Se alguém reclamava da demora da Mozilla em disponibilizar grandes atualizações para o Firefox, pode começar a rever suas rusgas com a fundação que toma conta da mais popular alternativa ao Internet Explorer. Acaba de ser lançado o Mozilla Firefox Nightly Builds 6 que, apesar do termo “Nightly Builds”, nada mais é do que a primeira versão de desenvolvimento da sexta versão do navegador.
Ao abrir o programa, quase nada de novo – pelo menos visualmente falando. O que se sabe, contudo, é que algumas modificações na parte técnica do programa (que é mais percebida com a sequência de uso do que com uma simples olhada) já figuram nessa fase bastante incipiente de desenvolvimento. Na parte visual, o destaque notável da nova versão do Firefox é o campo de endereço passa a dar destaque para o “tronco” da URL, tal qual já ocorre no Google Chrome.
Importante
Lembre-se de que esta é uma versão destinada a quem deseja colaborar com o desenvolvimento do Firefox, não sendo indicado o seu uso como navegador padrão em substituição a uma versão estável de um browser. Saiba que ela está sujeita a falhas técnicas e de segurança, portanto, use-a sob sua conta e risco.
Promessa cumprida
A Mozilla deu vários sinais durante o início deste ano de que tornaria muito mais dinâmica a atualização do seu principal produto, o Firefox. A Fundação divulgou um cronograma de atualizações, um novo ciclo de desenvolvimento e até deu nome específico a cada fase do programa.
Aliás, Nightly se refere à primeira fase, a mais “crua” de todas, por isso esta é uma versão Alpha (que vem antes de Beta). Apesar de ser o primeiro estágio de um novo Firefox, este navegador alcançou 97 pontos (o máximo era cem pontos) no teste Acid3, que verifica a compatibilidade de um browser com os padrões da web.
De acordo com o fórum MozillaZine, foram corrigidos 24 problemas encontrados em versões anteriores do navegador, alguns deles verificados somente em versões específicas para cada sistema operacional. As informações estão em linguagem bastante técnica e é provável que muitos usuários nunca tenham se deparado com um erro que acaba de ser corrigido na nova versão.