O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Favicon: como criar e hospedar imagens .ico

Para quem não sabe, favicon, é aquele pequeno ícone que aparece na barra de navegação, do lado esquerdo da url de uma página web.
Nos posts anteriores, ensinei como criá-lo em formato .png. Agora, para que ele seja visualizado em outros navegadores, é preciso transformar a imagem .png em .ico. Uma forma simplificada de se fazer isso é acessando este site:http://www.favicon.ru/en
Devemos clicar em arquivo e procurar a imagem já salva no computador. Depois, iremos clicar em create favicon.ico. Feito isso, aparecerá uma nova janela para o download.
Legal! Mas, neste ponto, apareceu um novo problema: nem Picasa, nem ImageShack, nem Photobucket hospedam imagens no formato .ico. Nova pesquisa no Google e encontrei diversos sites com esta função. Escolhi o Image Boo Hosting.
Para hospedar a imagem, devemos clicar em arquivo, procurar a imagem com formato .ico recém-criada, fazer o upload dela e copiar a url, conforme nos mostra a imagem abaixo:
Agora, vamos adaptar o código e inserir no html do nosso template. Este código é de autoria do Compulsivo, com todos os direitos reservados.
<link href='URL_DA_IMAGEM_FORMATO_ICO.ico' rel='shortcut icon'/>
<link href='URL_DA_IMAGEM_FORMATO_PNG.png' rel='shortcut icon'/>
Na primeira linha colamos a url da imagem .ico e na segunda, a url da mesma imagem em .png. Agora, é só entrar no html, procurar (Crtl+F) por ]]></b:skin> e colar o código logo abaixo, devendo ficar assim:
Vamos visualizar o template e, se tudo estiver bem, salvar. Para criar a imagem em .png, podemos usar o Paint ou o Photshop e hospedar no Picasa. Não tem erro!
Para que funcione também no Google Chrome, visualize um novo código aqui.

RockMelt 0.9.48.51


A empresa criadora do famoso Netscape tenta escrever seu nome na história da internet mais uma vez, agora com o RockMelt. Trata-se de um navegador criado especialmente para quem não consegue ficar longe das redes sociais, a nova sensação da rede mundial de computadores.
Com maior foco no Facebook, o objetivo dos criadores do RockMelt é permitir que seus usuários fiquem conectados aos perfil de várias redes sociais que seja necessário instalar vários complementos no browser. Embora ainda esteja na versão Beta, o navegador já mostra que veio para ficar!

Primeira novidade: o download


Se antes o download do RockMelt exigia atenção e paciência por parte do usuário, agora está bem mais simples. Para começar, não é mais necessário esperar que seus amigos do Facebook enviem um convite para você. O usuário pode baixar o aplicativo de maneira direta, basta clicar no botão “Clique para baixar”.
A instalação segue o mesmo padrão dos demais aplicativos do Windows, empregando o famoso “Next, next, finish”. Tudo para deixar o usuário mais confortável na hora de utilizar a aplicação.

Interface do navegador

Segunda novidade: novas apps


Os desenvolvedores do RockMelt não perderam tempo e lançaram alguns apps novas para o navegador. Além do suporte as redes sociais mais famosas no momento, o browser agora facilita o acesso aos vídeos do YouTube.
Na Barra de apps, exibida no canto direito da tela, o usuário pode realizar buscas e assistir a vídeos diretamente do portal de vídeos mais famoso da internet. Embora não seja possível utilizar as demais ferramentas do navegador enquanto um vídeo está sendo executado, a ideia da nova ferramenta do RockMelt é muito boa, e facilita bastante a vida do usuário.
A assinatura do RSS dos sites ficou ainda mais fácil com a nova funcionalidade exibida pelo navegador. Agora basta o usuário clicar no botão para adicionar uma nova app à barra lateral do browser para que os sites visitados recentemente sejam listados. Em seguida, é só ativar a estrela exibida ao lado do portal e pronto, você já pode visualizar as atualizações de maneira mais prática.

YouTube direto no navegador

Utilização


Ao executar o RockMelt pela primeira vez, um pequeno tutorial é exibido na tela, o qual explica de maneira rápida e simples a interface do aplicativo. Do lado esquerdo da janela uma lista com seus amigos do Facebook é exibida.  Você pode conversar com aqueles que estão online, basta clicar sobre o avatar deles.
A opção “Recent Activity”, presente na tela de chat, permite que a você visualizar as últimas atividades no perfil do contato. Dessa forma você fica por dentro de tudo o que a galera está postando.

Acesse as atividades recentes de seus contatos

Já o lado direito da tela reúne ferramentas para integrar sua conta do Twitter ao RockMelt, além de possuir um leitor RSS e exibir as atualizações do Facebook. No caso do Twitter, a ferramenta facilita a visualização não apenas da timeline, mas também das mensagens individuais e privadas enviadas por aqueles que seguem você.

Compartilhe!


Ao lado da barra de endereços do RockMelt é possível visualizar o botão “Share”. A função dele é, basicamente, facilitar o compartilhamento de URLs entre os usuários. Clicando nele o usuário pode enviar para o Facebook e para o Twitter o link da página que está visitando.

Compartilhe links com seus amigos

Busca melhorada


Uma característica que chama bastante a atenção é a forma com a qual o RockMelt exibe o resultado das pesquisas realizadas no Google, mecanismo de busca padrão do aplicativo. Ao invés de abrir uma nova aba, o programa exibe uma espécie de janela de pop-up, a qual mostra os resultados.

Resultados do Google exibidos em um pop-up

Ao lado de cada site da busca é possível encontrar um botão “+”, que pode ser utilizado para abrir uma nova aba e exibir o conteúdo do link. Tudo isso foi feito com o intuito de facilitar a vida dos usuários e tornar o uso do navegador mais simples e rápido.

Clique para baixar RockMelt Download 

Orkut estreia nova função batizada como Gostei


 (Fonte da imagem: Google)
A Google está determinada a manter o Orkut vivo e, para isso, lançou mais uma nova atualização para a rede social. Batizada como “Gostei”, a novidade é semelhante ao recurso “Curtir” presente no Facebook, e permite aos usuários dar diferentes notas às atualizações de seus contatos – quase um complemento ao sistema de comentários do site.
A novidade ainda não está disponível para todos os usuários, tendo distribuição gradual, e deve contemplar todos os usuários do Orkut em alguns dias. Não é preciso receber nenhuma espécie de convite para aproveitar o novo recurso, basta aguardar que a Google o adicione automaticamente à sua conta.
 (Fonte da imagem: Google)
O “Gostei” funciona da seguinte maneira: ao selecionar alguma atualização de um contato, o usuário poderá definir um emoticon associado àquilo, seja aprovando ou reprovando o conteúdo. Abaixo das atualizações, surge o número de “Gostei” de cada tipo, assim como a lista de todos os que utilizaram o recurso.
Como padrão, somente contatos têm acesso à função, mesmo que o conteúdo publicado tenha visualização pública. Porém, os resultados são visíveis a todos os usuários do Orkut, embora não seja exibida a lista de nomes dos participantes. Vale lembrar que todas as opções de privacidade podem ser mudadas a partir do painel de controle da rede social, restringindo ou ampliando o acesso aos demais usuários da rede social.

Apple iPhone - Cell Mobile Phone