O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Google Chrome 12 Beta download

Foi liberada a 12ª do Chrome, o navegador da Google. Ainda em fase Beta, o browser é estável o suficiente para aqueles que gostam de viver sempre atualizados e que querem experimentar as últimas novidades implementadas pelos desenvolvedores.

Velocidade

Nesta nova versão, o Chrome está mais rápido do que nunca. Com as mudanças, temos um desempenho cerca de 66% mais rápido se comparado com a versão estável do navegador, que atualmente está no release 10. Esse aumento de performance é percebido principalmente em sites que façam grade de AJAX, por exemplo, já que o responsável pela façanha é o V8 (agora atualizado para a versão 3.2.3.1), o motor JavaScript do Chrome.

Além disso, essa versão também inclui algumas implementações preliminares da função de aceleração por meio da placa de vídeo do computador. Os usuários com placas de vídeo adequadas perceberam uma diferença considerável, com quedas de até 80% do uso do CPU. Sem dúvida, uma boa notícia para quem precisa economizar a bateria do notebook.

Versão 12

A Google também investiu na parte visual de seu navegador. A partir desta versão, está incluído o recurso de aceleração gráfica 3D via CSS. Dessa forma, os desenvolvedores poderão utilizar recursos visuais em três dimensões em uma página da internet utilizando o CSS.

Aparência e facilidades

Embora não interfira no desempenho ou na navegação propriamente dita, uma das mudanças que mais salta aos olhos é sem dúvidas o novo símbolo. Não as cores, mas o padrão alterado é que chama atenção. Agora, o logo do Chrome é achatado e está em duas dimensões, ao contrário de como foi desde a primeira versão do navegador.

Outra novidade está na antiga janela de configurações do navegador. Ao acessar o item “Options”, no menu “Customize and control Google Chrome”, o usuário percebe que a janela foi transformada em uma página web, com direito a campo de busca e URL e que abre em uma nova aba do navegador.

Isso significa que você pode facilmente encontrar as opções que você deseja, digitando palavras-chaves. A captura de tela abaixo mostra o resultado de uma pesquisa para o termo “senha”.

Pesquise pelas opções que quer encontrar

Outro ponto positivo dessa mudança diz respeito ao suporte técnico que os usuários às vezes precisam prestar. Sabe aquele tio que abre uma conversa com você, perguntando como ele faz para alterar as configurações de proxy do navegador? Pois bem, agora você pode simplesmente colar para ele o endereço da página de configurações avançadas, que fica em “chrome://settings/advanced”.

Sincronização de dados do Chrome

Fale com o navegador

Agora, o Chrome é capaz de transcrever sua fala em texto apenas com os recursos do HTML 5, devido ao uso da API speech input. Com isso, os desenvolvedores podem criar aplicativos para a web que permitam a transcrição de voz.

Assim, sempre que você acessar uma página que possua suporte para esta funcionalidade, você pode clicar no ícone referente ao recurso e falar algo ao microfone. O áudio é enviado ao servidores para transcrição e o texto aparece digitado em sua tela. Se quiser conferir o funcionamento deste recurso, (já com esta versão do Chrome instalada), basta clicar aqui.

Reconhecimento de voz no demo

Quem já gostava do recurso de armazenar senhas de serviços online no Chrome, ficará satisfeito com a versão 11. Agora o usuário pode salvar senhas, temas, preferências e extensões online, atrelando essas configurações à conta dele no Google. Com isso ele poderá sincronizar os mesmos dados diferentes computadores, sem dificuldade.

Selecionar várias abas

Agora o navegador permite que você selecione mais do que uma aba por vez. Para isso, basta você pressionar a tecla “Ctrl” e clicar em todas as guias que deseja marcar. A grande vantagem é que, ao aplicar uma ação (como "Atualizar", por exemplo), ela afeta a todas as abas e não somente àquela que está ativa.

Selecionando mais do que uma janela ao mesmo tempo

Vírus no Facebook infecta mais de 60 mil usuários

Facebook

Para quem possui uma conta no Orkut, a opção “visualizar quem acessou meu perfil” é mais do que conhecida, permitindo a você controlar sua conta e conferir quem é o bisbilhoteiro (ou amigo) que está acessando as informações da página.

Portanto, nada mais comum do que um aplicativo capaz de executar essa mesma opção no Facebook. Todavia, a empresa de segurança Sophos afirma que o serviço, exatamente com o intuito de oferecer o mesmo serviço do Orkut é, na verdade, um vírus que está se alastrando pela rede social.

O aplicativo “Who Views your profile” já infectou mais de 60 mil contas, que recebiam marcações em fotos e eram convidadas a acessar o link do serviço. A mensagem maliciosa era a seguinte: “OMG. I cant believe this actually works! Now you really can see who viewed your profile!” ou, em uma tradução livre “Meu Deus! Eu não acredito que isso realmente funciona! Agora você realmente pode saber quem visualizou seu perfil!”.

Ao fornecer seu login e senha, você deveria ter acesso ao aplicativo e poderia, enfim, conferir quem havia acessado sua página. Ao invés disso, o aplicativo recolhia informações pessoais, espalhando-se também por sua rede de amigos.

Nunca é demais alertar que você deve ter muito cuidado com os links que aparecem em redes sociais, ainda mais aqueles que você não conhece. Além disso, fique de olho no nome do aplicativo, quem usa o programa e qual mensagem aparece em sua Feed de novidades, para não ser vítima desse tipo de golpe. Pelo menos, o link da "página do programa" não está mais disponível no site do Facebook.

YouTube (ao vivo)

YouTube Live (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)


O “Youtube está ao vivo”, afirma uma mensagem no blog oficial do serviço, publicado no último dia 08 de abril. Agora, você pode conferir diversas programações, em streaming, diretamente pelo site, aumentando as opções do serviço para além dos vídeos publicados pelos usuários.

Dividido em diversos canais, o YouTube Live trará concertos, eventos esportivos e entrevistas diretamente para a sua conta Google. Basta acessar a página inicial Live para encontrar os eventos que estão sendo mostrados pelo site, adicionando-os inclusive à sua lista de canais favoritos.

Caso sua conta esteja liberada para streaming, você verá um aviso, conforme mostrado na imagem abaixo, quando fizer o login em sua página pessoal. Para quem ainda não possui essa opção, os desenvolvedores pedem por paciência, mantendo sua conta em boas condições, ativamente enviando conteúdos para o site e respeitando as leis de copyright.

Aviso para streaming (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)


De acordo com o blog oficial, a plataforma beta de streaming ao vivo começa gradualmente a ser inserida, evoluindo com o passar dos meses. O objetivo é liberar centenas de contas com alta reputação a realizar streamings em seus canais, além de produzir conteúdos exclusivos para o site, por meio de parceiros do próprio YouTube.

Novidades do Windows 8 - Loja de aplicativos do Windows 8?

Loja de aplicativos da Microsoft

Loja de aplicativos da Microsoft (Fonte da imagem: CNbeta)


Além das imagens do Windows 8 que continuam a aparecer pela web, agora surgem também novidades sobre a loja de aplicativos da Microsoft. Imagens publicadas pelo site CNbeta, mostram que a empresa deve liberar uma central de apps juntamente com seu novo sistema operacional.

De acordo com as screenshots, a App Store da Microsoft ofereceria não apenas conteúdos da própria empresa, mas também aplicativos de terceiros (como o Opera ou o Firefox). Além disso, jogos que são a nova febre (vide Angry Birds) e outros que já conhecidos por quem usa o Windows.

Apesar de parecerem um tanto quanto “oficiais”, não há como saber se as imagens são, de fato, reais ou não. Elas, por exemplo, trazem games que já existem no sistema operacional, algo que não faria muito sentido. Além do mais, o Angry Birds aparece com um desenvolvedor diferente do real, a já conhecida Rovio.

Para completar, constam ali aplicativos rivais do Internet Explorer, o que traz mais dicas sobre a falta de veracidade das imagens. Claro, com toda a discussão relacionada a monopólio de browsers na União Europeia, a possibilidade existe, apesar de pouco provável.

AmpliarA nova “App Store” parece estar rodando em Windows 7, uma boa notícia para quem adquiriu o computador com este sistema operacional e não pretende mudar de opção tão cedo. Como não há nenhuma confirmação da oficial sobre a autenticidade das imagens, ficamos apenas com os rumores sobre mais uma surpresa que a Microsoft pode estar preparando.


Apple iPhone - Cell Mobile Phone