O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

sábado, 25 de junho de 2011

Teste se seu Navegador suporta HTML 5

Navegando pela Internet descobri o site The HTML5 test, um site que avalia seu navegador e dá uma nota para ele (entre 0 e 300). Além disso, mostra com detalhes todos os resultados dos testes.

html5 testVale a pena conferir!

É interessante se você baixou aquele navegador novo que promete tanto inovar a respeito e você está meio em dúvidas. O teste lhe mostrará todos os recursos disponíveis em seu navegador (que ele suporta), tanto de mídias (música, vídeo e foto) quanto vetores.

Navegadores Atualizados

Opera 11.50 Build 1065 Beta

Opera 11.50

Build 1065 Beta

Com a concorrência lançando versões novas recentemente, (a prévia do Internet Explorer 10, o Mozilla Firefox 4 e o Google Chrome Canary), faltava apenas o Opera disponibilizar seu próximo navegador. A nova versão (nomeada Swordfish) apresenta melhorias no famoso Speed Dial e alguns recursos para desenvolvedores, além das novidades já presentes na primeiras releases de teste.

Para facilitar ainda mais o manuseio das versões de teste, a empresa lançou o Opera Next, um canal de navegação alternativo que é atualizado automaticamente cada vez que um novo modelo prévio é lançado. Além disso, ele é instalado separadamente, impedindo que a versão estável e a em testes entrem em conflito.

Vale lembrar que esta não é a versão final do navegador e, embora seja mais estável do que a anterior (a Barracuda), ela ainda pode apresentar erros e problemas ao longo do uso. Dessa maneira, é aconselhável que o usuário não o utilize como o browser padrão para navegação nem acesse sites de banco ou compras com ele, por exemplo.

A página inicial do Opera Next.

O que mudou?

A novidade que mais afeta o usuário é a reformulação do Speed Dial, funcionalidade mais famosa do navegador, que agora está mais flexível e permite que o usuário adicione quantas miniaturas de páginas desejar além de páginas da internet, como previsão do tempo, atualizações do Twitter e um feed de notícias, por exemplo.

O tamanho delas também pode ser alterado através do zoom da página, sem afetar a navegação em outros sites. Os desenvolvedores podem também acessar a documentação do browser, disponibilizada pela Opera Software. Dessa forma, é possível personalizar ainda mais as miniaturas.

O Speed Dial é uma das grandes estrelas.

Além das melhorias no Speed Dial, outras funcionalidades foram adicionadas, como o suporte ao novo formato de imagens do Google, o WebP, e ao CSS3. A instalação dos plugins ficou ainda mais rápida e simplificada.

O navegador em si

Extensões com atualização automática, empilhamento de abas e um sistema que aumenta a proteção em sites com conteúdo seguro são apenas algumas das funcionalidades que serão passadas da versão mais atual para o futuro Opera 12.

Maior velocidade na execução de aplicativos e páginas JavaScript e a possibilidade de abrir páginas com os novos padrões WebM e HTML5 também são duas características importantes que continuam presentes no browser, mesmo na versão de teste.

Empilhando abas e navegação por gestos

A possibilidade de agrupar diversas abas parece ter agradado aos usuários. Não há como negar que é a opção quase perfeita para quem trabalha com diversas guias abertas ao mesmo tempo. Para não decepcionar seus usuários, a empresa desenvolvedora do Opera decidiu por manter a funcionalidade.

Navegação por gestos

Outra facilidade que se faz presente nesta versão é a navegação por gestos com o mouse. Para quem ainda não conhece, trata-se de uma lista de gestos que você faz com o mouse, os quais ativam funções e realizam algumas ações no navegador, como avançar uma página, atualizar o site ou fechar uma aba.

A versão Alpha

O Opera 11.50 permite que você implemente do WOFF (Web Open Font Format), um novo formato de fontes para ser utilizado em páginas da internet. Outra novidade fica por conta dos protocolos de segurança TLS 1.1 e 1.2, que agora vêm desabilitados por padrão no navegador.

A opção Cookie2 também foi modificada para ficar inativa nas configurações iniciais do Opera 11.10, mas os usuários podem habilitá-la a qualquer momento, se assim desejarem.

Falando em segurança, o browser da Opera ganhou um mecanismo que se certifica a respeito da veracidade dos encaminhamentos de endereços HTTP para os HTTPS. Ou seja, caso um link redirecione você para um site cujo endereço comece por HTTPS, o próprio navegador irá verificar se a página é segura e legítima antes de permitir seu acesso a ela.

O novo Opera chegou à sua versão Beta sem muito alarde. Sob o codinome “Barracuda”, o navegador apresentou melhorias no famoso Speed Dial e alguns recursos para desenvolvedores, além das novidades já presentes na primeira release de teste.

O uso de uma senha mestra para os certificados de clientes também foi eliminado na nova versão do Opera. Por enquanto, as novidades são internas ao navegador, ou seja, o usuário não as vê de fato, apenas sabe que aconteceram.

Vale lembrar que esta não é a versão final do navegador e, embora seja mais estável do que a Alpha, pode apresentar diversos erros e problemas ao longo do uso. Dessa maneira, é aconselhável que o usuário não o utilize como o browser padrão para navegação nem acesse sites de banco ou compras com ele.

Internet Explorer 10 Platform Preview 1

Internet Explorer 10

Platform Preview 1

Como navegador mais conhecido e usado no mundo, o Internet Explorer chega à décima versão com novidades interessantes. Apesar de ainda não ser possível utilizá-lo para visitar seus sites favoritos, este lançamento serve para mostrar ao público de desenvolvedores o funcionamento do novo browser.

Entretanto, o principal destaque do Internet Explorer 10 não é uma mudança no código do navegador, pelo contrário, é uma mudança em seu roadmap – isto é, uma reorganização nas metas do projeto. Dessa forma, versões Beta devem ser lançadas com uma frequência muito maior, diminuindo o tempo para o lançamento de sua versão final (diferente do IE9, que demorou um ano para isso).

FishBowl

Aceleração gráfica melhorada

Assim como nos Platform Preview do IE9, a página inicial deste consiste em uma listagem de testes para o desenvolvedor comprovar as melhorias conquistadas pelo navegador. No total, há nove testes novos, separados por categorias (velocidade, demonstração de HTML5 e de gráficos).

Diferentemente dos testes de velocidade, os demais servem para exibir como funções específicas, de HTML5, CSS3 e outros padrões, estão funcionando no navegador – por exemplo, são exibidos formulários com opções de configuração e páginas reestruturáveis.

Além disso, o famoso teste FishTank mudou de nome e virou Fishbowl, porém sua função continua a mesma: exibir um aquário cheio de peixes. A diferença, no entanto, está na possibilidade de alterar os elementos de exibição na tela (como água, vidro, reflexo de luz e sombra no aquário) para alterar e testar a taxa de quadros por segundo (FPS).


Mozilla Firefox 5.0 Beta 6

Mozilla Firefox 5.0

Beta 6

Ao que parece, a Fundação Mozilla está empenhada em cumprir os prazos de lançamentos estipulados para as novas versões do Firefox. Após pouco tempo de liberação da versão Aurora, a mais recente novidade da empresa foi o anúncio do Firefox 5 Beta, ou seja, um passo para o lançamento oficial da quinta geração do browser.

O Baixaki não perdeu tempo e oferece aos seus leitores a oportunidade de experimentar o que a Mozilla está preparando para o seu navegador. Confira o que a versão de teste do Firefox 5 tem para que sua experiência de navegação seja aprimorada.

Lembre-se: esta é uma versão de teste, portanto, não é indicado trocá-la pelo navegador estável que você utiliza!

Conheça o Firefox 5 Beta!

Como atualizar a versão de teste

Ao pressionar o botão “Clique para Baixar”, você baixará o arquivo de instalação da versão Aurora – antecessora à Beta. Instale o aplicativo normalmente. Após o término desse processo, você deve utilizar o recurso de atualização do próprio navegador.

Clique no botão Aurora, posicione o mouse sobre a opção “Help” e selecione o item “About Aurora”. Confira o procedimento na figura abaixo. Em seguida, na janela de informações do browser exibida, clique no link “Change”.

Siga as instruções.

Ao realizar essa ação, deve aparecer uma opção de listagem contendo a inscrição “Aurora”. Clique na flecha inferior, selecione a alternativa “Beta” e pressione o botão “Apply and Update”, conforme ilustra a imagem abaixo.

Use o mecanismo de atualização do browser.

Aguarde o download e a instalação do Firefox 5 Beta. Para finalizar a atualização é preciso reiniciar o browser. Feito isso, você está pronto para usufruir das ferramentas e recursos da versão de teste da quinta geração do navegador da Fundação Mozilla.

Interface conhecida

O visual do Mozilla Firefox 5 Beta não é uma surpresa para ninguém. Se você já experimentou a versão 4 do browser, não terá problemas em se adaptar à interface limpa e minimalista. Por padrão, o navegador exibe apenas as funções básicas para a navegação, o que amplia o espaço de visualização do internauta.

Os menus que apresentam as ferramentas e configurações do Firefox continuam nas mesmas posições da versão anterior. Esse fato é positivo, pois, assim, os usuários não ficam perdidos entre botões que desconhecem.

A um passo do lançamento oficial!

O botão Firefox

O botão principal do browser permanece localizado no canto superior esquerdo da janela. Por meio desse menu, você tem acesso a todas as funcionalidades do Firefox 5 Beta, como o histórico de navegação, os sites marcados como favoritos, o gerenciador de downloads e os complementos instalados.

Nessa mesma seção, o usuário pode explorar as configurações do navegador e adaptá-lo às suas necessidades e exigências. Dessa forma, o botão “Firefox” funciona como o botão Iniciar do Windows.

O botão Firefox.

Sincronia perfeita

Atualmente, é comum usarmos mais de um computador em nosso dia a dia. Para facilitar a vida dos usuários, os navegadores começaram a oferecer ferramentas de sincronização de algumas configurações e informações – evitando a utilização de complementos.

Já presente na quarta geração do navegador, o Firefox 5 Beta mantém o mecanismo chamado Sync. Informando um endereço de email e uma senha, o internauta consegue acessar os dados, as senhas e as preferências salvas no navegador de qualquer PC.

Para configurar essa ferramenta, clique em “Firefox” e selecione a opção “Set up Sync”.

Ferramenta de sincronização do navegador.

Visão panorâmica

Um dos recursos inovadores que o Firefox 4 apresentou aos usuários foi o modo Panorama de visualização das abas abertas. Esse mecanismo permite que o internauta veja as abas em um ambiente mais amplo e interativo.

Por meio dessa ferramenta, é possível criar grupos de abas e organizá-las de acordo com a sua necessidade, tornando a navegação ainda mais prática e eficiente. A função pode ser acessada pelo botão “Group your tabs”, disposto no canto superior direito da janela, ou pressionando a combinação de teclas Ctrl + Shift + E.

Visão panorâmica do navegador.

Mudando de versão

Uma opção bacana oferecida pelo Mozilla Firefox 5 Beta é a troca de versão simplificada. A versão de teste do Firefox permite que o usuário retome a versão estável pelo próprio navegador. Isso torna a transição descomplicada e com menos riscos de acarretar em uma falha de instalação.

A ferramenta está disponível no menu que exibe as informações do browser. Para acessá-la, clique no botão “Firefox”, posicione o mouse sobre “Help” e selecione a opção “About Firefox” no submenu apresentado.

Na janela seguinte, clique no link “Change”, escolha o canal desejado (entre Aurora, Beta e Release) e pressione o botão “Apply and Update”. Feito isso, basta esperar que o Firefox faça o trabalho pesado!

Função para transição de versão.

Desempenho inicial

Em sua estrutura, a princípio, o Firefox 5 Beta não trouxe grandes evoluções. O navegador manteve o suporte completo para HTML5 e CSS3, além das poderosas tecnologias WebM, WebGL e SVG. Esse conglomerado de recursos oferece maior compatibilidade do browser com conteúdos 3D, imagens dinâmicas e gerenciamento de memória – permitindo a criação de páginas mais interativas e atraentes.

Em relação ao consumo de memória, o Firefox 5 Beta apresentou aumento de exigências da máquina, voltando a ultrapassar os 200 MB – fato que deixou de acontecer na versão 4, conforme descrito na análise desse modelo.

Consumo além do esperado.

Por sua vez, no teste Acid3 (usado para colocar a eficácia dos navegadores à prova), o Firefox 5 Beta manteve o desempenho do seu antecessor, marcando 97/100 pontos. Apesar desse alto valor, o Firefox ainda permanece atrás de alguns concorrentes, como o Opera e o Chrome, que já atingiram os 100 pontos completos!



Safari 5.0.5

Safari

5.0.5

O Safari – navegador padrão de fábrica dos Macs e também disponível para Windows – é uma das principais referências quando se fala de internet e seus padrões. Compatível com as principais tecnologias utilizadas na web - como HTML 5, Flash e Silverlight -, o navegador de Steve Jobs é um velho conhecido dos macmaníacos.

Um dos primeiros a oferecer modos de navegação discreta, em que as passagens por sites que armazenam informações do internauta não é registrada, o Safari também apresenta uma série de facilidades em relação à maneira como se usa a rede mundial.

Safari passa a contar com suporte para extensões

Outra funcionalidade acrescida nesta última versão são as extensões. A exemplo do Mozilla Firefox e do Google Chrome, o navegador da Apple também passa a suportar aplicativos complementares, que estarão disponíveis em uma espécie de App Store.

O leitor de RSS integrado é um exemplo, permitindo que as assinaturas de recebimento do seu conteúdo favorito sejam rapidamente conferidas dentro do próprio aplicativo. O navegador oferece inclusive um botão especial – na Barra de endereços – que facilita tanto a assinatura quanto a conferência das novidades dos seus sites favoritos.

Nova versão mantém o

MAIS RAPIDEZ E FACILIDADE

A nova versão do Safari não traz grandes novidades estéticas, sendo exatamente a Barra de endereços a principal diferença nesse campo. Assim, o navegador da Apple apresenta de maneira mais inteligente o histórico de navegação e os endereços acessados recentemente, incluindo também o título da página em questão na visualização do endereço. Com isso, encontrar a página exata que você quer abrir fica mais rápido e fácil.

Barra de endereços inteligente do novo Safari

Um dos poucos novso atrativos para os olhos do Safari 5 é muito mais voltado ao conforto de leitura do que para complementar a beleza minimalista do browser da Apple. Agora, quando você for ler algum texto - como os artigos do Baixaki - você pode eliminar, durante a leitura, elementos da página que distraiam, mantendo apenas o conteúdo principal em evidência.

O Safari 5 remove as distrações do texto

Por trás dos panos, entretanto, residem as verdadeiras mudanças. A programação mais leve e novos engines – códigos responsáveis pela interpretação dos diversos elementos de um site – mais eficazes transformam o Safari em um dos mais rápidos navegadores existentes na atualidade.

A lista de suportes também aumentou, graças à inclusão de leitores para uma variedade de atributos do novo HTML 5 do W3C, agência independente responsável pela padronização das linguagens utilizadas na web.

Microsoft Bing na barra de pesquisa do Safari 5Uma mudança que ninguém esperava veio como a alteração da busca padrão do navegador. Apple e Microsoft nunca foram empresas muito amigas, porém a partir do quinto lançamento do Safari, ao invés de a pesquisa padrão utilizar o Google, as buscas serão realizadas no sistema Bing de Bill Gates.

Estendendo a caça

Um dos grandes méritos do Firefox sobre outros navegadores – inclusive o Safari – sempre foi a facilidade para a criação de extensões e complementos. Apesar de o Mac OS X sempre ter apresentado maneiras de realizar scripts direcionados a certos programas, o Automator nunca foi muito popular quando o assunto é aprimorar a experiência de navegação.

Safari Developer ProgramPor isso, com a versão 5 do Safari também surge o Safari Developer Program, destinado a todos que desejem aprimorar o funcionamento do navegador a partir dos padrões da internet: HTML 5, CSS 3 e JavaScript.

O programa para desenvolvedores oferece certificados de segurança e uma galeria de extensões, para facilitar a divulgação de cada complemento e permitir que os usuários encontrem tudo o que precisam em um único lugar.

Baixando o Safari 5

O link de download acima leva você até a página de download da Apple. Preencha o formulário com seu email, escolha a versão do aplicativo que melhor combina com seu sistema e clique em "Download Now" para iniciar a transferência.


Apple iPhone - Cell Mobile Phone