros na madrugada desta quinta-feira (5), comunicou a NASA.
Segundo a agência espacial americana, poderão ser visualizados até 60 meteoros por hora, a olhos nu. A Terra estará atravessando a nuvem de partículas do Halley até o dia 12 de maio, mas as madrugadas desta quinta e a de sexta serão de maior visibilidade, com ápice na noite de hoje entre uma hora e quatro horas da manhã.O fenômeno é provocado pelos detritos do cometa mais famoso do universo – o Halley, que apesar de só se tornar inteiramente visível da Terra daqui há 51 anos, nos deixa um rastro de corpos cadentes sempre que passa anualmente pela atmosfera do planeta.
A chuva de meteoros dupla anual tem até nome para cada ocasião: a de maio é a Eta Aquarida, e a de outubro, a Orionídea. A Aquarida recebe este nome porque o radiante - ou a direção da origem - dos meteoros parece vir da constelação de Aquário. Para não perdê-la de vista, o conselho da NASA é permanecer voltado para o leste e olhar para cima em um ângulo de cerca de 30 graus.
O Halley em uma peça só será visível na Terra apenas no ano de 2061.