O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

sábado, 29 de janeiro de 2011

15 sites para busca de ícones web

O conteúdo continua sendo o mais importante, mas um blog com um visual bonito também ajuda na hora de fidelizar os visitantes. Quem trabalha com webdesign recomenda que, além de beleza, um site ou blog deve ter uma boa navegabilidade, ou seja, deve facilitar a vida dos internautas. Uma boa pedida para melhorar tanto o visual quanto a navegabilidade é o uso (sem exagero) de ícones, de preferência simples e modernos.
Os ícones, na informática, são imagens representativas ou seja, são símbolos que representam alguma coisa. Como exemplos, podemos citar os ícones dos sistemas operacionais ou dos navegadores. Em uma página da web, quando olhamos uma casinha ou um envelopinho já deduzimos que se trata, respectivamente, da home e do email.
Quem não conhece alguns destes serviços, aqui representados em forma de ícones?
Feeds Twitter flickr skype technorati email google
Eu gosto muito desses brinquedinhos e todos os meus templates possuem ícones para apontar aos visitantes o que eles desejam encontrar. Neste tempo que venho customizando templates, acabei colecionando uma lista de sites repletos de lindos ícones e hoje quero compartilhar com vocês. A maioria deles já vem com uma caixa de busca, mas como muitos estão em inglês, recomendo que vocês digitem nesse idioma o que estão procurando.
Busca por ícones no site Iconfinder
Lista com 15 sites para busca de ícones (web icons e social media icons)

Imagem para o cabeçalho do Blogger com Photoshop

Continuando a série sobre o Adobe Photoshop, hoje vou explicar como criar uma imagem para o cabeçalho do Blogger/Blogspot.
Como o Dicas Blogger não é um blog sobre o Photoshop, estou tentando escolher temas que sejam do interesse de todos os blogueiros.
Pra saber o tamanho da imagem a ser usada em seu blog, vá em design>elementos de página> gadget cabeçalho. Clique em editar. No final do gadget, irá aparecer a largura máxima permitida (figura 1). Quanto à altura, a escolha é livre.
Tutorial Dicas Blogger
Vamos usar como exemplo o Template Magazine, cuja largura máxima é de 970 px.
Para ampliar as imagens deste tutorial, clique sobre as elas.
No Photoshop, clique em arquivo>novo. Escolha o tamanho de 970 (largura) por 150 (altura), com fundo transparente (figura 2). O resultado está na figura 3.
Agora vamos escolher uma ícone para incrementar nosso cabeçalho. Não sabe onde encontrar? Então acesse - 15 sites para busca de ícones web.
Clique em abrir e procure dentro do computador por um ícone de sua preferência. Para este tutorial, eu vou escolher um do Blogger (óhhhhh).
Agora temos duas abas abertas no Photoshop: uma com o fundo transparente e a outra com o ícone. Dependendo do tamanho do ícone, será necessário ajustar a sua altura à da futura imagem do cabeçalho. Em nosso exemplo, o cabeçalho vai ter 150px de altura, então o ícone deve ter menos do que isso.
Para ajustar o tamanho da imagem, clique em imagem>tamanho da imagem (figura 4) e altere para o valor desejado (figura 5)
Agora dê um Crtl+A e um Crtl+C no ícone. Abra a aba onde está a outra imagem e cole o ícone aí. Para uma melhor visualização, use o zoom. (figura 6). Agora selecione aferramenta de texto e escreva o nome do seu blog (figura 7)
Para alterar as cores, passe o mouse sobre o texto e selecione a cor (figura 8). Siga o mesmo procedimento para alterar o tipo da fonte (figura 9)
Para movimentar o texto e o ícone, use a ferramenta mover (figura 10). Com a ferramenta mover ativada, clique com o botão direito do mouse sobre a parte a ser movimentada (figura 11) e deslize a imagem com a seta do mouse.
image
A imagem do cabeçalho está pronta (figura 12). Agora é só salvá-la (figura 13) no formato .png e fazer o upload para o seu blog.
imageimage
Este foi um tutorial super básico. Recomendo que vocês explorem os maravilhosos recursos do Photoshop.
Apple iPhone - Cell Mobile Phone