O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Mozilla Firefox Nightly Builds 6 Alpha 1

Se alguém reclamava da demora da Mozilla em disponibilizar grandes atualizações para o Firefox, pode começar a rever suas rusgas com a fundação que toma conta da mais popular alternativa ao Internet Explorer. Acaba de ser lançado o Mozilla Firefox Nightly Builds 6 que, apesar do termo “Nightly Builds”, nada mais é do que a primeira versão de desenvolvimento da sexta versão do navegador.

Ao abrir o programa, quase nada de novo – pelo menos visualmente falando. O que se sabe, contudo, é que algumas modificações na parte técnica do programa (que é mais percebida com a sequência de uso do que com uma simples olhada) já figuram nessa fase bastante incipiente de desenvolvimento. Na parte visual, o destaque notável da nova versão do Firefox é o campo de endereço passa a dar destaque para o “tronco” da URL, tal qual já ocorre no Google Chrome.

Novo Firefox

Importante

Lembre-se de que esta é uma versão destinada a quem deseja colaborar com o desenvolvimento do Firefox, não sendo indicado o seu uso como navegador padrão em substituição a uma versão estável de um browser. Saiba que ela está sujeita a falhas técnicas e de segurança, portanto, use-a sob sua conta e risco.

Promessa cumprida

A Mozilla deu vários sinais durante o início deste ano de que tornaria muito mais dinâmica a atualização do seu principal produto, o Firefox. A Fundação divulgou um cronograma de atualizações, um novo ciclo de desenvolvimento e até deu nome específico a cada fase do programa.

Aliás, Nightly se refere à primeira fase, a mais “crua” de todas, por isso esta é uma versão Alpha (que vem antes de Beta). Apesar de ser o primeiro estágio de um novo Firefox, este navegador alcançou 97 pontos (o máximo era cem pontos) no teste Acid3, que verifica a compatibilidade de um browser com os padrões da web.

De acordo com o fórum MozillaZine, foram corrigidos 24 problemas encontrados em versões anteriores do navegador, alguns deles verificados somente em versões específicas para cada sistema operacional. As informações estão em linguagem bastante técnica e é provável que muitos usuários nunca tenham se deparado com um erro que acaba de ser corrigido na nova versão.

Como bloquear o uso da impressora utilizando senhas

Quem tem problemas com uso não autorizado de uma impressora vai gostar deste tutorial. O Baixaki e o Tecmundo ensinam agora a proteger o dispositivo com senha, ou seja, só quem souber a “palavra mágica” é que vai poder enviar documentos para a impressão. É um processo simples e que pode ser realizado de duas maneiras.

Pré-requisito

O primeiro método é usando um programa extra, o PrintLock (clique para fazer o download de cerca de 1 MB - após clicar, você é redirecionado a uma página no MediaFire e deve clicar em "Click here to start download from MediaFire" para iniciar o download). Vale lembrar que esse aplicativo é gratuito somente para teste durante sete dias.

Faça você mesmo

Ao executar o PrintLock pela primeira vez, você acessa uma tela para a inserção de senhas:

PrintLock

A primeira (na parte de cima da janela) serve como senha de administração, ou seja, você vai usá-la para acessar o programa e modificar as senhas atuais. A segunda (na parte de baixo) é a senha da impressão, aquela que precisa ser inserida para liberar a impressão de um documento.

Senha de administração e para proteger a impressão

Após definir as palavras que protegerão a impressora de uso indevido, você clica em “OK” e recebe um aviso de confirmação na tela. A partir de então, sempre que uma impressão for solicitada, será preciso informar a senha definida por você.

Pronto

Proteção nativa do Windows

Uma alternativa gratuita ao PrintLock pode ser encontrada no próprio Windows. O sistema não permite o bloqueio específico do uso da impressora, contudo, é possível limitar o uso do equipamento à sua conta se ela (a conta) estiver protegida por senha.

No Menu Iniciar do Windows 7, procure por “Dispositivos e Impressoras”. Se você usa versões anteriores do Windows, vá ao Painel de Controle e encontre a opção “Impressoras e aparelhos de fax”.

Dispositivos e impressoras

Dê um duplo clique sobre a impressora a ser protegida e, na janela que se abriu, clique em “Impressora” e depois em “Propriedades”.

Impressora > Propriedades

Na guia “Segurança”, selecione a sua conta na seção “Nomes de grupo ou de usuário” e, mais abaixo, na seção “Permissão para Todos”, marque a caixa “Permitir” em todas as opções, tal qual indicado na imagem abaixo.

Permitir

Agora, selecione as demais contas e marque “Negar” em todas as opções. Faça isso para todas as contas existentes no computador e clique em “OK” para confirmar.

Negar

Depois disso, apenas a sua conta – que estará protegida com senha – será capaz de imprimir documentos.

Music Beta by Google possibilita armazenar 20 mil músicas online

Alguns minutos após o anúncio do Music Beta durante a conferência Google I/O 2011, que aconteceu hoje (10), a desenvolvedora do Android lançou o site que promete bater de frente com os principais serviços de música.

O Music Beta by Google oferecerá espaço para que o usuário armazene até 20 mil músicas sem ter de pagar nada. A informação foi confirmada pela própria Google, mas não há detalhes sobre o período dessa gratuidade. Alguns especulam que somente durante a fase Beta será possível aproveitar o acervo online sem gastar um tostão.

Por enquanto, a disponibilidade do serviço está restrita aos usuários americanos. Não há previsões de quando outros países poderão desfrutar do Music Beta, isso porque a Google deve firmar acordos com as gravadoras para armazenamento dos conteúdos em outros territórios.

(Fonte da imagem: Reprodução/Music Beta by Google)

Apesar das muitas inovações do Music Beta, o grande destaque do serviço é o Instant Mix. Esse recurso possibilita que o usuário aproveite uma lista de reprodução inteligente a partir de algumas previamente escolhidas. A ferramenta é semelhante à que já existe no Genius (da Apple), com a diferença de que o Music Beta não se baseia apenas nas tags dos arquivos.

Para gerenciar a biblioteca, a Google disponibilizará aplicativos para Windows e Mac OS. Vale lembrar que o Music Beta by Google será compatível com quaisquer smartphones e tablets que executem o Android 2.2 ou superior.

Apple iPhone - Cell Mobile Phone