O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Favicon: como criar e hospedar imagens .ico

Para quem não sabe, favicon, é aquele pequeno ícone que aparece na barra de navegação, do lado esquerdo da url de uma página web.
Nos posts anteriores, ensinei como criá-lo em formato .png. Agora, para que ele seja visualizado em outros navegadores, é preciso transformar a imagem .png em .ico. Uma forma simplificada de se fazer isso é acessando este site:http://www.favicon.ru/en
Devemos clicar em arquivo e procurar a imagem já salva no computador. Depois, iremos clicar em create favicon.ico. Feito isso, aparecerá uma nova janela para o download.
Legal! Mas, neste ponto, apareceu um novo problema: nem Picasa, nem ImageShack, nem Photobucket hospedam imagens no formato .ico. Nova pesquisa no Google e encontrei diversos sites com esta função. Escolhi o Image Boo Hosting.
Para hospedar a imagem, devemos clicar em arquivo, procurar a imagem com formato .ico recém-criada, fazer o upload dela e copiar a url, conforme nos mostra a imagem abaixo:
Agora, vamos adaptar o código e inserir no html do nosso template. Este código é de autoria do Compulsivo, com todos os direitos reservados.
<link href='URL_DA_IMAGEM_FORMATO_ICO.ico' rel='shortcut icon'/>
<link href='URL_DA_IMAGEM_FORMATO_PNG.png' rel='shortcut icon'/>
Na primeira linha colamos a url da imagem .ico e na segunda, a url da mesma imagem em .png. Agora, é só entrar no html, procurar (Crtl+F) por ]]></b:skin> e colar o código logo abaixo, devendo ficar assim:
Vamos visualizar o template e, se tudo estiver bem, salvar. Para criar a imagem em .png, podemos usar o Paint ou o Photshop e hospedar no Picasa. Não tem erro!
Para que funcione também no Google Chrome, visualize um novo código aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Apple iPhone - Cell Mobile Phone