O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Como transformar o Windows em Lion

Ampliar

No início deste mês, Steve Jobs apresentou a nova versão do sistema operacional da Apple, o Mac OS X Lion. A novidade da Maçã, revelada durante o WWDC 2011, promete oferecer 250 novos recursos, com destaque para o aprimoramento da aplicação de gestos multitouch, a ferramenta de visualização de aplicativos em tela cheia e o controle de versões do conteúdo armazenado.

Como de costume, o sistema da Apple não perdeu sua beleza e charme – mesmo sem apresentar grandes reformulações em sua interface. Se você é um dos muitos usuários que considera o Mac OS como a plataforma mais atraente, saiba que é possível ter a aparência desse SO no seu computador com Windows.

Acompanhe este guia preparado pelo Tecmundo e descubra como transformar seu PC no Lion.

Pré-requisitos

Com a cara do leão

Os procedimentos descritos neste artigo promovem drásticas mudanças na interface do Windows. Para que isso possa ser feito, é preciso que alguns arquivos do sistema sejam alterados. Portanto, é indicado que você crie um ponto de restauração do SO, para que em caso de problemas seja possível reestabelecer o funcionamento da máquina.

Não sabe como fazer isso? Clique aqui para aprender como proceder. Com as devidas precauções tomadas, você já pode começar a transformação do seu computador.

Interface renovada

Vamos iniciar a personalização do Windows alterando seu tema, fato que dará ao sistema uma interface mais descolada e prática. Como de praxe, ao realizar a instalação de um tema não oficial, é preciso liberar o acesso aos arquivos de configuração do SO. Para isso, você deve utilizar o Universal Theme Patcher. Leia o artigo “Dicas do Windows 7: como modificar o uxtheme.dll para instalar qualquer tema” caso não saiba utilizar esse programa.

Liberadas as devidas permissões, chegou a hora de utilizar o Lion Skin Pack. Após descompactar o pacote baixado, rode o arquivo EXE extraído. Na janela aberta, clique em “Next”, selecione a caixa “I accept the terms in the Licence Agreement” (1), pressione “Next” novamente e em “Install” (2) para instalar o tema.

Duas mensagens solicitando a implementação de ferramentas adicionais devem ser exibidas. Clique em “Sim” para ambas e aguarde o término do processo, o qual pode levar alguns minutos. Reinicie o computador para validar as alterações.

Personalizando o plano de fundo

O próximo passo da personalização é trocar o plano de fundo com o Mac OS X Lion DP4 Wallpapers. Antes de tudo, descompacte o arquivo baixado referente a esse aplicativo na pasta que melhor lhe convir. Em seguida, selecione a imagem desejada, clique com o botão direito do mouse sobre ela e clique em “Definir como plano de fundo da área de trabalho” (3), no submenu apresentado.

Ampliar

Caso deseje configurar o wallpaper, acesse o menu de customização no Painel de Controle. A forma mais fácil de abrir essa janela é clicar com o botão direito do mouse em qualquer ponto da Área de trabalho e, no submenu exibido, selecione a opção “Personalização”.

Imagens de Usuário

Chegou a hora de alterarmos a imagem do Usuário do Windows (aquela figura que aparece na tela de logon e no Menu Iniciar). O Mac Os X 10.7 User Pictures é um pacote de ícones ideal para tal finalidade. Assim como nos outros aplicativos usados até aqui, a primeira ação a ser realizada é descompactar o arquivo baixado. O próximo passo é reunir todas as imagens em um único diretório.

Feito isso, use o PhotoScape para converter as figuras para a extensão BMP. Abra o editor e acesse a aba “Editor em lotes”. Na área de navegação no canto superior esquerdo da janela, encontre a pasta na qual você extraiu e reuniu os ícones. Selecione todos, arraste-os e solte-os sobre a inscrição “Solte sua foto aqui” (4) e pressione o botão “Converter Todos” (5).

Ampliar

Na janela exibida, clique na opção “Formato original”, selecione o formato “BMP” (6) e clique em “Salvar” (7). Ao realizar essa ação, uma nova pasta denominada “Output” com as imagens convertidas deve ser criada dentro do diretório original. Copie esses arquivos e cole-os no diretório C:\ProgramData\Microsoft\User Account Pictures\Default Pictures.

Ampliar

Para alterar a imagem do Usuário, pressione o botão Iniciar, selecione o Painel de Controle, acesse a opção “Contas de Usuário e Segurança Familiar” e clique no link “Alterar a imagem da conta” (8). Na listagem apresentada, escolha o ícone desejado e pressione “Alterar imagem” (9).

Ampliar

Ampliar

Em caso de dúvidas (qual o procedimento para visualizar as pastas ocultas, por exemplo), consulte o artigo “Dicas do Windows 7: como alterar as imagens de usuário”.

Ícones para todos os recursos

Ao instalar o Lion Skin Pack, os ícones do sistema são alterados. Entretanto, se você não gostou de alguma imagem aplicada, o Mac OS X Lion DP4 Icon Pack é uma alternativa para a personalização dessas miniaturas.

Infelizmente, esse pacote de ícones não possui um instalador. Isso significa que a alteração dos ícones deve ser feita manualmente. Para elucidar o procedimento, digamos que você queira mudar a miniatura do Firefox. Dentro do Menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o navegador e selecione a opção “Propriedades”.

Na janela apresentada, pressione o botão “Alterar Ícone” (10), clique em “Procurar” (11) e encontre os ícones extraídos referentes ao Mac OS X Lion DP4 Icon Pack. Após selecionar a imagem desejada, pressione “OK” (12) para finalizar o procedimento.

Siga essas mesmas instruções para qualquer recurso do sistema operacional ou programa. Caso encontre alguma dificuldade para mudar os ícones, confira o artigo “Alterando os ícones em seu Windows”.

Nokia N9 aposta no controle simples de gestos para substituir botões

A Nokia anunciou o N9, “feito para pessoas que apreciam uma impressionante mistura entre design e as mais recentes tecnologias para smartphones”, como ressalta o comunicado oficial. O aparelho é caracterizado pelo design ao mesmo tempo simplista e moderno em uma única peça de policarbonato ligeiramente curvado.

O novo Nokia tem três focos principais: o uso de aplicativos, redes sociais e a alternância simplificada entre diferentes atividades. Para isso, a aposta é o Swipe, recurso com o qual basta arrastar a tela com o dedo para alternar entre essas três áreas.

“Com o Nokia N9, queríamos desenvolver uma melhor maneira de usar um celular. Para isso, inovamos no design de hardware e software juntos. Reinventamos a tecla ‘Home’ com um simples gesto na tela”, afirmou Marko Ahtisaari, líder de Desenvolvimento da Nokia.

Fonte da Imagem: divulgação/Nokia


Principais caraterísticas

  • Corpo composto de peça única em policarbonato;
  • Tela AMOLED de 3.9’’ com resolução de 854x480 e resistente a riscos;
  • Sistema MeeGo;
  • Navegador baseado no WebKit2 com suporte para HTML5;
  • Processador ARM Cortex OMAP3630 de 1 GHz;
  • GPU PowerVR SGX530;
  • Câmera de 8 MP com qualidade HD;
  • Tecnologias Dolby Digital Plus e Dolby Headphone;
  • GPS nativo e gratuito;
  • Tecnologia NFC.

A tela é do tipo AMOLED de 3.9’’ com resolução de 854x480 e resistente a riscos. Ele não tem teclado físico e há botões apenas para volume e fotos. O sistema é o MeeGo 1.2 Harmattan e o navegador é baseado no WebKit 2 com vasto suporte para HTML5. O processador é OMAP3630 de 1 GHz e a memória RAM é de 1 GB, enquanto uma PowerVR SGX530 se encarrega do processamento gráfico.

A câmera é de 8 MP, com qualidade HD para captura de vídeo e grande abertura da lente para conseguir boas fotos, mesmo em condições de luz baixa. É, segundo a Nokia, “um dos melhores celulares com câmera já produzidos”.

Fonte da Imagem: divulgação/Nokia

O N9 é o primeiro smartphone do mundo com Dolby Digital Plus e tecnologia de processamento Dolby Headphone para áudio com experiência surround em qualquer tipo de fone.

O N9 também tem mapas com navegação curva orientada por voz. O aplicativo é gratuito e nativo. De acordo com a Nokia, o policarbonato possibilita melhor recepção, maior qualidade de voz e menos ligações perdidas.

O novo Nokia conta com Near Field Communication (NFC) que possibilita o compartilhamento de imagens e vídeos apenas aproximando dois aparelhos. É possível também utilizar os falantes sem fio Nokia Play 360° via Bluetooth.

Fonte da Imagem: divulgação/Nokia

A duração da bateria varia em média de 7 a 11 horas. Considerando apenas a reprodução de músicas, pode chegar a 50 horas, enquanto que a reprodução de vídeos é possível por pouco mais de 4 horas.

O N9 terá três cores: preto, ciano e magenta. As opções de armazenamento são de 16 GB e 64 GB. Segundo o anúncio da Nokia, a previsão é de que ele chegue às lojas ainda este ano, mas sem detalhes sobre preços e países onde será possível adquiri-lo.

Skype 5.5 Beta

O Skype ganhou milhões de adeptos ao redor do mundo quando trouxe a possibilidade real da economia na conta de telefone para os usuários. O MSN Messenger, quando surgiu, não permitia algumas ações nas conferências sonoras, como conversa em grupo, velocidade na transmissão e qualidade no áudio.

Novo login do Skype

Nessa mesma época, surgiam os sistemas de VoIP, os quais davam possibilidades para que os assinantes fizessem ligações de longa distância a preços módicos. Mas, assim mesmo, os sistemas ainda eram mais caros do que a conexão entre dois computadores que possuíssem o Skype instalado.

Ao mesmo tempo em que foi ganhando usuários, a equipe de desenvolvimento do Skype passou a criar atualizações e adicionar funcionalidades ao software. Com isso, o que era apenas uma ferramenta de chamadas "telefônicas" passou a contar com mecanismos de videoconferência, integração com as redes sociais e muito mais.

Chat do Facebook

A integração com o Facebook, que já trazia novidades na versão Beta anterior, está ainda melhor nessa última atualização. Agora você pode acessar o chat da rede social diretamente pelo Skype, facilitando ainda mais o contato com os amigos.

Chat do Facebook

Na lateral esquerda da tela, além da lista de contatos do mensageiro e das conversas recentes você visualiza ainda a logo do Facebook, com todos os amigos listados. Quando um deles entrar no site do serviço, você já recebe uma mensagem do status online, assim como acontece com os amigos que fazem o login na conta do Skype.

Dessa forma, não é mais preciso acessar a página da rede social para conversar com os melhores amigos, já que eles estarão a um clique de distância, dentro do seu VoIP. Além disso, a integração ficou ainda melhor, já que a nova aba combina perfeitamente com o que já existia por ali.

Emoticons também no chat do Facebook

Eu curti!

Outra novidade na integração dos serviços está nas atualizações da rede social. Além de visualizar os Feeds publicados pelos amigos, você pode “curtir” por meio do Skype as postagens mais legais.

Para isso, basta clicar no ícone de coração, localizado logo abaixo da postagem dos seus amigos. Ao lado do botão “curtir” você possui também um pequeno ícone de balão, que permite a publicação de comentários sobre aquela postagem da sua rede social.

Curta e comente direto pelo Skype

Apesar de não permitir a visualização de dados do perfil, fotos e interação com os aplicativos, o Skype permite o acesso a diversas funções que só podiam ser editadas através do próprio site da rede social. Isso facilita bastante a vida dos usuários, que agora contam com a “Deeper integration” (integração profunda), em vez de apenas visualizar o conteúdo, sem maiores interações.

Outras melhorias

Além das novidades para o Facebook, a atualização do Skype ainda trouxe modificações para a barra de ferramentas que controlam novas ligações (com ícones mais descolados e redesenhados), melhorias na hora de salvar um número de telefone na seção de ligações e novidades nas chamadas em espera, facilitando a visualização de todo o conteúdo.

Novos ícones e melhorias nas chamadas

Converse com um grupo de 10 pessoas

A versão Beta do Skype 5 ganhou também a expansão do número máximo de usuários por conferência de vídeo: agora o limite é de dez participantes! Porém, essa função permanecerá gratuita somente enquanto a versão final não for liberada.

A qualidade dessas chamadas por vídeo dependem do usuário com a pior conexão, ou seja, mesmo que você tenha uma conexão de 100 Mbps, se um dos membros da conferência tiver uma de 1 Mbps, a qualidade será equivalente à dele. Contudo, seu computador precisa encontrar requisitos mínimos para poder participar delas: processador Intel Core2Duo ou melhor e internet banda larga superior a 1 Mbps.

Nessa versão passou a ser possível o envio de mensagens enquanto seu status está como offline e, além disso, foi inserida uma ferramenta que avisa o usuário quando ocorrer problemas de conexão durante chamadas de telefone.

Imagem de reprodução

Cada vez melhor

Além de permitir a ligação entre duas contas Skype por voz, imagem e também por chat de texto, hoje o Skype também possibilita que usuários comprem créditos e carreguem suas contas para que possam efetuar ligações para telefones, não apenas para outros computadores, o que garantiu a penetração do Skype no segmento antes dominado por empresas de telefonia.

Desde 2003, quando o programa foi lançado oficialmente, passaram-se sete anos e muita coisa mudou para melhor. E para aqueles que achavam que o Skype sempre esteve correndo atrás do Windows Live Messenger, agora surge uma novidade que fará com que não pensem mais isso, trata-se da videoconferência em grupo.

Interface do programa

Videoconferência em grupo

As conversas em grupo já são possíveis há muito tempo no Skype. Para criar um chat em grupo, basta clicar sobre os nomes dos contatos com a tecla “Control” pressionada e todos passam a fazer parte de uma mesma aba de conversação no programa. Para transformar o chat em um chat com áudio, é necessário clicar sobre “Ligar para o Grupo”.

Agora o mesmo recurso para conversas com vários usuários também está disponível para videoconferência em grupo. Você pode se conectar com até 4 outros usuários (totalizando 10 usuários em um chat) que possuam o Skype 5 Beta instalado no computador.

Mudanças nas conferências por vídeo

Primeira imagem: Skype 4.2 Final / Segunda imagem: Skype 5 Beta

A versão 5 Beta ainda trouxe algumas mudanças nas abas de conversação por vídeo. O plano de fundo que antes possuía apenas um cinza escuro sólido, agora apresenta cores em degradê do preto para o azul (cor que dá a identidade do Skype). Além disso, os botões ganharam um toque a mais de beleza, perdendo aquele visual denso de outrora.

Mas as novidades relacionadas ao vídeo não param por aí. O sistema de captura de imagens foi melhorado, possibilitando a criação de galerias de imagem de cada conferência realizada. Essas galerias permitem até mesmo que sejam tiradas várias fotos em sequência e visualizadas na própria interface do Skype.

Galeria de imagens do Skype

Versão Beta

Ainda em versão Beta, o Skype 5 pode apresentar alguns problemas durante a utilização. Após cada chamada, o programa irá pedir um feedback, ou seja, que você envie suas impressões acerca do funcionamento do Skype.

Mozilla Firefox Download

Não é fácil conquistar um grande número de usuários fiéis como a Mozilla cativou com o navegador Mozilla Firefox. Lançado para o público em 2004, rapidamente o browser se tornou uma das principais alternativas na web, ganhando espaço e se tornando o segundo colocado absoluto na preferência do público.

Ao longo de suas diversas versões, o navegador passou por várias mudanças. Num mercado acirrado como o dos browsers, as inovações têm lugar a cada nova atualização e as versões finais, muitas vezes, ditam tendências e acrescentam muitos conceitos que, posteriormente, serão seguidos pela concorrência.

Versão 5.0

Nessa versão, além das correções necessárias de programação, disponibiliza novidades e ferramentas aperfeiçoadas para o usuário, resultando em uma interface mais limpa e velocidade de navegação ainda mais rápida.

Essa versão apresenta poucas diferenças com relação a anterior. Especialmente o visual, mantendo os padrões anteriores. O grande destaque está na maior velocidade durante a renderização de páginas. Com isso, o suporte para os padrões HTML5, XHR, MathML, SMIL e canvas aumentou de maneira significativa. Também houve alguns ajustes no WebGL.

Agora, o navegador também oferece pré-visualização para documentos em PDF, algo que ainda não estava presente em sua lista de recursos. O sistema de correção ortográfica do Firefox também foi aprimorado. Da mesma forma, as novidades estão presentes para quem gosta de privacidade. A nova versão do Firefox oferece melhorias adicionais no recurso “Do-Not-Track (para navegação privativa).

O Baixaki analisou cada detalhe da nova versão do browser da Mozilla Foundation, levando em consideração todas as suas novidades. Será que desta vez o navegador da raposa de fogo vai conquistar de uma vez por todas um lugar na sua Área de Trabalho?

Visual limpo e renovado

Para quem já havia testado as versões RC1 e RC2, o novo visual pode não ser nenhuma surpresa. Contudo, se comparado à versão 3.6 as mudanças são significativas. O Mozilla Firefox está mais limpo e minimalista, exibindo por padrão apenas as informações e funções estritamente necessárias à navegação.

Botão Firefox

Visual do Mozilla Firefox 4.0

No canto superior esquerdo, o navegador ganha o botão Firefox. A partir dele é aberto um menu de contexto com acesso a diversas funções que, anteriormente, se apresentavam em na barra de ferramentas. Opções como “Nova aba” (também disponível pelo atalho Ctrl+T), “Nova janela” e “Abrir arquivo” podem ser encontradas neste menu.

Acesso à lista de sites “Favoritos”, “Histórico” de navegação, gerenciador de “Downloads” e “Complementos” não mais ficam disponíveis a simples clique, mas todos estão organizados dentro do menu Firefox, uma espécie de “Iniciar” dentro do navegador.

Abas de aplicativos

Opções complementares ocultas no menu

Uma das funções mais interessantes criadas pelo Firefox foi a introdução de complementos e add-ons para o navegador, característica que hoje parece indispensável para muitos usuários em qualquer browser que seja.

Aperfeiçoado, o acesso aos complementos agora é feito em uma nova aba. Para acessá-lo basta ir ao menu Firefox > Complementos ou ainda digitar o comando “about:addons” na barra de endereços do navegador. O procedimento de instalação é o mesmo, mas a partir de agora não é mais necessário reiniciar o browser para que uma extensão entre em funcionamento.

Permaneça em sincronia

Sincronia com facilidade

Para quem utiliza mais de um computador, manter o histórico de navegação, bem como as URLs favoritas acessíveis a partir de qualquer de lugar, até então era uma tarefa que requeria o uso de uma extensão ou de serviços complementares, como uma conta de usuário da Google.

A partir de agora, a opção Sync passa a ser nativa do navegador. Ou seja, basta acessá-la no menu “Firefox” e selecionar “Configurar Sync”. A partir de um endereço de email e uma senha, todas as suas informações salvas podem ser acessadas em qualquer computador. A sincronia vale ainda para preferências e e senhas.

Melhoria no uso de memória

Uso de memória do Firefox 4

A redução da carga no uso de memória RAM durante os processos sempre foi um dos pontos que pesaram negativamente contra o browser. Afinal, muitos usuários relatavam processos maiores do que 200 MB apenas para abertura de uma aba ou janela.

Graças às novas tecnologias de aceleração de hardware, mesmo com muitas abas abertas e requerendo a execução de conteúdos em Flash e JavaScript, o Firefox manteve em nossos testes uma média de uso de memória entre 140 e 150 MB, o que demonstra um claro avanço no gerenciamento de recursos.

WebM, HTML5, CSS3, SVG, WebGL...

Antigamente, bastava o nome de um plugin para identificar todas aquelas tecnologias compatíveis com o navegador. Hoje, é preciso ficar atento ao suporte disponível para diversas linhas de programação. A ausência de uma delas pode significar a morte prematura de um browser antes mesmo do seu lançamento.

Nesse quesito, o Mozilla Firefox está em dia com as últimas novidades. Além do suporte completo para HTML5, que proporciona recursos mais dinâmicos para a criação de páginas, e CSS3, que define folhas de estilo com mais transições e efeitos na web, há compatibilidade com SVG e WebM.

Agora, o Firefox também oferece suporte para animações (e transições) em CSS. Isso pode auxiliar muito na hora de carregar esse tipo de arquivo de estilo, coisa que antes poderia simplesmente não funcionar ou, em casos mais extremos, até mesmo causar o travamento do navegador.

Já a SVG é uma tecnologia para definição de componentes gráficos vetoriais, aperfeiçoando o uso de imagens dinâmicas na rede. Por fim, o codec WebM funciona em parceria com o HTML, proporcionando taxas maiores de compressão em vídeos de alta qualidade.

Para que possa exibir gráficos em 3D com melhor qualidade e velocidade, o Firefox aprimorou os recursos de WebGL. A tecnologia trabalha em parceria com o HTML5 e conta com gerenciamento automático de memória.

Aceleração gráfica

Abas organizadas no Firefox

Para melhorar o carregamento das páginas, algumas operações de processamento passam a ser feitas com auxílio da placa gráfica. Isso acontece graças à interface Direct2D, disponível nas versões mais recentes do Windows.

O recurso é desativado na configuração padrão do programa, para evitar gastos maiores com energia elétrica, principalmente para usuários que utilizam o navegador em notebooks e não podem descuidar da carga de bateria.

Compatibilidade com multitouch

Muitos do tablets que chegam ao mercado virão com o Windows 7 como sistema operacional. Para eles, o Firefox 5.0 passa a contar com suporte para as versões multitouch, trazendo funções adicionais para o navegador.

Opções como cortes, redimensionamento de elementos, ajuste de zoom, giro de itens e empilhamento de imagens agora podem ser comandadas utilizando apenas a ponta dos dedos, um avanço necessário para a nova geração touchscreen de portáteis.

Panorama

Função Panorama

Há algum tempo, o Baixaki publicou o aplicativo Tab Candy, uma espécie de versão primária do Mozilla Firefox 5 que apresentava um embrião do que agora passa a ser chamado de “Panorama”.

Ao lado do sinal de adição para abrir uma nova aba, basta clicar sobre uma pequena flecha indicativa para ter acesso a outro submenu. Selecione “Grupos de abas” para exibir em forma de miniatura todas as abas abertas. Além disso, é possível organizá-las em grupos específicos, criando seleções específicas.

As abas funcionando em segundo plano também passaram por um processo de aprimoramento. Com isso, ao voltar para uma guia que não estivesse temporariamente em uso, você tem um desempenho consideravelmente melhor por parte dela ao acessar o conteúdo.

Acid3 Test

Resultado no teste Acid 3

Um dos testes mais comuns utilizados para comprovar a eficácia de um navegador é o Acid3 Test. No início do ano, o Baixaki realizou testes com os principais browsers do mercado e, na ocasião, o Firefox obteve como resultado 94/100 pontos.

No novo teste que realizamos, a versão 5.0 do navegador atingiu a marca de 97/100 pontos. Vale lembrar que Safari, Chrome e Opera, já haviam alcançado a marca de 100 pontos. O Internet Explorer 9 obteve 95 no mesmo teste.

Apple iPhone - Cell Mobile Phone