O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

sábado, 21 de maio de 2011

7 erros que os estudantes costumam cometer

Por: Prof. Sérgio F. Lima - Adaptado
Segundo semestre e, em particular, terceiro trimestre (quarto bimestre em algumas escolas) muitos alunos descobrem (acordam!) que sua situação letiva está desesperadora!


Precisam tirar 10 para não ficarem em recuperação ou então precisam tirar 10 e ainda assim irão par a recuperação e todas as outras combinações possíveis que os deixam (e seus pais) em desespero!


Correm então para as aulas particulares, para as noites em cima dos livros e outras estratégias menos nobres, que não vale a pena citarmos aqui :-)


Quase sempre isto se dá muito mais por falta de planejamento e organização do que por alguma característica intríseca da disciplina ou do aluno!


Se você, seu filho, sobrinho ou conhecido está nesta situação, não tem muito o que fazer a não ser estudar muito para recuperar todo o atraso do ano...


Mas pro ano que vem que tal evitar os 8 erros abaixo e terminar o ano letivo com a mesma calma e tranquilidade com que começou?

Os 7 erros mais comuns



Os erros abaixo estão numa ordem arbitrária. Procure evitar todos eles :-)


1 - Não vou estudar agora pois está muito cedo. Perto da prova/avaliação eu estudo - Este erro é clássico. Quando chegar perto das avaliações verifica que para dominar tudo que precisa para a prova precisa estudar muita coisa e o tempo não é suficiente! Estude com regularidade na medida que a matéria for sendo lecionada!

2
- Eu entendi tudo que o professor(a) explicou, não preciso estudar! - É a famosa síndrome de Romário - Outro erro bem comum! Entender não é aprender! Só se aprende e se domina bem um assunto após praticá-lo bastante com exercícios e atividades ligadas ao mesmo!


3 -
Essa matéria é muito difícil e não vou conseguir aprender mesmo... Síndrome de corinthiano - O fato de você ter dificuldade numa disciplina significa apenas que você precisa se esforçar mais! E não o contrário! Quanto mais difícil um assunto for pra você, mais tempo você deve se dedicar ao mesmo!


4
- Essa matéria é muito fácil e não preciso estudar muito mesmo... Síndrome de Renato Gaúcho - O fato de você ter facilidade numa disciplina significa apenas que você precisa se esforçar menos! E não deixar de estudá-la! Quanto mais fácil um assunto for pra você, menos tempo você deve se dedicar ao mesmo! Mas tem que se dedicar!


5
- Já li toda a teoria e entendi tudo - Na na ni na não! Só se aprende mesmo praticando! Assim como se aprende a andar de bicicleta andando de bicicleta, se aprende a beijar, beijando... só se


aprende mesmo resolvendo exercícios! Estudar a teoria é só o "prato de entrada" dos estudos!

6 - Eu só preciso tirar x, para ficar na média, então só vou estudar um pouquinho! - Desculpe pegar pesado... mas quem está na média é medíocre! Você precisa fazer o máximo e o melhor que puder! Nós somos o que temos o hábito de fazer! Quem se acostuma a só ficar na média será uma pessoa mediana! Os campeões, os vitoriosos, os vencedores não são os medianos!


7 - Meu pai, mãe, avó,tio, tia, namorado, namorada, papagaio, etc não pode estudar comigo! - Meu filho, quem come por você? Quem ejeta os detritos da alimentação por você? Por que seria diferente na hora de estudar? Sim, é você quem tem que estudar! Seu pai, mãe, avó, tio, tia, namorado, namorada, papagaio, etc já passaram por esta fase, não os faça ter que passar tudo de novo!




Se isto te serve de consolo, as vezes eu ainda cometo muitos dos erros acima! Ou como já disse Chico Mário:


"Se eu não fosse como vocês eu não os perdoaria..."

Como Estudar?


Por: Consciencia Fiscal

Como estudar:

Como estudar? Como proceder de modo a reter o conteúdo estudado? Que fazer quando, após várias horas de estudo, tem-se a sensação de que nada foi aprendido? Estas são questões que povoam a mente do estudante e que sempre o preocupam. Embora não exista um processo único e definitivo que dê bons resultados para todos, alguns procedimentos são, sem dúvida, benéficos. O presente trabalho apresenta alguns deles.
Interesse:
A primeira condição para um bom aprendizado é o INTERESSE.
Não duvide: aprendizado sem um mínimo de interesse não existe!
Torna-se esforço cansativo e inútil.

O meio ambiente

O local onde se estuda é importante. Algumas condições desejáveis para o local bem como acerca da postura do estudante são:·
a) Procure um local tranqüilo e isolado, livre de ruídos e de trânsito de pessoas. Essas condições vão favorecer sua concentração.
b) Evite estudar com rádio ou CD ligados. Nossa atenção tende a se fixar naquilo que é mais interessante, mais "light".
c) Combine com seus amigos os horários para o "papinho" ao telefone. Evite estudar perto do telefone e desligue o seu celular enquanto estuda. nada é mais exigente e autoritário que o som de uma chamada telefônica!
d) Evite estudar deitado. O sono vem e o trabalho se perde.
e) Mantenha na mesa de estudos todo o material a ser usado mas somente o necessário para aquele período.

O período de estudo

a) Elabore um horário e siga-o. Ao elaborar o horário, dê preferência às matérias cujas aulas foram ou serão dadas naquele dia. Elabore, um horário de estudo de uma semana, colocando primeiro todos os blocos de atividade fixa que você tenha (horários de trabalho, por exemplo) para um candidato à Medicina e que freqüenta as aulas do turno da manhã. Adapte-o às suas necessidades e preferências.

O método
b) Estude por um período de, no máximo, 1 hora e meia, com intervalos de 10 a 15 minutos.
a) Comece por uma leitura geral de todo o assunto a ser estudado. vá direto até ao fim; não se detenha em detalhes. Nessa fase você está "esquentando o motor".
b) É evidente que a extensão da matéria a ser estudada não pode ser demasiadamente longa.
c) Volte a ler, desta vez, separando as idéias principais de cada parágrafo. Sublinhe os trechos mais importantes. procure o significado de cada termo ou de cada palavra desconhecida.
d) Faça um resumo escrito do conteúdo, usando frases curtas e objetivas.
e) Procure relacionar o conhecimento novo ao já adquirido anteriormente.
f) Faça a si próprio a pergunta: "que significa isso?". Se houver dúvida, volte a estudar, esclarecendo conceitos que ainda lhe parecem obscuros.
g) Terminada essa fase, passe à resolução de questões envolvendo o conteúdo estudado. Caso não consiga resolver algum, pode ser porque alguns aspectos do conteúdo não ficaram claros ou porque não estão totalmente compreendidos. Volte e faça uma revisão.
h) Lembre-se: bons resultados podem ser conseguidos com uma pequena dose de inspiração, mas apenas 10%; os outros 90% são de transpiração, trabalho e, sobretudo, perseverança.

Dicas Para Entrar na Universidade


Por: Canha - Digital Paper
Vestibular, ô coisa infernal. Ninguém gosta, mas [quase] todos precisam passar por ele. Confesso que eu fiz minha prova “nas coxas” e passei por intervenção divina. Mas se eu tivesse tentado uma Federal da vida (e tentei), as chances de eu passar seriam mínimas. Com uma namorada prestando a Federal este ano, decidi arregaçar as mangas e pesquisar o que pode ser feito para diminuir o estress e o nervosismo na época pré-vestibular. Eu sei que isso não têm muito a ver com design, mas como muitas pessoas vão ainda prestar vestibular (seja pra design ou não), creio que este artigo pode ser de grande ajuda.
Antes de mais nada, entendam que este artigo é para aqueles que não relaxaram o ano todo, que estudaram (e ainda estão estudando) o tempo todo, fizeram os exercícios certos, compareceram a todas as aulas, leram jornais e revistas atrás de atualidades (muitos vestibas cobram isso hoje em dia), e inclusive perderam o sono varando a noite fazendo exercícios.
Com o vestibular se aproximando, o nervosismo vai aumentando. Quantas vezes já vimos amigos e familiares perderem a cabeça com essa temível prova? Então você se pergunta “o que posso fazer para diminuir meu stress e nervosismo pré-vestibular?“. Após muita pesquisa, descobri a resposta.

Em primeiro lugar, siga seus horários. Se você têm aula de manhã, vá pra aula. Na hora do almoço, reserve uma hora para almoçar (ou o tempo necessário que você precise para comer com calma). Nada de enfiar comida goela abaixo ou comer e estudar ao mesmo tempo. Hora de comer, é hora de comer. Depois, vá revisando a matéria do dia e faça os exercícios propostos. Pegue primeiro uma disciplina, preferencialmente a que você mais têm dificuldade, e depois que terminar esta (ou ficar de saco cheio, o que vier primeiro) parta para uma disciplina diferente; por exemplo, se você escolheu matemática, faça depois exercícios de história ou geografia. E após esta, passe pra física, química ou biologia. O negócio é fazer uma de exatas, depois uma de humanas, e por aí vai. Assim, seu cérebro têm tempo de descançar e absorver o que você acabou de estudar, sem misturar duas disciplinas semelhantes. Se você decidiu estudar por 5 horas depois do almoço, procure fazer uma pausa de uns 20 minutos depois de duas horas e meia ou de 5 minutos a cada hora. Use esse tempo pra olhar pra fora da janela ou simplesmente escutar uma música. Depois destas 5 horas de estudo está na hora da janta e do descanço. Nada de exceder o seu tempo de estudo! Quando chegar a hora de dormir, durma.Acredite: dormir é de extrema importância, ainda mais agora nas vésperas do vestibular. Se seu corpo não estiver descançado, ele vai acabar sobrecarregando e você pode acabar tendo um ataque de nervos nos dias que antecedem a prova. E ninguém quer isto, certo? Existe uma hora para estudar e outra para descançar. Anote estes horários erespeite-os! De acordo com o site Acessa.com, não tente encarar tudo como “urgente-urgentíssimo”. Não vale a pena começar a se matar de estudar na reta final (por exemplo, passar de 4 horas de estudo por dia para 12) - você vai gerar uma overdose que vai sobrecarregar sua cabeça.
Outro fator importante é o tanto de dias de estudo por semana. Pelo que andei pesquisando, 6 dias por semana é o suficiente. Tire um dia para ler um livro, ou sair durante o dia, respirar um ar fresco, ou qualquer coisa que lhe trouxer a paz que você precisa. Mesmo se você têm 7 aulas por semana (o que parece ser mais comum do que imaginei nessa época do ano), no sétimo dia vá pra aula, mas depois estude apenas por umas 3 horas ou a metade do que você estuda todo dia. Depois disto, descance. Descançar é importante!
Não consegue descançar? Tá nervoso agora mesmo? Então respire fundo. Mas beeeem fundo. Puxe todo o ar que você puder. Segure nos seus pulmões por uns 3 ou 4 segundos e depois solte o ar, esvaziando por completo o seu pulmão. Faça isso umas dez vezes seguidas. De preferência, faça de olhos fechados. Vamos, faça isso agora. Eu espero. Agora, volte a estudar. Se já passou do seu horário, já sabe: pare. Isso também não é motivo para relaxar por completo! (Mais disto adiante)
Não consegue dormir? Evite estudar na sua cama. Psicológicamente, estudar na cama acaba fazendo nosso cérebro associar o local como local de estudo e não de descanço. Se você não tiver uma área no seu quarto para fazer isto, vá para a cozinha, a sala ou até mesmo fique no colégio se você não consegue paz e sossego na sua casa. Na hora de deitar, risque os capítulos do que você estudou. Se você não fez algum exercício, escreva em um pedaço de papel como se fosse uma lista de “do que fazer AMANHÔ. Ou até mesmo fale para si mesmo (acredite! funciona!) “eu vou terminar esses exercícios amanhã, mas agora preciso de uma boa noite de sono”. Algumas pessoas até preferem ver um pouco de TV antes de dormir, ou ler um livro. Evite ver telejornal ou ler revistas de atualidades nestas horas. Você quer que seu cérebro descance para que ele permita que você durma bem. O ideal é dormir pelo menos sete horas por dia. Evite dormir menos que isto.
De acordo com o diretor do curso Dom Bosco, Ari Herculano de Souza, “Virar a noite estudando não é produtivo, pois provoca desgaste físico. O aluno precisa descobrir qual é o máximo que pode dar sem compremeter a própria saúde”.
Coma bem. O vestibular testa o seu conhecimento, o conhecimento você consegue através dos estudos, e para estudar é necessário estar de bem com a vida. Alimentações balanceadas fazem seu corpo aproveitar mais os nutrientes, suplementos de vitamina (as famosas “balinhas” e não aquelas bombas de cavalo que alguns caras estranhos tomam) ajudam a você manter a boa saúde. Coma muitas frutas e verduras. Evite alimentos gordurosos e beba bastante líquido. Controle o álcool e o café. Reduza ou evite o cigarro e o uso de remédios não-naturais. Um corpo saudável é uma mente saudável.
A professora de Biologia do Decisivo, Elvira Sampaio, sugere que os alunos na reta-final do vestibular dediquem-se mais a assuntos que não entenderam no decorrer do ano. “O aluno deve focar os pontos em que apresenta maior dificuldade, estudando a matéria de que mais gosta ao fim do dia”, recomenda.


Mas nada de relaxar por completo!
Se você estudava 12 horas por dia, nade de cortar para 2 horas. Corte para 10, ou até 7 horas, mas não menos que a metade. A não ser que faltem dois dias para a prova…Os parentes também podem e devem ajudar. O que normalmente ocorre é que toda a casa é influenciada e entra no clima de vestibular nesta reta final. Por vezes isto ocorre através de pressões ou "brincadeirinhas" que só fazem aumentar a tensão do vestibulando. Não tenha medo de falar com seus pais, amigos ou namorado(a).Peça ajuda e quando estiverem atrapalhando fale. Na maioria das vezes todos só querem ajudar, mas…
Faltam dias para o vestibular. E agora?
Chegou a hora. Mais do que nunca, é importante começar a relaxar. Nada de estudar no dia antes da prova.Acredite: se você não entendeu durante o ano inteiro uma matéria, não vai ser agora que vai entender. O cérebro começa funcionar de um jeito muito estranho nestes dias antecedendo sua prova. Entendo isso, você vai entender como controlar o temível “branco” na hora H.
No dia (ou nos dias) que antecedem a prova, o nervosismo está naturalmente a mil. Medo de não passar, medo de não ter estudado o suficiente, “meu Deus! Se eu não tivesse matado aquela aula em maio para sair com meus amigos, eu não estaria tão despreparado”. Isso tudo é natural, e não adianta se culpar agora. O que você aprendeu, tá aprendido. O que não aprendeu, deixa pra lá. Não corra atrás agora, pois seu cérebro já está ocupado demais tentando manter-se são. Você vai estar preocupado, e se você não aderiu aos hábitos saudáveis que mencionei anteriormente, é bem possível que você esteja mais do que estressado. Encare a ansiedade e o medo com naturalidade. Todo ser normal tem ansiedade e medo. Controle-se na hora da prova, não permita que o nervosismo seja mais forte que seu aprendizado.
Pensamento positivo é algo de suma importância: você estudou o ano todo, você viu todas as matérias, você fez os exercícios, você leu tudo que tinha que ler. Agora chega! Você vai passar no vestibular, porque você sabe da matéria. Nada de “e se…”. Você vai passar no vestibular. Vamos lá, repita comigo: Eu vou passar no vestibular. Eu vou passar no vestibular. Pensamento positivo funciona sim! Não deixe ser contagiado pelo estress dos outros. Se seus companheiros de sala começarem a ficar nervosos, evite-os. Você têm problemas o suficiente com os quais se preocupar agora, então não é hora de se preocupar com os problemas dos outros.
Tire o dia antes do dia da prova pra relaxar. Faça algo divertido, ou busque um pouco de paz em algum lugar isolado. Nada de tentar decorar fórmulas a caminho da prova. Lembre-se: você estudou bastante este ano. Você está preparado!
Na hora da prova
Chegue com bastante antecedência no local da prova. Estude as rotas para chegar lá. Lembre-se: haverá trânsito nas horas da prova. Tente ir alguns dias antes para o local da sua prova, só para saber como chegar lá. Lembre-se de trazer exatamente o que se pede (ex: caneta esferográfica preta, e não azul). Muitos vestibulares não permitem que se coma durante a prova ou beba refrigerantes (geralmente apenas permitem garrafas de água sem o rótulo) - informe-se com a instituição com antecedência.
Na hora de fazer a prova, leia as questões atentamente. Se você não entendeu uma, leia de novo palavra por palavra. Se te ajudar, faça um diagrama do que aquilo quer dizer. Se mesmo assim você não entendeu, passe pra próxima questão com objetivo de voltar para esta mais tarde (assim, seu cérebro registra isso como um “ok, eu entendi do que se trata, mas vou dar mais atenção depois” e não como “meu Deus do céu! Eu não entendi nada!”).
Mesmo assim, não consegue lembrar de como resolver a questão? Feche os olhos, respire beeem fundo umas 10 vezes seguidas. Passe para outro assunto caso sua confiança naquele não esteja tão bem.
Ao terminar a prova, re-leia tudo. Muitas pessoas erram questões por não lerem a prova direito. Não tenha pressa para ser o primeiro a terminar.
Respire fundo, respeite seus limites e tenha confiança em você mesmo! Boa prova e boa sorte!

Primeiro malware para roubar dados bancários de sistema em 64 bits é brasileiro

Fabio Assolini, pesquisador de segurança da Kaspersky Lab, publicou no blog da empresa que foi detectado o primeiro rootkit para roubar dados bancários especificamente em sistemas operacionais de 64 bits. A nova ameaça foi desenvolvida por brasileiros.

De acordo com o informe, foi encontrado um arquivo malicioso inserido em um site popular brasileiro, o qual não teve seu nome divulgado. O malware é baseado na plataforma Java e rouba informações de acesso a internet bankings após infectar a máquina.

Segundo Assolini, os ataques acontecem no estilo drive-by. Isso significa que o rootkit baixa e instala diversos malwares no momento em que um endereço infectado é acessado. Esse tipo de conteúdo malicioso é capaz de modificar configurações de inicialização do PC, bem como redirecionar o internauta para sites que utilizam o phishing como mecanismo de fraude.

O malware brasileiro pode desativar o User Account Control (UAC) do Windows, o que abre enormes brechas para que outros vírus invadam o computador. Apesar do perigo, Assolini diz que o sistema utilizado pelos cibercriminosos é interessante e explica como ele funciona:

“Todo o esquema malicioso é simples, mas interessante. O arquivo ‘add.reg’ irá desativar o UAC (User Access Control) e modificar o Registro do Windows, adicionando CAs (Autoridades Certificadoras) falsas na máquina infectada”, comentou o pesquisado da Kaspersky.

“O arquivo ‘cert_override.txt’ é um certificado digital falso assinado pela AC [Autoridade Certificadora] fraudulenta registrada no sistema. O objetivo principal desse ataque é redirecionar o usuário para um domínio de phishing. O site malicioso, então, mostra um ícone de conexão segura (https), simulando a página verdadeira do banco”, completou Assolini.

Notebook conceitual reproduz painel de controle de Star Trek

(Fonte da imagem: ASCII)

O designer Philipp Schaake, integrante da equipe alemã Sensid Studio, criou um notebook conceitual que reproduz o visual de um painel de controle do seriado Star Trek (também conhecido como Jornada nas Estrelas).

O conceito, batizado de Crowd, é enfeitado com formas coloridas e brilhantes que servem como interface do computador portátil. Confira a aparência do aparelho na galeria de imagens abaixo, publicadas pelo site ASCII.

Outra característica peculiar é sua capacidade de se dividir em dois módulos independentes – como se dois iPad fossem unidos para gerar um laptop. O projeto da Sensid Studio foi o vencedor do competição Design Award 2011, organizada pela empresa japonesa de tecnologia Fujitsu
.


Relatório aponta Adobe como a empresa com softwares mais vulneráveis

(Fonte da imagem: Divulgação/Adobe)

Relatório publicado pela Kaspersky Lab com os 10 softwares mais vulneráveis aponta que a Adobe lidera a lista com as três primeiras posições. Os programas mais problemáticos da marca são o Reader, com 40,78% de vulnerabilidade, e o Flash, o qual apresentou 31,32% de brechas para invasões.

A empresa de segurança considera como ataque bem-sucedido aquele em que a pessoa mal-intencionada consegue tomar o controle do computador, após invadi-lo pelos programas avaliados. No caso dos produtos da Adobe, as vulnerabilidades foram consideradas “extremamente críticas”.

No relatório da Kaspersky, ainda aparecem softwares da Microsoft (OneNote), da Apple (QuickTime), da Oracle (Java) e o Winamp.

Do bit ao Yottabyte: conheça os tamanhos dos arquivos digitais


Infográfico - Do bit ao Yottabyte: conheça os tamanhos dos arquivos digitais [infográfico]

Sabe aquele seu pendrive de 4 GB? Em alguns anos, ele estará totalmente defasado. O mesmo se aplica ao seu disco rígido de 250 GB ou ao seu SSD de 80 GB. É verdade, a cada ano os dispositivos de armazenamento oferecem maiores capacidades e os componentes mais antigos vão ficando obsoletos.
É difícil imaginar, mas os principais dispositivos de armazenamento móvel utilizados (os disquetes) até poucos anos atrás não permitiam mais do que 1,44 MB de capacidade. Achou pequeno? Pois saiba que os megabytes nem são as menores frações dos arquivos. Ainda existem os kilobytes, os bytes e os bits.
Também é preciso dizer que as informações não são limitadas aos terabytes dos HDs mais poderosos da atualidade. Há vários outros valores que serão apresentados neste artigo. Você está preparado para aprimorar o seu conhecimento sobre informática e adicionar alguns megabytes de dados ao seu cérebro? Então veja como cada uma dessas unidades é importante em sua vida.

Bits: a menor parte de um dado

Para começar, vamos falar a respeito da origem do nome dos bits. “Bit”vem de BInary digiT,ou seja, dígitos binários. Isso porque cada bit é exatamente isto: um dígito binário que pode corresponder aos valores “0” ou “1”. O conjunto deles forma os dados na forma que nós conseguimos compreender.
Quando ainda estão como bits, apenas programadores conseguem decifrá-los, pois respondem a sequências binárias mais complexas. Nos códigos de programação, você pode encontrar os binários como ativação ou negação de certas tarefas. Por padrão, o “0” desativa as opções, enquanto o “1” faz o contrário.

Bytes: a informação tomando forma

Um conjunto de oito bits representa um byte, que é a fração dos dados que pode ser compreendida pelos usuários. Nesse caso, em vez de duas combinações possíveis, existem 255. Um caractere, por exemplo, pode possuir o tamanho exato de um byte (dependendo da codificação utilizada), por isso alguns arquivos no formato TXT podem ser encontrados com menos de 1 kB.
Quanto tem um byte?
Agora, uma curiosidade. Você pode estar se perguntando: “A imagem mostrada diz que o arquivo possui 23 bytes, mas ocupa 4 kilobytes em disco. Como isso é possível?”. Apesar de possuir poucas informações, o computador gasta os 4 kilobytes para armazená-lo, pois esse é o valor mínimo definido pela formatação do computador utilizado na ocasião.

Kilobytes: os dados tangíveis

Um kilobyte é composto por 1.024 bytes. Essa é a primeira unidade (entre as citadas) que a grande maioria dos usuários deve conhecer. Muitos arquivos de texto e até mesmo fotografias com resoluções mais baixas possuem alguns kilobytes. Os antigos disquetes de 1,44 MB permitiam que os usuários carregassem vários arquivos com essas dimensões.
Essa unidade é muito lembrada quando downloads são realizados. As taxas de transferência são medidas em kilobytes por segundo. E isso já funciona dessa forma há vários anos, desde a época das conexões discadas. Se em 1999 as pessoas baixavam músicas em velocidades de 3 kB/s, hoje há várias conexões que permitem downloads de 200 kB/s ou mais.

Megabytes: o mundo multimídia

Se os kilobytes armazenam vários arquivos de texto, os megabytes permitem um mundo muito mais multimídia para os usuários. Em média, uma música em MP3 ocupa 5 MB no disco rígido e uma foto em alta resolução pode passar dos 2 MB facilmente, dependendo do formato de arquivo que for utilizado.
CDs (de áudio ou dados) possuem cerca de 700 MB de capacidade. Isso garante que muitos arquivos sejam armazenados, ou cerca de 20 músicas. “Mas uma música não possui apenas 5 MB?”. Sim, uma música em MP3 ocupa isso, mas para os CDs de áudio o formato dos arquivos é diferente e ocupa muito mais megabytes.
Discos e mais discos
Você pode perceber que todo tipo de mídia pode representar alguns kBs ou muito MBs, tudo depende da qualidade com que são codificados. Isso inclui fotografias e músicas, como já dissemos, e também filmes. Um filme em qualidade baixa pode ocupar menos de 500 MBs, enquanto o mesmo em qualidade 1080p pode chegar aos 25 gigabytes.

Gigabytes: a alta definição

Em tempos remotos (mas não tão remotos assim, quando o Windows 95 era o sistema operacional mais utilizado em todo o mundo), discos rígidos não chegavam a possuir a capacidade de 1 GB. Mas os sistemas foram evoluindo, outros softwares também e a demanda exigiu melhorias nos componentes de hardware.
Hoje, dificilmente encontram-se computadores sendo vendidos com discos rígidos inferiores aos 500 GB de capacidade. Até mesmo HDs externos podem ser encontrados com capacidades maiores do que essas e sem serem vendidos por preços absurdos, como acontecia até pouco tempo atrás.
Podemos afirmar que, nos próximos anos, os gigabytes devem limitar-se às mídias de alta definição e aos pendrives, visto que HDs devem ultrapassar a casa dos terabytes em larga escala. Quanto às mídias: DVDs possuem 4,7 GB; Blu-rays, 25 GB e arquivos digitais podem ir muito além disso.

Terabytes: a nova necessidade

Quem poderia imaginar, em 2005, que seria possível dispor de um disco rígido com capacidade para armazenar um terabyte de informações? Pois hoje a realidade é outra e os HDs permitem exatamente isso. Você já parou para pensar em quantas músicas poderiam ser armazenadas em um disco desses?
Cada dia mais frequentes
Vamos às contas. Uma música em MP3, com cerca de 3 minutos, ocupa 5 MB. Em 1 TB, poderiam ser armazenadas 200 mil músicas. Caso fossem reproduzidas sequencialmente e sem interrupções, elas levariam 1 milhão de minutos para serem tocadas sem repetições de arquivos. Isso representaria 17 mil horas ou 728 dias. Exatamente, seriam quase dois anos sem parar de ouvir músicas.
Se o mesmo cálculo fosse feito para filmes em Blu-ray, com cerca de 90 minutos e 25 GB, chegaríamos à conclusão de que 1 TB pode armazenar 40 filmes em alta definição. O que exigiria dois dias e meio de “maratona” para que todos pudessem ser vistos sem pausas. Para DVDs o período seria de 13 dias.

Petabyte: muito além do uso doméstico

Um milhão de gigabytes. É exatamente isso que representa um petabyte, muito mais do que qualquer pessoa precisa para armazenar seus dados. Na verdade, é muito mais do que muitas empresas gigantes precisam. Petabytes só são tangíveis se somarmos uma grande quantidade de servidores.
Segundo James S. Huggins (especialista em tecnologia da informação), se fôssemos digitalizar livros, apenas 2 petabytes seriam suficientes para armazenar toda a produção acadêmica dos Estados Unidos. Já o Google processa cerca de 24 petabytes de informações todos os dias, o que demanda muitos servidores dedicados à atividade.

Exabyte: o tráfego da internet mundial

Não seria possível ouvir 1 bilhão de canções em apenas uma vida (capacidade de armazenamento de um HD hipotético de 1 EB). Os exabytes ainda estão muito distantes dos computadores comuns, mas já são uma realidade na internet mundial.
Central de dados da Wikimedia (Fonte da imagem: Wikimedia Commons / Midom)
O Discovery Institute (uma instituição sem fins lucrativos) realizou alguns estudos e concluiu que, todos os meses, são transferidos cerca de 30 exabytes de informações na internet mundial. Isso representa 1 EB por dia, ou 1 bilhão de gigabytes de dados circulando a cada 24 horas.

Zettabyte: todas as palavras do mundo

Você consegue imaginar o que são 1 bilhão de HDs de 1 terabyte? Agora imagine todos eles lotados de dados. Pois isso é o mesmo que ocupar 1 zettabyte com informações. Essa unidade é muito maior do que conseguimos imaginar ao pensarmos em computadores comuns.
O estudo mais curioso que já foi realizado com base nos zettabytes é de Mark Liberman (linguista da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos). Ele constatou que, se fossem gravadas todas as palavras do mundo (de todos os idiomas, digitalizadas em 16 bits e 16 kHz), seriam necessários 42 zettabytes para armazenar toda a gravação.

Yottabyte: mais do que existe

Some todas as centrais de dados, discos rígidos, pendrives e servidores de todo o mundo. Pois saiba que essa soma não representa um yottabyte. Um trilhão de terabytes ou um quadrilhão de gigabytes: não é possível (pelo menos por enquanto) atingir essa quantia.
Dividindo um yottabyte pela população mundial, teríamos 142 terabytes para cada pessoa. Levanto em conta que apenas 25% das pessoas possuem acesso a computadores, essa quantia seria aumentada para 568 terabytes (pouco mais do que a metade de um petabyte). Seriam 23 mil filmes em Blu-ray para cada um.

BitDefender Total Security 2012

BitDefender Total Security 2012 é a nova versão do pacote completo de proteção da BitDefender. A suíte integra antivírus, firewall, antispam e diversas outras ferramentas para a manutenção do sistema em um único lugar.

Além de um visual totalmente remodelado e de uma interface modular, a nova versão do pacote conta com novos recursos que aumentam sua segurança online e está mais fácil de usar do que nunca. Relaxe e aproveite tudo que a internet tem de melhor, pois BitDefender Total Security 2012 mantém seu computador seguro em qualquer situação.

Janela principal do programa.

Vale lembrar que a versão 2012 do BitDefender Total Security ainda está em fase de testes. Caso você procure por uma versão estável do programa, recomendamos o download do BitDefender Total Security 2011.

Ainda mais simples

Logo durante a instalação, você já confere uma das novidades da nova versão do BitDefender Total Security 2012. Em vez de requerer uma infinidade de opções, a suíte está com uma instalação linear, exatamente como qualquer programa comum. Ele baixa ainda as atualizações mais recentes e faz um escaneamento completo da sua máquina ao final do processo automaticamente.

Estrutura modular

Ao todo, BitDefender Total Security 2012 conta com nove estruturas principais como painel do antivírus, opções do firewall, controles dos pais, etc. Pensando em atender às necessidades dos mais variados usuários, todos esses módulos podem ser reordenados na janela principal do programa conforme a vontade do usuário. Para tal, basta arrastá-los com o mouse.

Piloto automático

Como a maioria dos antivírus, BitDefender Total Security 2012 inicia suas atividades com as configurações recomendadas. Mas para garantir que mesmo os usuários mais leigos façam a escolha adequada, ele oferece um modo “Autopilot” que pode ser ativado logo em sua janela principal.

Organize as ferramentas conforme sua necessidade.

Ativá-la significa que o programa tomará automaticamente as decisões mais importantes para prevenir seu sistema. Você nunca mais encontrará janelas pedindo sua orientação diante de uma possível ameaça e, mesmo assim, manterá a segurança do computador sempre ativa.

Segurança aprimorada

Outra novidade da versão 2012 do BitDefender Total Security é o escaneamento fragmentado. Dessa forma, o usuário pode verificar a existência de ameaças apenas em uma parte do sistema, focando assim sua atenção. A suíte também conta com um recurso que mantém uma cópia de todas as informações iniciais do programa intactas. Assim, é sempre possível restaurar as configurações originais da máquina diante de problemas.

Melhorias online

O sistema de backup online também foi aprimorado. Cada usuário agora conta com um espaço de 2 GB em um servidor remoto onde o programa salva automaticamente qualquer mudança importante. BitDefender Total Security 2012 também é integrado com serviços nas nuvens que asseguram rapidez e eficiência na detecção de novas ameaças emergentes.

Efetuando a manutenção do sistema.

O programa faz a sincronia de arquivos e documentos entre diferentes computadores de uma mesma rede através de uma pasta comum. Outra novidade que está a caminho ainda para a versão 2012 é uma ferramenta online capaz de escanear redes sociais em tempo real e impedir a ação de ameaças que se proliferam através delas.

Mozilla Firefox 5.0 Beta 2

Ao que parece, a Fundação Mozilla está empenhada em cumprir os prazos de lançamentos estipulados para as novas versões do Firefox. Após pouco tempo de liberação da versão Aurora, a mais recente novidade da empresa foi o anúncio do Firefox 5 Beta, ou seja, um passo para o lançamento oficial da quinta geração do browser.

O Baixaki não perdeu tempo e oferece aos seus leitores a oportunidade de experimentar o que a Mozilla está preparando para o seu navegador. Confira o que a versão de teste do Firefox 5 tem para que sua experiência de navegação seja aprimorada.

Lembre-se: esta é uma versão de teste, portanto, não é indicado trocá-la pelo navegador estável que você utiliza!

Conheça o Firefox 5 Beta!

Como atualizar a versão de teste

Ao pressionar o botão “Clique para Baixar”, você baixará o arquivo de instalação da versão Aurora – antecessora à Beta. Instale o aplicativo normalmente. Após o término desse processo, você deve utilizar o recurso de atualização do próprio navegador.

Clique no botão Aurora, posicione o mouse sobre a opção “Help” e selecione o item “About Aurora”. Confira o procedimento na figura abaixo. Em seguida, na janela de informações do browser exibida, clique no link “Change”.

Siga as instruções.

Ao realizar essa ação, deve aparecer uma opção de listagem contendo a inscrição “Aurora”. Clique na flecha inferior, selecione a alternativa “Beta” e pressione o botão “Apply and Update”, conforme ilustra a imagem abaixo.

Use o mecanismo de atualização do browser.

Aguarde o download e a instalação do Firefox 5 Beta. Para finalizar a atualização é preciso reiniciar o browser. Feito isso, você está pronto para usufruir das ferramentas e recursos da versão de teste da quinta geração do navegador da Fundação Mozilla.

Interface conhecida

O visual do Mozilla Firefox 5 Beta não é uma surpresa para ninguém. Se você já experimentou a versão 4 do browser, não terá problemas em se adaptar à interface limpa e minimalista. Por padrão, o navegador exibe apenas as funções básicas para a navegação, o que amplia o espaço de visualização do internauta.

Os menus que apresentam as ferramentas e configurações do Firefox continuam nas mesmas posições da versão anterior. Esse fato é positivo, pois, assim, os usuários não ficam perdidos entre botões que desconhecem.

A um passo do lançamento oficial!

O botão Firefox

O botão principal do browser permanece localizado no canto superior esquerdo da janela. Por meio desse menu, você tem acesso a todas as funcionalidades do Firefox 5 Beta, como o histórico de navegação, os sites marcados como favoritos, o gerenciador de downloads e os complementos instalados.

Nessa mesma seção, o usuário pode explorar as configurações do navegador e adaptá-lo às suas necessidades e exigências. Dessa forma, o botão “Firefox” funciona como o botão Iniciar do Windows.

O botão Firefox.

Sincronia perfeita

Atualmente, é comum usarmos mais de um computador em nosso dia a dia. Para facilitar a vida dos usuários, os navegadores começaram a oferecer ferramentas de sincronização de algumas configurações e informações – evitando a utilização de complementos.

Já presente na quarta geração do navegador, o Firefox 5 Beta mantém o mecanismo chamado Sync. Informando um endereço de email e uma senha, o internauta consegue acessar os dados, as senhas e as preferências salvas no navegador de qualquer PC.

Para configurar essa ferramenta, clique em “Firefox” e selecione a opção “Set up Sync”.

Ferramenta de sincronização do navegador.

Visão panorâmica

Um dos recursos inovadores que o Firefox 4 apresentou aos usuários foi o modo Panorama de visualização das abas abertas. Esse mecanismo permite que o internauta veja as abas em um ambiente mais amplo e interativo.

Por meio dessa ferramenta, é possível criar grupos de abas e organizá-las de acordo com a sua necessidade, tornando a navegação ainda mais prática e eficiente. A função pode ser acessada pelo botão “Group your tabs”, disposto no canto superior direito da janela, ou pressionando a combinação de teclas Ctrl + Shift + E.

Visão panorâmica do navegador.

Mudando de versão

Uma opção bacana oferecida pelo Mozilla Firefox 5 Beta é a troca de versão simplificada. A versão de teste do Firefox permite que o usuário retome a versão estável pelo próprio navegador. Isso torna a transição descomplicada e com menos riscos de acarretar em uma falha de instalação.

A ferramenta está disponível no menu que exibe as informações do browser. Para acessá-la, clique no botão “Firefox”, posicione o mouse sobre “Help” e selecione a opção “About Firefox” no submenu apresentado.

Na janela seguinte, clique no link “Change”, escolha o canal desejado (entre Aurora, Beta e Release) e pressione o botão “Apply and Update”. Feito isso, basta esperar que o Firefox faça o trabalho pesado!

Função para transição de versão.

Desempenho inicial

Em sua estrutura, a princípio, o Firefox 5 Beta não trouxe grandes evoluções. O navegador manteve o suporte completo para HTML5 e CSS3, além das poderosas tecnologias WebM, WebGL e SVG. Esse conglomerado de recursos oferece maior compatibilidade do browser com conteúdos 3D, imagens dinâmicas e gerenciamento de memória – permitindo a criação de páginas mais interativas e atraentes.

Em relação ao consumo de memória, o Firefox 5 Beta apresentou aumento de exigências da máquina, voltando a ultrapassar os 200 MB – fato que deixou de acontecer na versão 4, conforme descrito na análise desse modelo.

Consumo além do esperado.

Por sua vez, no teste Acid3 (usado para colocar a eficácia dos navegadores à prova), o Firefox 5 Beta manteve o desempenho do seu antecessor, marcando 97/100 pontos. Apesar desse alto valor, o Firefox ainda permanece atrás de alguns concorrentes, como o Opera e o Chrome, que já atingiram os 100 pontos completos!

Apple iPhone - Cell Mobile Phone