O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Veja chuva de meteoros a olho nu na madrugada

Cometa Halley

Cometa Halley: o ápice da visibilidade dos detritos será na noite de quinta,

entre uma hora e quatro horas da manhã

São Paulo – Os observadores do céu no Hemisfério Sul terão vista privilegiada para uma chuva de meteoros na madrugada desta quinta-feira (5), comunicou a NASA.

Segundo a agência espacial americana, poderão ser visualizados até 60 meteoros por hora, a olhos nu. A Terra estará atravessando a nuvem de partículas do Halley até o dia 12 de maio, mas as madrugadas desta quinta e a de sexta serão de maior visibilidade, com ápice na noite de hoje entre uma hora e quatro horas da manhã.O fenômeno é provocado pelos detritos do cometa mais famoso do universo – o Halley, que apesar de só se tornar inteiramente visível da Terra daqui há 51 anos, nos deixa um rastro de corpos cadentes sempre que passa anualmente pela atmosfera do planeta.

A chuva de meteoros dupla anual tem até nome para cada ocasião: a de maio é a Eta Aquarida, e a de outubro, a Orionídea. A Aquarida recebe este nome porque o radiante - ou a direção da origem - dos meteoros parece vir da constelação de Aquário. Para não perdê-la de vista, o conselho da NASA é permanecer voltado para o leste e olhar para cima em um ângulo de cerca de 30 graus.

O Halley em uma peça só será visível na Terra apenas no ano de 2061.

0 comentários:

Postar um comentário

Apple iPhone - Cell Mobile Phone