Vestibular, ô coisa infernal. Ninguém gosta, mas [quase] todos precisam passar por ele. Confesso que eu fiz minha prova “nas coxas” e passei por intervenção divina. Mas se eu tivesse tentado uma Federal da vida (e tentei), as chances de eu passar seriam mínimas. Com uma namorada prestando a Federal este ano, decidi arregaçar as mangas e pesquisar o que pode ser feito para diminuir o estress e o nervosismo na época pré-vestibular. Eu sei que isso não têm muito a ver com design, mas como muitas pessoas vão ainda prestar vestibular (seja pra design ou não), creio que este artigo pode ser de grande ajuda.
Antes de mais nada, entendam que este artigo é para aqueles que não relaxaram o ano todo, que estudaram (e ainda estão estudando) o tempo todo, fizeram os exercícios certos, compareceram a todas as aulas, leram jornais e revistas atrás de atualidades (muitos vestibas cobram isso hoje em dia), e inclusive perderam o sono varando a noite fazendo exercícios.
Com o vestibular se aproximando, o nervosismo vai aumentando. Quantas vezes já vimos amigos e familiares perderem a cabeça com essa temível prova? Então você se pergunta “o que posso fazer para diminuir meu stress e nervosismo pré-vestibular?“. Após muita pesquisa, descobri a resposta.

Em primeiro lugar, siga seus horários. Se você têm aula de manhã, vá pra aula. Na hora do almoço, reserve uma hora para almoçar (ou o tempo necessário que você precise para comer com calma). Nada de enfiar comida goela abaixo ou comer e estudar ao mesmo tempo. Hora de comer, é hora de comer. Depois, vá revisando a matéria do dia e faça os exercícios propostos. Pegue primeiro uma disciplina, preferencialmente a que você mais têm dificuldade, e depois que terminar esta (ou ficar de saco cheio, o que vier primeiro) parta para uma disciplina diferente; por exemplo, se você escolheu matemática, faça depois exercícios de história ou geografia. E após esta, passe pra física, química ou biologia. O negócio é fazer uma de exatas, depois uma de humanas, e por aí vai. Assim, seu cérebro têm tempo de descançar e absorver o que você acabou de estudar, sem misturar duas disciplinas semelhantes. Se você decidiu estudar por 5 horas depois do almoço, procure fazer uma pausa de uns 20 minutos depois de duas horas e meia ou de 5 minutos a cada hora. Use esse tempo pra olhar pra fora da janela ou simplesmente escutar uma música. Depois destas 5 horas de estudo está na hora da janta e do descanço. Nada de exceder o seu tempo de estudo! Quando chegar a hora de dormir, durma.Acredite: dormir é de extrema importância, ainda mais agora nas vésperas do vestibular. Se seu corpo não estiver descançado, ele vai acabar sobrecarregando e você pode acabar tendo um ataque de nervos nos dias que antecedem a prova. E ninguém quer isto, certo? Existe uma hora para estudar e outra para descançar. Anote estes horários erespeite-os! De acordo com o site Acessa.com, não tente encarar tudo como “urgente-urgentíssimo”. Não vale a pena começar a se matar de estudar na reta final (por exemplo, passar de 4 horas de estudo por dia para 12) - você vai gerar uma overdose que vai sobrecarregar sua cabeça.
Outro fator importante é o tanto de dias de estudo por semana. Pelo que andei pesquisando, 6 dias por semana é o suficiente. Tire um dia para ler um livro, ou sair durante o dia, respirar um ar fresco, ou qualquer coisa que lhe trouxer a paz que você precisa. Mesmo se você têm 7 aulas por semana (o que parece ser mais comum do que imaginei nessa época do ano), no sétimo dia vá pra aula, mas depois estude apenas por umas 3 horas ou a metade do que você estuda todo dia. Depois disto, descance. Descançar é importante!
Não consegue descançar? Tá nervoso agora mesmo? Então respire fundo. Mas beeeem fundo. Puxe todo o ar que você puder. Segure nos seus pulmões por uns 3 ou 4 segundos e depois solte o ar, esvaziando por completo o seu pulmão. Faça isso umas dez vezes seguidas. De preferência, faça de olhos fechados. Vamos, faça isso agora. Eu espero. Agora, volte a estudar. Se já passou do seu horário, já sabe: pare. Isso também não é motivo para relaxar por completo! (Mais disto adiante)
Não consegue dormir? Evite estudar na sua cama. Psicológicamente, estudar na cama acaba fazendo nosso cérebro associar o local como local de estudo e não de descanço. Se você não tiver uma área no seu quarto para fazer isto, vá para a cozinha, a sala ou até mesmo fique no colégio se você não consegue paz e sossego na sua casa. Na hora de deitar, risque os capítulos do que você estudou. Se você não fez algum exercício, escreva em um pedaço de papel como se fosse uma lista de “do que fazer AMANHÔ. Ou até mesmo fale para si mesmo (acredite! funciona!) “eu vou terminar esses exercícios amanhã, mas agora preciso de uma boa noite de sono”. Algumas pessoas até preferem ver um pouco de TV antes de dormir, ou ler um livro. Evite ver telejornal ou ler revistas de atualidades nestas horas. Você quer que seu cérebro descance para que ele permita que você durma bem. O ideal é dormir pelo menos sete horas por dia. Evite dormir menos que isto.
De acordo com o diretor do curso Dom Bosco, Ari Herculano de Souza, “Virar a noite estudando não é produtivo, pois provoca desgaste físico. O aluno precisa descobrir qual é o máximo que pode dar sem compremeter a própria saúde”.
Coma bem. O vestibular testa o seu conhecimento, o conhecimento você consegue através dos estudos, e para estudar é necessário estar de bem com a vida. Alimentações balanceadas fazem seu corpo aproveitar mais os nutrientes, suplementos de vitamina (as famosas “balinhas” e não aquelas bombas de cavalo que alguns caras estranhos tomam) ajudam a você manter a boa saúde. Coma muitas frutas e verduras. Evite alimentos gordurosos e beba bastante líquido. Controle o álcool e o café. Reduza ou evite o cigarro e o uso de remédios não-naturais. Um corpo saudável é uma mente saudável.
A professora de Biologia do Decisivo, Elvira Sampaio, sugere que os alunos na reta-final do vestibular dediquem-se mais a assuntos que não entenderam no decorrer do ano. “O aluno deve focar os pontos em que apresenta maior dificuldade, estudando a matéria de que mais gosta ao fim do dia”, recomenda.


Mas nada de relaxar por completo!
Se você estudava 12 horas por dia, nade de cortar para 2 horas. Corte para 10, ou até 7 horas, mas não menos que a metade. A não ser que faltem dois dias para a prova…Os parentes também podem e devem ajudar. O que normalmente ocorre é que toda a casa é influenciada e entra no clima de vestibular nesta reta final. Por vezes isto ocorre através de pressões ou "brincadeirinhas" que só fazem aumentar a tensão do vestibulando. Não tenha medo de falar com seus pais, amigos ou namorado(a).Peça ajuda e quando estiverem atrapalhando fale. Na maioria das vezes todos só querem ajudar, mas…
Faltam dias para o vestibular. E agora?
Chegou a hora. Mais do que nunca, é importante começar a relaxar. Nada de estudar no dia antes da prova.Acredite: se você não entendeu durante o ano inteiro uma matéria, não vai ser agora que vai entender. O cérebro começa funcionar de um jeito muito estranho nestes dias antecedendo sua prova. Entendo isso, você vai entender como controlar o temível “branco” na hora H.
No dia (ou nos dias) que antecedem a prova, o nervosismo está naturalmente a mil. Medo de não passar, medo de não ter estudado o suficiente, “meu Deus! Se eu não tivesse matado aquela aula em maio para sair com meus amigos, eu não estaria tão despreparado”. Isso tudo é natural, e não adianta se culpar agora. O que você aprendeu, tá aprendido. O que não aprendeu, deixa pra lá. Não corra atrás agora, pois seu cérebro já está ocupado demais tentando manter-se são. Você vai estar preocupado, e se você não aderiu aos hábitos saudáveis que mencionei anteriormente, é bem possível que você esteja mais do que estressado. Encare a ansiedade e o medo com naturalidade. Todo ser normal tem ansiedade e medo. Controle-se na hora da prova, não permita que o nervosismo seja mais forte que seu aprendizado.
Pensamento positivo é algo de suma importância: você estudou o ano todo, você viu todas as matérias, você fez os exercícios, você leu tudo que tinha que ler. Agora chega! Você vai passar no vestibular, porque você sabe da matéria. Nada de “e se…”. Você vai passar no vestibular. Vamos lá, repita comigo: Eu vou passar no vestibular. Eu vou passar no vestibular. Pensamento positivo funciona sim! Não deixe ser contagiado pelo estress dos outros. Se seus companheiros de sala começarem a ficar nervosos, evite-os. Você têm problemas o suficiente com os quais se preocupar agora, então não é hora de se preocupar com os problemas dos outros.
Tire o dia antes do dia da prova pra relaxar. Faça algo divertido, ou busque um pouco de paz em algum lugar isolado. Nada de tentar decorar fórmulas a caminho da prova. Lembre-se: você estudou bastante este ano. Você está preparado!
Na hora da prova
Chegue com bastante antecedência no local da prova. Estude as rotas para chegar lá. Lembre-se: haverá trânsito nas horas da prova. Tente ir alguns dias antes para o local da sua prova, só para saber como chegar lá. Lembre-se de trazer exatamente o que se pede (ex: caneta esferográfica preta, e não azul). Muitos vestibulares não permitem que se coma durante a prova ou beba refrigerantes (geralmente apenas permitem garrafas de água sem o rótulo) - informe-se com a instituição com antecedência.
Na hora de fazer a prova, leia as questões atentamente. Se você não entendeu uma, leia de novo palavra por palavra. Se te ajudar, faça um diagrama do que aquilo quer dizer. Se mesmo assim você não entendeu, passe pra próxima questão com objetivo de voltar para esta mais tarde (assim, seu cérebro registra isso como um “ok, eu entendi do que se trata, mas vou dar mais atenção depois” e não como “meu Deus do céu! Eu não entendi nada!”).
Mesmo assim, não consegue lembrar de como resolver a questão? Feche os olhos, respire beeem fundo umas 10 vezes seguidas. Passe para outro assunto caso sua confiança naquele não esteja tão bem.
Ao terminar a prova, re-leia tudo. Muitas pessoas erram questões por não lerem a prova direito. Não tenha pressa para ser o primeiro a terminar.
Respire fundo, respeite seus limites e tenha confiança em você mesmo! Boa prova e boa sorte!