O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tutorial Baixar Álbum Do Orkut Todo De Uma Só Vez

Antes de mais nada, você vai precisar do Navegador Mozilla Firefox e duas extenções para ele.

Orkut Manager
Batch Download

Instale o Moxilla Firefox, depois os outros 2 complementos;
Vai pedir pra reiniciar o navegador, reinicie;
Veja se os dois complementos foram instalados corretamente olhando no canto inferior direito do navegador; (tem que aparecer um “M” e estar aceso)

Tudo isso feito, vamos ao que interessa:
Entre no álbum do Orkut que você deseja baixar inteiro;

Clique com o botão direito do mouse fora das fotos;
Selecione a opção Build Gallery Us Link > Image Link

Vai abrir uma nova aba com um monte de janelinhas
Clique com o botão direito do mouse fora das janelinhas e selecione Batch Download todas as imagens;

Vai abrir uma janelinha perguntando em qual pasta você quer salvar;
Clique no botão “BUSCAR” e escolha a pasta que deseja salvar as fotos.

Clique em iniciar e pronto!!!

Como testar a velocidade do disco rígido e por que fazer isso

Os discos rígidos ainda são a realidade de quase todos usuários de computadores. Muitos apontam o SSD como o futuro do armazenamento de dados, mas o alto custo desses dispositivos ainda é o grande impedimento para sua popularização. Somando tudo isso à relativamente baixa capacidade de espaço disponível nos “Solid State Disks” existentes, é bom que você tome conta do seu HD.

Sendo assim, usar uma ferramenta para monitorar algumas de suas funções mais importantes, como é o caso da velocidade do disco, é uma das melhores maneiras para se conhecer possíveis problemas. Se você não conseguir evitá-los, pelo menos um diagnóstico antecipado pode ser útil para corrigir tudo antes que os danos se tornem irreversíveis e você perca dados.

Por que testar a velocidade?

Alterações bruscas na velocidade de seu disco podem indicar a presença de alguns problemas. Isso significa que ficar de olho nesse quesito pode ser um grande diferencial para salvar seu disco rígido ou, pelo menos, as informações nele guardadas, antes que algo grave aconteça.

Pré-requisitos

Para realizar essa tarefa simples, um programa nada complicado. Nós escolhemos o HD Speed, um aplicativo especializado em monitorar a velocidade do disco rígido. Este programa não precisa de instalação, então basta descompactar o pacote RAR (para isso, use o WinRAR). Clique no botão abaixo para fazer o download do HD Speed.

Clique para baixar

Faça você mesmo

Após descompactar, execute o HD Speed. A tela inicial do programa é assim:

Se desejar, é possível registrar todos os resultados da análise em um arquivo. Para isso, ative a opção “Log results to file”.

Você ainda pode modificar a medida de velocidade com a qual o programa trabalha. As opções são bytes por segundo ou bits por segundo. Nota: 1 byte = 8 bits.

Escolha o disco a ser verificado em “Drive”.

O HD Speed pode fazer vários tipos de testes. Na opção “Mode”, você define se quer fazer testes de leitura (“Read”); gravação (“Write”); gravação e leitura (“Write + Read”); ou ainda gravação, leitura e verificação (“Write + Read + Verify”).

Depois de tudo configurado, coloque o HD Speed em funcionamento clicando em “Start”. Um gráfico exibe os resultados em tempo real. Ele marca a velocidade atual em “Current” e a média em “Average”. Os erros são exibidos no campo “Errors”.

Para interromper o monitoramento, clique em “Stop”.

13 coisas que podemos esperar no Windows 8

É fato que ainda falta um bom tempo para o lançamento oficial da nova versão do sistema operacional da Microsoft – ao que tudo indica, um ano a mais de espera. Entretanto, a plataforma tem gerado inúmeras especulações sobre as reformulações que estaria recebendo, intensificadas após o vazamento de instaladores na web.

Sites especializados em tecnologia de todo o mundo vasculham indícios deixados pela empresa em busca de algo que revele um ou outro recurso que será empregado. Todavia, com tantos rumores, é difícil saber o que se fará presente no SO.

Ainda em 2010, o Tecmundo publicou o artigo “Quais recursos devemos esperar no Windows 8?”, o qual explicita as novidades que, na época, estavam causando murmúrios na mídia. Fomos atrás de informações e trouxemos para nossos leitores o que está próximo de se tornar realidade e aquilo que não passou de boatos infundados.

Para cada rumor, demos um selo que atesta sua proximidade com a realidade:

  • Improvável: especulações com pouca fundamentação e que dificilmente veremos no Windows 8;
  • Provável: recursos que podem aparecer na nova versão do Windows, mas que não tiveram indícios mais fortes de comprovação;
  • Quase Certo: especificações do sistema operacional que possuem grandes chances de serem apresentadas, impulsionadas por diversos rumores e aparições;
  • Garantido: aquilo que, de alguma forma, foi comprovado pela própria empresa – seja por algum descuido no processo de desenvolvimento ou em pronunciamentos oficiais.

Chegou a hora de conferirmos as possíveis novidades do Windows 8 – se é que esse será realmente o nome dele.

Lançamento em 2012

No início do ano, o site russo WZOR teria tido acesso à informação de que a nova versão do Windows seria anunciada somente em 2013. Ainda em janeiro, algumas screenshots vazaram na internet exibindo telas do sistema operacional com marcas de Copyright para 2012. Naquele momento, isso corroborou com uma publicação no blog oficial da empresa dizendo que o lançamento do SO estaria mais próximo do que muitos imaginavam.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Sondagens à parte, o rumor de que o Windows 8 (como vem sendo chamado por especialistas) será lançado 2012 se confirmou esta semana durante a Microsoft Developer Forum, no Japão. Steve Ballmer, CEO da Microsoft, afirmou que “a próxima geração dos sistemas Windows chegará no próximo ano”, disse o executivo.

Ballmer não deu mais detalhes sobre a chegada do SO, não dando indícios sobre o nome oficial ou os novos recursos da plataforma.

Loja de aplicativos

Em abril deste ano, o site CNbeta publicou algumas imagens que supostamente revelavam a interface da central de aplicativos da Microsoft, que deverá ser integrada ao novo sistema operacional e chamada de Windows Store. Pouco tempo depois, os indícios de falsidade das screenshots (como produtos concorrentes ao Internet Explorer e jogos com desenvolvedores trocados) foram constatados por diversos sites.

Apesar dessas figuras falsas, outros boatos afirmam que a loja de aplicativos para o Windows vai sair. O site Windows 8 Italia postou imagens que apontam o desenvolvimento de um sistema para a compra de programas. Segundo a publicação, a plataforma de vendas contará com espaço para perguntas e respostas dos usuários e desenvolvedores, além de classificação para os softwares disponibilizados.

(Fonte da imagem: Windows 8 Italia)

Nesse mesmo sentido, Robert Strohmeyer (entusiasta desde a década de 90 e editor de diversos sites de tecnologia, como o Maximum PC) entende que a criação de uma loja para o Windows é válida devido ao grande número de usuários desse sistema operacional. A Microsoft não estaria fazendo nada de novo, pois a Apple e a Google, por exemplo, já possuem suas plataformas – fato que anunciaria que é chegada a hora da empresa criada por Bill Gates ter a sua.

Backup automático

Outro possível recurso que causou alvoroço foi o mecanismo de backup automático. A ferramenta, que seria chamada de History Vault, teria função semelhante ao Time Machine do Mac OS X. De acordo com o site Winrumors, o qual teria tido acesso a uma fonte familiarizada com os planos da Microsoft, a novidade permitiria a realização de cópias automáticas de documentos e a recuperação de arquivos antigos do computador.

O History Vault contaria com funcionalidades mais abrangentes do que a Restauração do Sistema, presente em versões anteriores do Windows. Esse recurso seria capaz, além de restaurar arquivos individuais, de editar e recuperar informações armazenadas. A interface da novidade deve ser mais prática e descomplicada, conforme imagem publicada pelo Winrumors.

PDF integrado

No mês passado, imagens reportadas pelo site Win Supersite trouxeram à tona mais uma ferramenta para o Windows 8: um leitor de arquivos em PDF integrado ao sistema operacional. O programa, que se chamaria Modern Reader, permitiria a leitura em tela cheia, a aproximação ou afastamento do zoom e a visualização de várias páginas ao mesmo tempo.

Ele seria um leitor simples, sem as diversas funcionalidades do Adobe Reader, por exemplo. Chegou a ser questionado se o aplicativo teria compatibilidade com outras extensões, mas os rumores apontam que a novidade só abrirá arquivos em PDF. Também existe a expectativa que o Modern Reader possua código aperfeiçoado para operar em dispositivos com telas sensíveis ao toque.

(Fonte da imagem: Winrumors)

O fato de o Mac OS já ter uma ferramenta do gênero é levado em consideração por especialistas em tecnologia, como Robert Strohmeyer, levando-os a crer que é praticamente certa a presença de um leitor PDF na nova versão do Windows.

Reconhecimento facial

Em meados de 2010, o site Windows 8 News divulgou que um documento confidencial da Microsoft teria vazado, revelando que o Windows 8 teria um mecanismo de reconhecimento facial para autenticação do usuário.

De acordo com o informe, esse documento apresentava o SO com sensores de proximidade, os quais contariam com a ajuda de uma tecnologia chamada My PC Knows Me (algo como Meu PC Me Conhece) para reconhecer os usuários cadastrados. Por sua vez, o site Windows 8 Italiateria recebido a informação de que esse API chamava-se Detect Human Presence.

Recentemente, o Tecmundo publicou uma notícia com a informação de que hackers teriam encontrado uma interface de programação para aplicativos com a finalidade de suportar o recurso de reconhecimento facial. Assim, a tela de logon teria apenas uma opção de autenticação automática pelo rosto do usuário.

Apesar desses boatos, os entusiastas não estão nada animados com essa ideia. As discrepâncias de informações e o ceticismo em torno da qualidade de experiências dos usuários com o suposto recurso tornam o rumor do reconhecimento facial pouco influente.

Versão para tablets

O indício mais forte de que o Windows 8 seria compatível com tablets surgiu em fevereiro com o vazamento do cronograma de lançamentos da Dell, entre os quais constava um modelo do gadget denominado Peju com a nova versão do sistema operacional da Microsoft – previsto para o começo de 2012.

Após outro vazamento, dessa vez de um instalador do SO, as especulações sobre a utilização do Windows 8 em tablets se intensificaram. Um vídeo explicita algumas configurações bem características para esse tipo de equipamento eletrônico, como as opções “Mobile broadband”, “Bluetooth” e “GPS”.

(Fonte da imagem: Reprodução da build que vazou na internet)

Outro fator que reforçou tal aplicação foi a confirmação de que a plataforma da Microsoft pode ser executada em processadores com arquitetura ARM – um tipo de componente versátil e com baixo consumo de energia, muito usual em dispositivos eletrônicos de menor porte.

Para aproximar ainda mais as repercussões da realidade, fontes consultadas pelo site Bloomberg garantem que Steve Sinofsky, presidente da Microsoft, demonstrará o Windows 8 operando em um tablet na próxima semana, durante a conferência All Things Digital D9, entre os dias 31 de maio e 2 de junho.

Gerenciador de tarefas renovado

De acordo com o site Winrumors, a nova versão do Windows terá o Gerenciador de tarefas renovado. Conforme as imagens publicadas, a interface da ferramenta do sistema operacional ganhou um modelo mais prático e atraente. O recurso padrão do SO disponibilizará mais informações sobre os processos em execução, serviços e ferramentas gerais da plataforma.

Os gráficos de desempenho da máquina devem se tornar mais intuitivos, exibindo cores que destacam a situação de uso da CPU. Robert Strohmeyer, em publicação no site Maximum PC, explicita que a chance da reformulação no Gerenciador de tarefas aparecer no Windows 8 é de 90%.

Na análise feita pelo Tecmundo em uma das builds vazadas da nova versão do SO, essa novidade foi identificada e recebeu destaque. Confira o artigo “Análise: Windows 8 Milestone 3”.

Tela da morte estilosa

A clássica tela azul da morte já deu dor de cabeça para muitos usuários. Ao que tudo indica, a Microsoft resolveu que já era hora de mudar o visual da tão temida mensagem de erro. De acordo com uma foto postada no fórum do site MyDigitalLife e um vídeo divulgado pelo Winrumors, a tela ganhou um fundo preto e estilo de fonte diferenciado – o que a tornou mais estilosa.

Tanto a foto como o vídeo teriam sido capturados por meio de uma das versões do Windows 8 que vazaram na internet, mas a gravação é curta e não mostra grandes detalhes da novidade. Não há relatos ou fontes internas que confirmam a mudança, tornando o boato pouco fundamentado.

Direto do pendrive

Portabilidade é outra novidade que pode aparecer no Windows 8. No mês passado, imagens circularam na web mostrando um assistente de configuração do Portable Workspaces, recurso que permitiria a criação de uma cópia portátil do sistema operacional. Assim, o usuário poderia executar o SO em qualquer computador por meio de um pendrive.

De acordo com os rumores, e como foi explicitado pela screenshot veiculada, é preciso utilizar um dispositivo portátil com pelo menos 16 GB de espaço para armazenamento. Segundo as especulações, o Windows Portable Workspaces seria capaz de clonar a Área de trabalho, as configurações da conta de usuário e os aplicativos essenciais do sistema.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

A ferramenta teria a seguinte descrição informada na nova versão do Windows, conforme publicado pelo site Winrumors: "Portable Workspace é um recurso do Windows, o qual permite que você execute o Windows a partir de um dispositivo de armazenamento USB". Devido à existência desse mecanismo no Linux, como recorda o site Windows 8 News & Tips, é bem possível que o Windows 8 traga a possibilidade de rodar em cópias portáteis.

Inicialização híbrida

O tempo de inicialização do Windows sempre foi uma das características mais criticadas pelos usuários. Boatos indicam que sua a nova versão do sistema operacional deverá contar com um recurso chamado Hybrid Boot, o qual permitirá que o computador seja ligado em aproximadamente 20 segundos.

No início do surgimento de rumores sobre o SO, conforme publicado pelo Tecmundo, acreditava-se que os responsáveis pela redução do tempo de boot seriam os cartões de memória.

Todavia, o site Windows 8 Italia, o qual teria descoberto o Hybrid Boot, explica que, na verdade, o sistema manteria uma grande parte dos dados em cache, o que implica apenas na hibernação do PC e não no seu desligamento completo – o que aceleraria o carregamento do Windows. Ainda de acordo com essa publicação, o SO ofereceria a opção de retornar à configuração tradicional do Windows, desligando a máquina completamente.

Apesar das imagens divulgadas e de entusiastas entenderem que esse é o momento da Microsoft investir nesse tipo de melhoria, a discrepância das informações obriga-nos a colocar a veracidade dos rumores em dúvida.

Immersive Browser

Com a popularização da internet, cada vez mais as empresas de tecnologia se preocupam com a experiência do usuário durante a navegação. A Microsoft parece ter investido nesse segmento ao desenvolver o Immersive Browser, um navegador focado no conteúdo dos sites, oferecendo recursos mais interativos e uma interface mais limpa – ao eliminar botões e barras de acessórios que não são essenciais.

A ferramenta foi compartilhada pela primeira vez por Rafael Rivera, no site Within Windows. No início deste mês, com o vazamento de uma build do Windows 8, o Tecmundo testou a reformulação do browser da empresa (aparentemente baseado no navegador do Windows Phone 7). Confira a análise realizada clicando aqui.

Assim, apesar de não ter um posicionamento oficial da Microsoft, é praticamente certa a presença do Immersive Browser na nova versão da plataforma.

Armazenamento nas nuvens

Entre os recursos esperados pelo Tecmundo, publicados no ano passado, estava o sistema de sincronização de arquivos e pastas com servidores na internet, o conceito básico de cloud computing. De acordo com o Windows 8 Italia, a nova versão do Windows terá uma ferramenta que se integra com o Windows Live Accounts e Windows Live SkyDrive – os serviços da empresa que permitem salvar conteúdos na “nuvem”.

Como a Microsoft já possui toda a estrutura para o trâmite de dados na web, não seria uma surpresa ver o seu sistema operacional integrado com os serviços que ela já possui. Apesar de não terem surgidos indícios mais claros desse mecanismo, é possível que o Windows 8 ofereça uma nova forma de armazenar documentos, fotos, vídeos e músicas.

Interface renovada

Apesar de ainda ter aparecido de forma tímida na build vazada, como você pode conferir na análise do Tecmundo, a interface do Windows Explorer da nova versão do sistema operacional deve ser bem diferente da que conhecemos. Mesmo sem os ícones dos botões, é facilmente percebida uma estrutura renovada de abas e recursos.

Conforme informado pelo site Within Windows, a nova interface é chamada de Ribbon – muito semelhante à do editor de imagens Paint existente no Windows 7. Embora a empresa não tenha anunciado a mudança, esses rumores dão praticamente como certa a renovação da aparência do explorador de pastas e arquivos do Windows.

Como funcionam os aviões stealth? (aviões invisíveis)

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha tentou reduzir a visibilidade de seus aviões. A primeira técnica usada foi revestir um dos seus bombardeiros, o Linke-Hofmann R.I, com uma camada de acetato de celulose. O que eles não previam é que isso acabaria chamando ainda mais atenção do inimigo, já que o material refletia a luz do sol.

Mais tarde, os alemães resolveram pintar os aviões com um padrão de camuflagem militar. O problema é que essa pintura exigia muito tempo. Além disso, a tinta acabava aumentando o peso da aeronave. Com o tempo, a pintura foi substituída por tecidos estampados aplicados sobre o corpo do bombardeiro.

Na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha implementou o que pode ser considerada como o princípio da tecnologia Stealth. Além do formato incomum para a época, a maior parte do corpo do Horten Ho 229 era de madeira e fixada com uma resina feita com carbono, que servia para absorver as ondas dos radares.

Protótipo de um Horten Ho 229 (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Quase no final da guerra, os Estados Unidos deram início à Operação Paperclip, um programa que tentava capturar as mais avançadas armas alemãs para serem estudadas e, ao mesmo tempo, evitar que elas caíssem nas mãos dos soviéticos. Ente as armas capturadas estava o Horton Ho 229, que anos mais tarde serviu de inspiração para o formato do B-2, avião stealth produzido pelos EUA.

Hoje, os conceitos empregados nessas aeronaves antigas estão aperfeiçoados e são usados até mesmo em navios e submarinos. Outra coisa que mudou foi a tecnologia Stealth em si. Agora, ela não lida apenas com radares, cobrindo outros pontos vitais para manter as aeronaves afastadas dos olhos do inimigo.

Características da tecnologia Stealth

Para começar, é bom ter em mente que a tecnologia Stealth é formada por diversas tecnologias que tentam tornar um veículo ou uma pessoa menos visível, sendo mais difícil de detectá-los, não apenas por radares, mas também com base em características termais ou acústicas, por exemplo.

Embora os detalhes e truques das tecnologias sejam mantidos em segredo, afinal, fazem parte de vantagem militar, é possível ter uma ideia geral de como funcionam os aviões e veículos stealth. Vejamos os principais pontos dessas tecnologias.

Invisível aos radares

Desde o surgimento dos radares, diversas técnicas foram criadas para tentar enganar esses “dedos-duros”. O chaff foi um dispositivo que ficou muito famoso durante a Segunda Guerra. Ele criava uma espécie de nuvem de partículas de alumínio, fibras de vidro metalizado ou plástico, que confundia o radar, fazendo com o que o avião parecesse como um aglomerado de alvos sem importância.

A tecnologia usada pelos aviões stealth de hoje são mais modernas. Para começar, o formato da aeronave pode dificultar a possibilidade de ela ser detectada. Apesar de grande, o bombardeiro britânico Avro Vulcan, de 1960, não era facilmente reconhecido pelos radares. Não é por acaso que o formato do Avro Vulcan se parece com o dos aviões stealth de hoje.

Mas isso não é tudo. A estrutura interna dos aviões desse tipo também deve ser apropriada. Normalmente, ela é composta por uma estrutura triangular que direciona as ondas emitidas pelos radares para o interior das naves, fazendo com que elas fiquem presas e percam energia. Essa é a técnica usada pelas aeronaves da série Blackbird.

Outra preocupação usada durante a construção de aviões stealth é a eliminação de cantos que possam refletir as ondas dos radares de volta para eles. Normalmente essas estruturas refletoras estão presentes nas caudas dos aviões. Portanto, a saída é usar uma montagem diferente, como no F-117, ou até mesmo abolir completamente o uso da cauda, como no modelo B-2 Spirit.

Detalhe da estrutura stealth de um F-35 (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Além disso, é óbvio que armas, tanques de combustível e outros dispositivos não devem ser acoplados externamente à aeronave. Além disso, todo veículo stealth se torna visível aos radares quando uma porta ou escotilha é aberta.

É claro que todos esses cuidados acabam afetando a aerodinâmica dos aviões. O F-117, por exemplo, é instável por natureza e não pode voar sem a ajuda de um sistema do tipo fly-by-wire, capaz de filtrar as ações do piloto e repassar esses movimentos corrigidos para as partes móveis do avião.

O material usado para a construção da aeronave também é importante. Isolantes elétricos costumam ser mais transparentes ao efeito de radares do que metais e fibras de carbono. Também podem ser usados revestimentos que possibilitam a absorção dessas ondas, como tintas especiais que as convertem em calor em vez de refleti-las.

Acústica

A invisibilidade acústica é importante tanto para submarinos quanto para veículos terrestres. Submarinos usam grandes montagens de borracha para isolar e evitar sons mecânicos que possam ser captados por sonares embaixo da água.

Já os aviões stealth costumam ser mais silenciosos que os demais, devido às baixas velocidades em que eles operam. Além disso, muitos também usam hélices que giram mais devagar. Porém, a presença de aeronaves stealth supersônicas e movidas por motores a jato mostram que o fator acústico não é necessariamente importante durante o desenvolvimento dos aviões.

Visibilidade

A técnica Stealth mais básica e, provavelmente, a mais antiga, é a camuflagem. Normalmente, os aviões stealth são pintados de tons escuros e operam somente durante a noite. Atualmente, o interesse em aviões que também possam operar em plena luz do dia tem aumentado o uso de revestimentos cinza ou com tons mais claros.

Também pode ser usada a técnica conhecida como camuflagem ativa. O avião B-2, por exemplo, tinha tanques nas asas que possuíam um agente químico que eliminava a possibilidade de a aeronave deixar trilhas de condensação, aqueles rastros brancos que alguns aviões deixam no céu.

Infravermelho e radiofrequência

Também é importante ocultar a radiação infravermelha emitida pelo veículo ou aeronave. Caso contrário, a tecnologia Stealth poderia ser facilmente identificável por alguns equipamentos militares. Para isso, alguns modelos usam mecanismos que esfriam o gás emitido pelos motores a jato para que as radiações com os comprimentos de onda mais brilhantes sejam absorvidas pelo vapor de água e dióxido de carbono da atmosfera.

Além disso, os veículos stealth ainda devem evitar a emissão de radiofrequências, já que também poderiam ser detectados por meio dela. Os F-117, por exemplo, usam sensores de infravermelho passivo, que detectam a luz infravermelha emitida por objetos em seu campo de visão, e LLLTV, que permite “enxergar” os alvos em ambientes de pouquíssima iluminação, onde seria impossível vê-los a olho nu. Já o F-22 possui um radar do tipo LPI, que torna quase impossível que o alvo a ser abatido perceba que está na mira da aeronave.

Quatro stealth famosos

Mais impressionante do que conhecer a tecnologia stealth, é dar uma olhada no que são capazes de fazer os aviões que a utilizam. Confira as características dos principais modelos.

F-117 Nighthawk

O primeiro voo do F-117 foi em 1981, mas o projeto só foi anunciado ao mundo em 1988, depois de muitos testes e aperfeiçoamentos. Com capacidade para apenas um tripulante, essa aeronave se tornou a primeira a ser desenvolvida com a tecnologia que hoje conhecemos como Stealth.

O avião ficou muito conhecido durante a Guerra do Golfo, em 1991, e apesar da tecnologia de camuflagem, uma aeronave dessas foi abatida pelo exército iugoslavo em 1999, durante a Guerra do Kosovo. O coronel Zoltán Dani, responsável pela façanha, operava um radar que usava ondas de comprimento longo e conseguiu visualizar o F-117 quando o avião abriu a escotilha para lançar bombas.

O F-117 Nighthawk possui 20 metros de comprimento, 3,78 metros de altura e envergadura de 13,2 metros. Carregado com bombas, o avião pesa 23 toneladas e pode alcançar até 993 km/h. Foi aposentado pelas forças armadas americanas em 22 de abril de 2008.

B-2 Spirit

Também conhecido como Stealth Bomber, o B-2 Spirit é famoso por invadir defesas antiaéreas e lançar bombas comuns ou nucleares. A construção da aeronave causou algumas controvérsias devido ao alto custo de produção: cerca de 737 milhões de dólares por unidade, em 1997. O programa completo de desenvolvimento custou US$ 44,75 bilhões.

Embora tenha sido desenvolvido durante os anos 80, para a Guerra Fria, o primeiro uso em combate do B-2 Spirit foi em 1999, durante a Guerra do Kosovo, quando a aeronave bombardeou a Sérvia. Porém, o avião também foi usado no Iraque e no Afeganistão. Mais recentemente, o B-2 Spirit foi empregado em ofensivas durante as revoltas na Líbia, em 2011.

Com capacidade para dois tripulantes, o B-2 Spirit possui 21 metros de comprimento e 2,18 metros de altura. A envergadura chega a 52,4 metros e o avião pode alcançar até 1 mil km/h em uma altitude de 40 mil pés. Carregada, a aeronave pesa 152,2 toneladas.

F-22 Raptor

Considerado como o caça mais eficiente já fabricado, o F-22 é equipado com uma metralhadora M61 Vulcan de 20mm e possui dois mísseis AIM-9 como arma secundária. A configuração das armas também pode ser adaptada para combates ar-ar ou ar-terra, tornando o uso da aeronave bastante versátil.

O primeiro voo desse avião foi realizado em 1997, atingindo a impressionante marca de 4.572 metros de altitude em apenas 3 minutos. O F-22 foi construído por três empresas diferentes, trabalhando em conjunto, e cada unidade custou cerca de 160 milhões de dólares.

O Raptor possui capacidade para um único tripulante, mede 18,9 metros de comprimento, 5 metros de altura e possui envergadura de 13,5 metros. Carregado, o F-22 pesa 29,3 toneladas e é considerado um avião supersônico, ou seja, que pode ultrapassar a velocidade do som, chegando a 2,4 mil km/h.

F-35 Lightning II

Aeronave de quinta geração, o F-35 será capaz de executar missões a alvos terrestres, explorar regiões para reconhecimento e auxiliar na defesa aérea. O avião pode ser produzido em três modelos, o convencional, o STOVL, para decolagens de curta distância e aterrisagem na vertical, e o CATOBAR, para operar em porta-aviões.

O primeiro voo do F-35 foi realizado em 15 de dezembro de 2006, mas ele deve entrar em operação entre 2016 e 2018. As estimativas de custo são altas: as 2.443 aeronaves que os EUA pretendem comprar custarão cerca de US$ 382 bilhões, tornando esse o programa de defesa mais caro já existente.

O F-35 tem capacidade para um tripulante, mede 15,67 metros de comprimento e 4,33 metros de altura. Possui envergadura de 10,7 metros e pesa cerca de 22,4 toneladas quando carregado com armamentos. Além disso, a aeronave é capaz de ultrapassar a barreira do som, atingindo até 1.930 km/h.

Cão que participou de busca por Bin Laden tem até dentes de titânio

Um dos cães militares em treinamento. (Fonte da imagem: TSgt. Manuel J. Martinez)

Não foram apenas os soldados da equipe militar norte-americana os responsáveis pelo sucesso da missão de achar e matar o terrorista Osama Bin Laden no dia 1° de maio. O cão que auxiliou o grupo de 75 militares no Paquistão possui treinamento especial, modificações no corpo e até equipamento próprio para participar dessas operações.

O jornal The Daily realizou uma reportagem que expôs o treinamento e as funções da unidade canina do exército norte-americano, que pode ser tão perigosa quanto os fuzileiros. Entre os acessórios equipados no cão, destacam-se máscaras de oxigênio para saltos aéreos, uma microcâmera para transmitir imagens ao comandante e outros soldados, uma escuta para receber ordens diretas do treinador e uma vestimenta bem ventilada que aguenta até pequenos fragmentos de artilharia.

Os 2,7 mil animais em atividade no país são treinados para suportar condições de guerra, como temperaturas altas ou saltos de veículos em movimento. Além disso, o exército frequentemente substitui a dentição dos cachorros, implantando próteses de titânio que são comparados a pequenas lâminas – sob o custo de U$S 2 mil por dente. Desse modo, além de escolta e reconhecimento de locais, os animais também servem como unidade de ataque.

O farejador de bombas que acompanhou a caça a Bin Laden deve agora ser colocado para adoção, caso não participe de nenhuma outra atividade militar.

Como mudar a tela de boot do Windows 7

Entre os sistemas operacionais lançados pela Microsoft, o Windows 7 se destaca não só pelo desempenho aprimorado, mas também por oferecer diversas opções de personalização para o usuário. Apesar dessa liberdade, nem todos os aspectos do sistema operacional podem ser modificados livremente, seja por questões de segurança ou para manter a identidade do programa.

Neste artigo, ensinamos como burlar algumas das restrições impostas e modificar livremente a tela de login do Windows 7. Assim, toda vez que o computador iniciar suas atividades, será possível conferir imagens, cores e animações totalmente únicas e que fogem ao padrão estabelecido pela Microsoft.

Para tanto, basta possuir o Windows 7 Boot Updater, software totalmente gratuito e que dispensa qualquer espécie de instalação. Confira abaixo o passo a passo informando como usá-lo corretamente, e, após a leitura, deixe sua opinião em nossa seção de comentários.

Pré-requisitos

- Windows 7 Boot Updater

Backup das configurações originais

1) O primeiro passo para usar corretamente o Windows 7 Boot Updater é selecionar a linguagem dos menus do programa (como padrão, o alemão é utilizado). Para isso, clique em “Sprache” e escolha a tradução desejada – neste artigo, usamos a versão em inglês do software;

2) Antes de iniciar as modificações, selecione a opção “File” e em seguida selecione a opção “Save boot skin as...”. Essa ação vai criar um backup da tela de login padrão do Windows 7, permitindo a restauração das configurações originais do sistema operacional em caso do problemas. Certifique-se de guardar o arquivo gerado em uma pasta segura do computador para evitar problemas futuros.

Novo visual para o sistema operacional

O Windows 7 Boot Updater permite mudar tanto a imagem de boot normal (“Booting”) quanto aquela que é exibida caso a máquina seja deixada em repouso (“Resuming”). Em ambos os casos, o processo de configuração é exatamente o mesmo e se aplicam todas as etapas de configuração listadas abaixo.

A primeira característica que pode ser modificada pelo software é a substituição do logo do Windows 7 que aparece durante o processo de boot da máquina:

1) Caso queira usar uma imagem estática, no campo “Animation” selecione a opção “Static Image”. Em seguida, basta selecionar uma foto ou ilustração qualquer presente no computador e abri-la para conferir o resultado;

2) Já aqueles que preferem usar animações devem selecionar a opção “Animation”. Nesse caso, é possível usar uma animação pronta no formato de um BMP longo com 200x21000 pixels ou então montar sua própria animação.

No segundo caso, será preciso possuir uma pasta com 105 arquivos nos formatos BMP, GIF, PNG ou TIF com tamanho de 200x200 pixels, cada uma correspondente a um quadro de animação. Os documentos são exibidos em ordem alfabética, portanto procure nomeá-los em sequência para evitar qualquer tipo de problema.

Elementos do plano de fundo

Há duas formas de usar o Windows 7 Boot Updater: uma delas mantém as características padrões do sistema operacional, combinando imagens e textos, enquanto a outra usa uma imagem selecionada pelo usuário como forma de enfeitar o plano de fundo.

Confira abaixo como usar cada um dos métodos para modificar as características do sistema operacional:

Imagem como plano de fundo

1) Selecione a aba “Boot” e, no campo “Method”, clique sobre a opção “Complete”;

2) Clique em “Select Background Image” e, na janela que surge, selecione a imagem que será usada como plano de fundo. Para que ela se adeque corretamente, certifique-se de que o arquivo possui a dimensão 1024x768;

3) Finalizado o processo, clique em “Fullscreen” para conferir o resultado em tela cheia (para sair do modo, basta apertar a tecla Esc);

4) Caso tudo esteja correto, clique em “Apply” para que as mudanças sejam aplicadas ao sistema operacional.

Mantendo as características clássicas

1) Selecione a aba “Boot” e, no campo “Method”, deixe marcada a opção “Simple”;

2) Em “Background”, é possível selecionar a cor que terá destaque durante a inicialização do sistema operacional;

3) No campo “Messages”, deve-se selecionar o número de mensagens exibidas na tela de boot, processo realizado na opção “Count”. Em “Background”, o usuário seleciona a cor de fundo exibida atrás dos textos selecionados;

4) Nas abas “Message 1” e “Message 2”, você pode configurar as mensagens exibidas durante o boot do sistema operacional. Em “Text” deve-se editar o texto exibido, “Font color” modifica a cor em que ela é exibida, “Position” ajusta o posicionamento da mensagem, enquanto “Font Size” controla o tamanho do texto;

5) Finalizado o processo, clique em “Play” para verificar uma prévia do resultado;

6) Caso tudo esteja correto, selecione a opção “Apply” e aguarde alguns momentos enquanto as modificações são realizadas.

7) Pronto, agora basta reiniciar a máquina para conferir todas as mudanças realizadas. Lembre-se de que é sempre bom manter um backup das configurações originais do sistema operacional para evitar qualquer problema causado pelo uso de imagens que não se adaptam bem às modificações realizadas pelo software.

Apple iPhone - Cell Mobile Phone