O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Protogon: Windows 8 pode ter novo sistema de arquivos

(Fonte da imagem: Winrumors)

Entre as diversas novidades preparadas pela Microsoft para o Windows 8, pode estar um sistema de arquivos totalmente novo, conhecido até o momento pelo nome Protogon. Segundo informações da jornalista Mary Jo Foley, do ZDNet, a novidade aparentemente substituirá, ou ao menos será capaz de emular com perfeição, o sistema NTFS.

Diversas referências ao Protogon estão presentes nas versões Milestone vazadas do sistema operacional. Especula-se que novidade incorpora alguns conceitos utilizados por bancos de dados na criação de arquivos, como cursores, colunas e tabelas.

Rumores também apontam que o Protogon pode ser uma atualização do sistema de armazenamento Jet Blue, adaptado para as versões mais recentes do Active Directory e do Exchange Server. Há ainda a possibilidade de o recurso se tratar de uma reinvenção do WinFS, sistema de arquivos desenvolvido para o Longhorn, mas que foi descontinuado pela Microsoft.

Conceito integra tablet, smartphone e notebook em uma única peça

(Fonte da imagem: Fujitsu)

Imagine unir em uma única peça um tablet, um smartphone e um notebook e poder utilizá-los, em conjunto ou separados, quando bem entender? Essa é a proposta apresentada pelos designers Patrick Decker e Florian Langer ao concurso Fujitsu Design Award.

O conceito, batizado de Lifebook, mostra uma unidade multifuncional com uma infraestrutura desmontável. A tela, com suporte para touchscreen, pode se transformar em um tablet. Quando o teclado é adaptado, o Lifebook se transforma em um laptop. Já na lateral direita, o teclado numérico é substituído por um smartphone que, quando destacado, também pode ser utilizado de maneira independente.

15 aplicativos gratuitos essenciais para iPad 2

Em pouco mais de um ano após seu lançamento, o iPad é considerado um sucesso absoluto, abocanhando grande parte das vendas no mercado de tablets e levando consigo uma legião de fãs bastante fiéis. Na semana passada, com o lançamento oficial do iPad 2 no Brasil, consumidores formaram filas em frente às lojas para garantir o equipamento já nas primeiras horas de venda.

Para comemorar a chegada do mais novo tablet da Apple ao país, a equipe do Baixaki preparou uma lista de 15 aplicativos essenciais e totalmente gratuitos para quem não perde tempo e já quer deixar o gadget pronto para qualquer situação.

Muito além de um leitor de conteúdo, o iPad pode ser um grande aliado nas mais diversas tarefas do dia a dia. No entanto, para isso é necessário saber escolher a melhor ferramenta para cada função. Aqui, você vai encontrar os apps que podem fazer a compra do tablet valer ainda mais a pena. Confira abaixo as sugestões que preparamos para vocês!

.....

Básicos

DropBox

O DropBox é um sistema de compartilhamento de arquivos que ajuda você a transferir texto e imagens de qualquer computador do mundo para o seu gadget. Ele funciona de maneira muito simples e intuitiva e exige a instalação do software também no computador. Depois disso, tudo o que você precisa fazer é colocar os arquivos do computador na pasta do aplicativo e aguardar a sincronização.

iBooks

O leitor oficial da Apple é oferecido gratuitamente, porém, ele não vem pré-instalado em seu tablet. Por isso, assim que estiver com o equipamento em mãos, corra para a App Store e faça o download do iBooks. Com ele você pode ler e guardar arquivos em PDF, organizando sua biblioteca com muita praticidade, além de baixar livros pagos e gratuitos, diretamente pelo app.

iChromy

O iChromy pode ser considerado como a melhor alternativa para o navegador oficial da Apple. Se o Safari não proporciona muitas facilidades na navegação, aqui esse problema não existe. Com o iChromy você não precisa sair da visualização da página em que está para escolher um a nova aba: por ser baseado no navegador da Google, ele é bastante minimalista e deixa a navegação por abas no iPad ainda mais agradável.

Redes Sociais

Twitter

Se você não fica um minuto sem entrar no Twitter, o aplicativo oficial do serviço é o ideal para o seu gadget. O app é o mais completo e mais simples de usar entre todas as opções disponíveis na App Store. Em sua interface intuitiva, você encontra todas as ferramentas que já está acostumado a usar na versão web, totalmente adaptadas para o display touch do iPad.

MyPad

Além de trazer uma interface moderna e muito simples de usar, o MyPad não deixa de lado nada daquilo que você encontra em outras aplicações da rede social. Nele, você pode postar conteúdo, conferir atualizações de amigos, álbuns de fotos, calendário de eventos, aniversários, interação com grupos e conversas pelo chat.

Flipboard

Se você quer se manter atualizado em mais de uma rede, o Flipboard é com certeza o app mais moderno e agradável de usar. Ele funciona como um leitor de feeds, apresentando todo o conteúdo com diagramação similar à de uma revista. Em poucos toques, você confere tudo o que rola em seu Facebook e Twitter ao mesmo tempo. Além disso, você ainda pode publicar informações em ambas as redes ou escolher apenas uma delas para atualizar.

Air MSN Messenger HD

Se falar no MSN é sua atividade diária, você não pode deixar de instalar o Air MSN Messenger HD em seu iPad. Com ele, você fica sempre online e disponível para conversar com seus amigos. A interface é baseada na versão para desktop, por isso, qualquer usuário do Windows Live Messenger aprende a usar o aplicativo em poucos segundos.

Anotações e feeds

Pulse

Para quem gosta de se manter atualizado sobre todas as novidades que rolam no mundo, nada mais essencial do que um leitor de feeds. Para ajudar você nessa tarefa, o Pulse é um app bastante intuitivo, agregando todos os canais que você desejar em um só espaço. Além de ler, você pode compartilhar conteúdo em suas redes sociais, bastando apenas fazer login em suas contas do Facebook e Twitter.

Evernote

O Evernote é um serviço online que mantém suas notas sempre online, permitindo que você acesse as informações de qualquer lugar do mundo. Com o app instalado em seu iPad, fica muito mais fácil encontrar dados importantes ou fazer novas notas sempre que precisar.

Multimídia

Adobe Photoshop Express

O Adobe Photoshop Express traz as principais ferramentas para uma edição rápida de imagens. Com ele, fotos feitas em seu tablet podem receber tratamento, sem nem mesmo passar pelo computador. Você pode fazer recortes, aplicar filtros e diversos outros efeitos a qualquer imagem de um jeito bastante rápido e fácil.

SketchBook Express

Para quem pensa que o iPad não pode substituir o papel, o SketchBook Express transforma o gadget em um painel de desenho feito para deixar qualquer um espantado. O sistema é tão completo que conta com a possibilidade de se trabalhar em camadas, além de ter inúmeros pincéis, cores e texturas diferentes para criar desenhos profissionais.

Diversos

Clock Pro HD Free

Se você já cansou de perder a hora, o Clock Pro HD Free pode ser muito valioso. Com ele, você pode esquecer seu antigo despertador e partir par uma nova experiência. Mais do que um simples relógio, ele conta com funções como o “Sleep”, em que você pode colocar músicas para tocar e definir um período para que ele desligue ou outras opções ainda mais inusitadas, como o metrônomo, relógios da natureza e timer para cozinha.

Calculator for iPad Free

Seja para organizar as despesas da casa ou para contas rápidas, é sempre bom ter uma calculadora em mãos. Para isso, você pode baixar a Calculator for iPad Free, que é bastante simples de usar e pode quebrar um galho na hora em que você mais precisa.

The Weather Channel Max for iPad

Par ficar sempre ligado no tempo lá fora, nada melhor do que uma ferramenta completa, que traga a temperatura ambiente e detalhes do que está por vir nas próximas horas. Com o The Weather Channel Max for iPad você fica sabendo se deve separar roupas de verão ou inverno para os próximos dias.

Wallpapers HD

Assim que sua tela já estiver cheia de ícones, é hora de deixá-la ainda mais bonita. Para isso, baixe o Wallpapers HD, um aplicativo que conta com dezenas de papéis de parede, para serem usados como fundo da tela inicial ou da tela bloqueada. Para organizar os aplicativos, você pode escolher os modelos que simulam prateleiras, que vão deixar seu gadget cheio de estilo.

Quando vale a pena trocar a placa-mãe do computador?

(Fonte da imagem: AMD)

Assim como o nome do componente deixa claro, a placa-mãe é uma peça de hardware essencial para qualquer computador. Afinal, esse dispositivo é responsável por estabelecer comunicações entre o processador, pentes de memória RAM, disco rígido e a placa de vídeo, vitais para o funcionamento de qualquer máquina.

Como nem sempre uma simples mudança de periféricos é suficiente para melhorar o desempenho obtido, muitas vezes é preciso tomar uma decisão importante e investir na compra de uma nova placa-mãe. Tal atitude muitas vezes pode significar investir em um computador totalmente novo, principalmente quando as demais peças estão desatualizadas.

Para tornar mais fácil tomar essa decisão importante, neste artigo listamos quais os principais motivos que indicam quando é hora de trocar esse componente essencial. Lembre-se de que nem sempre o último dispositivo a sair no mercado é recomendado para todos os tipos de usuários, e que, muitas vezes, não há problemas em investir na compra de peças de hardware um pouco mais antigas.

Placa antiga estragada

Esse é o melhor motivo para investir na compra da uma nova placa-mãe. Afinal, mesmo que os demais componentes da máquina não sofram de nenhum problema, não será possível usá-los corretamente se a peça responsável por estabelecer comunicações entre eles está danificada.

Porém, antes de investir na compra de um novo hardware, é preciso se certificar de que a escolha feita possui os soquetes necessários para a conexão dos demais dispositivos. Esse é um detalhe que deve ser levado a sério, já que investir em uma peça errada pode obrigar o usuário a ter que adquirir um processador novo ou substituir o tipo de memória RAM utilizada, por exemplo.

Portanto, antes de pensar em comprar uma placa-mãe substituta, anote detalhadamente todas as características dos demais dispositivos utilizados. Isso é especialmente importante quando se fala em peças de hardware antigas, que possuem características bastante específicas quanto ao tipo de equipamento em que podem ser utilizadas.

Nas placas-mãe mais recentes, a padronização de tecnologias torna esse processo mais tranquilo. Porém, isso não significa que a atenção deve ser diminuída: lembre-se sempre de que, sem o dispositivo adequado, não será possível aproveitar nenhum recurso do computador.

Sistemas desatualizados

O próprio fato de a placa-mãe ter apresentado algum problema grave que a tenha feito parar de funcionar pode indicar que ela não é a única peça que se deve substituir, especialmente quando se trata de máquinas mais antigas. Afinal, isso pode indicar que a vida útil dos componentes da máquina já está próxima do fim, o que nos leva ao item abaixo.

Melhoria geral do computador

Especialmente quando se trata de hardwares desatualizados, nem sempre vale à pena investir somente na compra de uma placa-mãe substituta. Afinal, isso muitas vezes significa gastar dinheiro para continuar usando um computador com baixo desempenho e que tem dificuldades em abrir até mesmo os aplicativos mais simples disponíveis atualmente.

Como os modelos de processador e memória utilizados pela máquina limitam as escolhas da nova peça de hardware comprada, nem sempre aquilo que se acredita ser uma melhoria de desempenho apresenta uma vantagem real. Afinal, não é nada vantajoso investir em uma peça de hardware nova com o único objetivo de reviver aquele computador com processador Celeron e memória RAM máxima de 512 MB.

Muitas vezes, uma placa-mãe antiga, além de difícil de encontrar no mercado, está disponível por um preço muito próximo ao de um computador totalmente novo, incluindo peças como processador, memória RAM e disco rígido mais potentes. Isso fica especialmente evidente quando a intenção é comprar uma máquina com características simples, cujo preço está a cada dia mais acessível.

Caso decida investir em um componente inteiramente novo, lembre-se de que isso também pode implicar em ter que investir também em um novo processador, pentes de memória, placa de vídeo e, em alguns casos, até mesmo em um gabinete inteiramente diferente. Dessa forma, procure se planejar financeiramente antes de decidir que é a hora de fazer uma melhoria geral no hardware utilizado.

Componentes “futureproof”

Quem gosta de trabalhar com aplicações pesadas ou de se divertir com jogos de última geração também deve ficar atento à placa-mãe utilizada e procurar investir em peças “futureproof”. Esse conceito envolve investir em peças com tecnologias apontadas como tendência pela indústria e que devem se manter vigentes pelos próximos anos.

Claro, se a intenção é investir somente em uma máquina básica, praticamente qualquer placa-mãe disponível no mercado serve. Basta saber qual o processador que se deseja utilizar para construir todo o resto da máquina basead em suas características – história bastante diferente em computadores de alto desempenho.

Comprar uma placa-mãe um pouco mais cara pode significar não ter que se preocupar com esse tipo de componente durante um bom tempo. No longo prazo, o investimento necessário se dilui, e melhorar o computador se trata de uma questão de adquirir somente mais memória, discos rígidos com maior capacidade ou uma placa de vídeo mais recente.

Para conferir mais detalhes sobre como investir na compra de uma placa-mãe adequada às tecnologias mais recentes do mundo da informática, confira o artigo “O que uma placa-mãe top de linha deve ter?”.

Casos muito específicos

Existem casos bastante específicos em que a mudança de algum dispositivo também pode implicar em investir em uma placa-mãe nova. Embora não seja mais uma situação tão comum, investir em uma placa de vídeo de uma fabricante diferente daquela que se possui pode significar ter que comprar uma peça de hardware que possua os soquetes de conexão apropriados.

Felizmente, isso é algo cada vez mais raro, já que as fabricantes estão investindo cada vez mais em modelos com conexões híbridas. O fato de empresas diferentes optarem pelos mesmos padrões de tecnologia também beneficia os consumidores, embora ainda haja casos em que as entradas disponíveis nas placas-mãe limite bastante as opções de componentes a utilizar.

Fã de Harry Potter cria xadrez de bruxo com robôs

(Fonte da imagem: Team Hassenplug)

Se você já viu os filmes do bruxinho com a cicatriz em forma de raio, provavelmente desejou jogar uma partida do Xadrez de Bruxo, com suas peças vivas que lutam entre si. E foi isso que Steve Hassenplug e sua equipe fizeram. Bem... mais ou menos.

Usando como base as disputas mostradas nas telas do cinema e munido de mais peças de LEGO do que você vai encontrar em uma loja de brinquedos comum, eles criaram uma versão do esporte mágico que, embora não seja destrutiva como a original, ainda é capaz de impressionar.

Para fazer as peças, Hassenplug utilizou apenas peças de LEGO Mindstorms, uma linha feita especialmente para a criação de robôs. Comandados por um tablet, o movimento das peças é feito através de sensores que procuram pelo quadrado marcado com a combinação de cores específica no enorme tabuleiro, grande a ponto de ocupar uma sala inteira.

Uma vez que as peças não podem simplesmente passar umas por cima das outras, todos os robôs de LEGO estão programados para se moverem para fora do caminho designado pelo jogador, voltando aos respectivos lugares ao fim de toda a movimentação. Tudo ocorre de forma automática, de forma que os robôs derrotados saem sozinhos do tabuleiro e ao fim de cada partida todos eles voltam à posição original, numa dança coordenada.

Algumas das peças também possuem animações únicas ao se mover ou ao derrotar um oponente, mas não foi implementado nenhum tipo de golpe destrutivo quando isso ocorre, diferente da versão mágica. Afinal, você ia querer limpar toda a bagunça no fim disso tudo sem ter uma varinha mágica para reparar os estragos?

Roupa com LEDs controlados pelo iPhone

O que poderia ser mais chamativo do que criar uma roupa coberta por LEDs e usá-la em todo o tipo de festa? Que tal, além de tudo isso, ainda controlá-la com seu iPhone? Pois foi o que Marc DeVidts fez durante a DragonCon 2010. Usando a veste por baixo de outras roupas, ele conseguiu toda a atenção que queria.

Carregando dezenas de pequenos LEDs multicoloridos, Marc teve de usar roupas finas e claras para que a iluminação passasse por elas. O resultado disso deixou o efeito ainda melhor, dando um brilho mais chamativo ao conjunto. Para controlar todo o sistema das luzes, foi usado um app de iPhone que permitia mudar as “animações” de brilho, além das mudanças de cor.

Chega de QWERTY: é possível sobreviver com um teclado Dvorak?

Cheguei à redação pensando que teria pela frente mais um dia relativamente normal: sentar junto a minha mesa e produzir conteúdo para o Baixaki e o Tecmundo. Há quase dois anos trabalhando aqui, já deveria saber que surpresas sempre podem estar me esperando.

Pois hoje recebi uma missão diferente: escrever o dia todo com um teclado fora do comum, com um padrão chamado Dvorak. Com essa experiência, se fez necessário um esforço grande de readaptação – e uma boa dose de força de vontade.

Então, antes de saber como esse “desafio” acaba, vale a pena conhecer que sistema é esse e por que o mundo todo adotou e utiliza o QWERTY até os dias de hoje.

Por dentro do QWERTY

Apesar de parecer um nome exótico, QWERTY tem origem no próprio teclado, mais precisamente em suas seis primeiras teclas. Esse layout foi criado por Christopher Sholes, em 1868.

Layout dos teclados QWERTY (Fonte da imagem: Wikimedia Commons/ Raymond)

De início, muitos o acusaram de que a sua intenção era deixar os escritores mais lentos, todavia, o seu objetivo era outro: tornar o trabalho mais ágil. Isso porque ele não lançou mão de uma disposição aleatória dos caracteres ou, ainda, algo que deixasse a construção das palavras mais fácil.

O que foi pensado foi o fato de que, com o posicionamento de teclas inventado por ele, travamentos nos mecanismos das máquinas de escrever seriam evitados de maneira muito eficiente, pois haveria menos “enrosco” entre uma tecla e outra durante a digitação.

Remington 2 (Fonte da imagem: http://www.typewriterfever.com/)

Em 1878, dez anos após a criação desse layout, a Remington lançou a primeira máquina de escrever com o padrão QWERTY, a famosa “Remington 2”. O layout é o mesmo até hoje e, se você olhar para baixo, estará observando o mesmo esquema de teclas utilizado nela há quase 150 anos.

Um "novo" teclado: Dvorak

Após décadas de utilização do QWERTY, mais precisamente em 1932, um professor da Washington State University chamado August Dvorak desenvolveu o que seria, em suas palavras, o padrão “perfeito” para se digitar.

A ideia do "inventor" era que, quanto melhor fosse o acesso às letras mais utilizadas nas palavras, mais rápida seria a digitação. Por isso, a linha do meio do teclado foi considerada como a principal. Com esse pensamento, o professor agrupou as vogais no lado esquerdo, enquanto que as principais consoantes utilizadas na língua inglesa posicionaram-se à direita.

Dvorak (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Segundo ele, um escritor poderia digitar mais de 400 palavras em inglês, sem retirar os dedos dessa linha central (com o QWERTY, somente em torno de 100 palavras são possíveis). Além disso, por manter as duas mãos na mesma linha em praticamente todo o tempo, o padrão seria capaz de evitar lesões por esforço repetitivo.

Quebrando paradigmas: QWERTY x Dvorak

Para tentar sentir na pele a diferença entre os dois layouts, o Baixaki e o Tecmundo tiveram uma ideia bastante simples e objetiva: um dos redatores deveria passar um dia escrevendo somente com o teclado Dvorak.

Indo mais diretamente ao ponto, após mais ou menos 9 horas utilizando o layout diferenciado, para um redator isso foi algo até mesmo aterrorizante. A escrita deste artigo, por exemplo, levou muito mais tempo do que o normal.

O baque no momento em que você começa a utilizar a nova configuração é muito grande. Se você já ouviu a expressão "catar milho no teclado", pode ter certeza de que essa é a frase que mais se encaixa quando você tenta escrever em um dispositivo diferente.

Não foi possível digitar sem ficar alternando a visão entre o teclado e a tela, algo inimaginável para muitos usuários mais experientes e que estão acostumados a digitar com os olhos somente no monitor. Infelizmente, esse problema persistiu durante todo o desafio.

Um ponto positivo percebido foi que, com essa disposição das teclas, a alternância entre uma mão e a outra acontece o tempo todo durante a formação das palavras. O fato das vogais ficarem agrupadas à esquerda contribui para que isso ocorra e, logo, você não digita mais do que dois caracteres com a mesma mão.

Esse é um dos objetivos propostos pelo Dvorak (como dito antes, com o intuito de prevenir lesões por esforço repetitivo) e conseguimos percebê-lo à medida que ocorreram os testes. Além disso, as teclas mais utilizadas realmente ficam na linha central, diminuindo a movimentação dos dedos.

Testando o desempenho

Após algumas boas horas escrevendo somente com o Dvorak, resolvemos realizar um pequeno teste de velocidade, buscando comparar os níveis atingidos com ele em relação aos obtidos com o QWERTY.

Mesmo após um dia e meio trabalhando com o padrão novo, o resultado atingido foi muito decepcionante. Com várias tentativas, a média foi de 7 palavras por minuto, com um “recorde” de 11 – por sinal, muito comemorado.

Já com o QWERTY (e seus quase 20 anos de utilização por parte deste redator), a média ficou em 60 palavras por minuto, com um pico de 69 digitadas, uma diferença realmente significativa.

Veredito

Apesar de considerarmos que dois dias não representam tempo suficiente para uma avaliação aprofundada, o fato é que podemos tirar algumas conclusões sobre o assunto.

Readaptar-se a um novo layout de teclado é muito difícil, pois já estamos condicionados a buscar as teclas de acordo com o posicionamento que conhecemos: o QWERTY. E todo esse esforço dificilmente vai valer a pena.

Isso porque o tempo a ser gasto com essa reeducação com certeza não será pequeno. Outro fator a ser levado em conta é o de que, uma vez totalmente adaptado ao Dvorak, você dificilmente vai encontrá-lo em outro computador. Usar o PC da faculdade, do trabalho ou o dos seus amigos, por exemplo, nem pensar.

Encontrar um teclado à venda com esse padrão também é muito difícil. Além disso, não existem comprovações científicas de que o Dvorak ajude a prevenir lesões por digitação excessiva.

Mesmo com esses problemas, boa parte dos Analistas de Conteúdo do Baixaki e do Tecmundo quis "tentar" escrever um pouco com o Dvorak. Apesar do pequeno “sucesso” na redação, após algumas (sofridas) horas de testes, decidimos endossar um estudo feito pela U.S. General Services Administration.

Realizado em 1953, ele ajudou a chegar a uma simples conclusão: não importa qual o teclado, um usuário adaptado e rápido será ágil para escrever. Já um lento vai digitar com mais vagarosidade, esteja ele utilizando o QWERTY ou o Dvorak.

Como adaptar um teclado para o padrão Dvorak?

Se você ficou curioso para testar também este padrão diferente para teclados, saiba que, assim como nós, pode fazer o seu próprio Dvorak. Primeiro é necessário que você tenha as teclas nos lugares corretos.

Faça o seu Dvorak em casa! (Fonte da imagem: Baixaki/ Tecmundo)

Para tanto, nós lançamos mão de etiquetas com os caracteres para substituir as teclas. Nós poderíamos ter arrancado os botões para configurá-lo no novo padrão, entretanto, seria uma solução muito drástica e menos prática para a realização dos testes.

Com tudo em seus "novos" lugares, para mudar o padrão de teclas no Windows, vá até o campo "Executar" e lá digite "teclado". Vários resultados devem surgir; escolha então a ferramenta "Alterar o funcionamento do teclado".

Depois de entrar no menu dessa opção, vá até o fim da janela. Em seguida, clique em "Adicionar um teclado Dvorak e alterar outras configurações de entrada do teclado". Na tela seguinte, aperte em "Alterar teclados...".

Ali é apresentada uma lista com várias opções de padronizações diferentes para o teclado; busque a "Inglês (Estados Unidos)" e, nas suas subcategorias, marque a escolha "Estados Unidos (Dvorak)”.

Após confirmar as mudanças, reinicie o seu Windows para que elas façam efeito. Quando você abrir novamente o seu sistema operacional, seu teclado apresentará o layout Dvorak. Boa sorte!

Teste a sua velocidade

Caso queira colocar em xeque a sua agilidade com o Dvorak, faça como nós e utilize um teste de velocidade de digitação para medir a sua eficiência. Para realizar as avaliações deste artigo, foi utilizado o Portuguese Typing Speedtest. Boa sorte!

Twitter anuncia novidades nas buscas e no compartilhamento de fotos

O Twitter divulgou em seu blog oficial uma nota que explica suas novas funções na área de imagem e pesquisas, que devem ser implementados nas próximas semanas. A maior das novidades está no compartilhamento e armazenamento de mídias, em uma ação que deve aproximar ainda mais os usuários, segundo a declaração dos desenvolvedores do site.

A partir de agora, será possível anexar automaticamente uma foto na hora de escrever um tweet. O serviço é uma parceria feita com o servidor de imagens Photobucket, eliminando de vez a necessidade de hospedagem em sites como o Twitpic ou o Imgur, por exemplo.

Além do upload, a pesquisa e a integração entre texto, fotos e até vídeos deve ser aprimorada. As hashtags (palavras-chave de um assunto, que normalmente vem depois do símbolo “#”) agora valem também para imagens e clipes.

Os mais importantes, inclusive, serão disponibilizados em uma seleção localizada na barra lateral direita da página, juntamente com as informações que já estavam presentes por ali.

Tudo isso será disponibilizado em breve também para as versões portáteis da rede social, incluindo aí o anexo de mídias, que poderá ser feito via mensagens de texto MMS.

Novidades na busca

O sistema de pesquisa do Twitter também será aprimorado. Além da inclusão de vídeos e fotos, os próprios tweets que contém os termos buscados serão ainda mais filtrados, trazendo apenas os resultados mais relevantes.

Usuários do navegador Firefox ganham ainda um presente exclusivo: o redirecionamento automático para a página da rede social caso você digite uma hashtagou nomes de usuário (como @crigato2007) na barra de endereços.

Isso é possível através de uma extensão para o navegador, que pode ser baixada aqui.

i2Symbol para Firefox Download

i2Symbol é uma extensão que permite ao internauta personalizar as mensagens que envia pela internet. O aplicativo permite a criação de textos decorados com emoticons, símbolos e letras, os quais podem ser enviados por email, mensageiros instantâneos (como Skype e MSN Messenger) e redes sociais (entre elas Facebook, Twitter e Orkut).

Este complemento abrange uma variada e ampla gama de alfabetos, pontuações (inclusive acentos) e números, podendo ser utilizado como um teclado virtual. O recurso de transposição para HTML permite que desenvolvedores e designers de sites usufruam deste plugin para construir os códigos das suas páginas.

Personalize suas mensagens na internet!

Símbolos que não acabam mais

O i2Symbol conta com uma variedade enorme de símbolos. O aplicativo possui 32 categorias de ícones, as quais são separadas em uma lista para facilitar o acesso do usuário. Entre os segmentos existentes estão: estrelas, flores, emoticons, música, signos, setas, clima, amor, itens de escritório e muito mais.

Além desses símbolos, a extensão oferece 21 alfabetos – como latino, grego, arábico, japonês, hebraico, entre outros idiomas. Ou seja, você tem muito o que escrever com o i2Symbol.

Mensagens repletas de símbolos descolados.

Twitteiros de plantão

Os desenvolvedores deste complemento o indicam para os seguidores do Twitter. Para os aficionados pelo microblog, o add-on oferece um contador de caracteres. A ferramenta inicia com o limite de 140 caracteres da rede social e vai reduzindo a numeração enquanto o internauta digita.

Criando as mensagens

Não existe segredo para utilizar o i2Symbol. Ele oferece um editor de texto simples, o qual é aberto por meio do ícone do próprio aplicativo. Portanto, lembre-se de deixar a barra de extensões do navegador em exibição.

Para adicionar um símbolo, basta clicar sobre o botão correspondente. No menu central da janela do aplicativo, você encontra botões para apagar o texto digitado, escolher a fonte (Verdana, Courier New ou Tahoma), diminuir ou aumentar a visualização dos ícones, habilitar a ferramenta de transposição para HTML, selecionar a categoria de símbolos e copiar o texto.

Menu de recursos do complemento.

Pressione “Copy” para copiar a mensagem, possibilitando que você a cole no Twitter, Facebook, Orkut, Skype, MSN e servidores de email.

Problema conhecido

O i2Symbol para o Firefox (principalmente na versão 4) possui um problema já conhecido pelos desenvolvedores: a fonte dos símbolos pode aparecer desfocada. Para resolver essa falha, use o procedimento abaixo:

1º passo: abra o navegador;

2º passo: digite about:config na barra de endereço;

3º passo: clique no botão “Serei cuidadoso, prometo!”;

4º passo: digite render na barra denominada “Localizar”;

5º passo: selecione a opção gfx.font_rendering.cleartype.always_use_for_content e marque-a como True (clique com o botão direito do mouse sobre a opção e pressione “Inverter valor”);

6º passo: reinicie o navegador.


Sothink Free Video Converter

Sothink Free Video Converter é a versão gratuita do conversor de vídeos e músicas Sothink Video Converter. Com ele você consegue mudar o formato e a qualidade de arquivos multimídia sem precisar esperar muito, pois o processo se dá em pouco tempo. Além disso, a quantidade de configurações prontas no programa abrange várias extensões e resoluções de vídeo – a restrição da versão grátis é possuir poucas opções de qualidade em HD.

Muitos conversores bons de arquivos multimídia apresentam apenas versão demonstrativa. O Sothink Video Converter era assim, porém, decidiu mudar e agora lançou o Sothink Free Video Converter: uma versão gratuita do programa com as mesmas funções da demonstrativa, com a diferença de não apresentar nenhum tempo limite de uso nem inserir marca d’água nos vídeos convertidos.

Janela do programa

Vários perfis de conversão

Com o Sothink Free Video Converter é possível converter de acordo com um formato e qualidade específicos ou escolher um dispositivo com o qual você deseje que o arquivo se torne compatível. Em “Generic Video”, escolha entre AVI, MP4, WMV, ASF, MKV, MOV, MPG, 3GP, 3G2, VOB e DV.

Para mudar como o vídeo é visualizado você pode alterar a resolução do vídeo, o tipo de zoom, bem como aumentar ou diminuir a qualidade da imagem e do áudio. Caso você acesse as configurações avançadas, é possível alterar o aspecto do vídeo, desativar o som e trocar o número de canais no áudio (mono ou estéreo).

O programa também permite a extração do áudio nos vídeos e a conversão de músicas entre os formatos MP3, WMA, M4A, AAC, AC3, OGG MKA, FLAC, WAV, AIF e AU. Por sua vez, os aparelhos suportados incluem iPad, iPhone, iPod, Apple TV, PSP, PS3, Xbox 360, Zune e Nintendo Wii. Além disso, também há perfis para a criação de vídeos em Flash, imagens e vídeos MP4 para celulares comuns.

Alterações possíveis

Interface amigável

O visual bem elaborado e com opções organizadas torna qualquer usuário apto a usar o Sothink Free Video Converter: basta olhar um pouco para encontrar onde são realizadas as alterações relativas à qualidade e ao formato dos vídeos. Além disso, o programa também permite a pré-visualização dos itens e a mudança do modo de exibição da lista de arquivos.

Caso você deseje converter vários arquivos em sequência, adicione a pasta em que eles estão e use os botões na parte superior da janela para organizar a ordem deles. Na parte inferior, escolha em “Output Folder” onde salvar as conversões, marque “Turn Off” caso deseje desligar o computador após o processo e clique em “Convert” para dar início ao processo.

Malwarebytes Anti-Malware Download

Que a internet é um campo fértil para pragas digitais, isso todos nós sabemos. Sendo assim, quanto mais proteção, melhor; e você pode ficar ainda mais tranquilo se contar com a ajuda de um aplicativo especializado em combater malwares. Um desses é o Malwarebytes Anti-Malware, software conceituado que acaba de ganhar uma nova versão.

A versão gratuita do Malwarebytes Anti-Malware, contudo, não dispõe de um sistema de proteção em tempo real. Mas o programa está equipado com ferramentas avançadas para busca e remoção de softwares mal-intencionados e também com uma base de dados que é atualizada quase que diariamente.

Malwarebytes Anti-Malware

Versão completa por tempo limitado

Uma novidade desta versão do Malwarebytes Anti-Malware é a possibilidade de usar o programa completo de forma gratuita por um tempo limitado. Quando você executa o aplicativo pela primeira vez, uma janela surge na tela oferecendo o programa completo por um certo período.

Varrendo o sistema

O Malwarebytes Anti-Malware é organizado em abas, portanto, é navegando por entre elas que você vai configurar alguns itens e colocar o programa para funcionar de fato. A aba “Verificação” conta com ferramentas para varrer o sistema e é possível selecionar uma das três opções disponíveis: “Verificação rápida”, “Verificação completa” e “Verificação instantânea”.

Módulo de proteção

Esta opção está disponível apenas na versão completa do programa. Ela permite verificação em tempo real e evita que malwares ajam na máquina, resolvendo o problema antes mesmo de ele efetivamente acontecer. É possível definir opções relacionadas a bloqueios e à inicialização deste recurso.

Quarentena

Tal qual ocorre com um programa antivírus convencional, o Malwarebytes Anti-Malware também possui uma guia denominada “Quarentena”. Nela ficam listados os arquivos identificados como ameaça para o sistema. Por meio deste espaço, você pode apagar os supostos malwares ou então restaurá-los (caso a ameaça não se confirme).

Registro e lista de ignorados

A guia “Logs” é responsável por guardar os arquivos de registro de tudo o que é feito nas guias “Verificação” e “Proteção”. Sempre que algum problema é identificado, alterações são realizadas no computador. Desse modo, tudo fica registrado em um arquivo de texto que pode ser acessado a qualquer momento. A “Lista de ignorados”, outra aba do Malwarebytes Anti-Malware, relaciona os itens que foram ignorados durante a ação das ferramentas “Verificação” e “Módulo de proteção”.

Remover arquivos bloqueados

O Malwarebytes Anti-Malware conta ainda com um recurso extra. Na guia “Mais ferramentas”, você encontra o “FileASSASSIN”, um aplicativo para remover arquivos bloqueados. Às vezes, você desinstala um programa e ele deixa arquivos que não são apagados de jeito nenhum. Uma saída é tentar removê-los com essa ferramenta.

Apple iPhone - Cell Mobile Phone