O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Windows Live Messenger Now Playing Plugin

O recurso "O que estou ouvindo", disponível no MSN Messenger e no Windows Live Messenger, é bem interessante e proporciona boas conversas, risadas, discussões e debates sobre música. Porém, é necessário utilizar o Windows Media Player para isso. Ou era...

Este plugin democratiza o recurso "O que estou ouvindo", levando-o para o Winamp. Afinal, nem todos os usuários do MSN usam o Media Player. Todas as versões do Winamp são compatíveis com este plugin.

Além dos seus mp3, transmissões de rádio também são compatíveis, tornando o próprio recurso mais flexível e exibindo títulos corretamente e a seu gosto. E caso você esteja vendo ou ouvindo um arquivo, digamos, "íntimo" ou "explícito" demais, basta escolher a opção para não exibir o título.

Democratize seus gostos. Se você não utiliza o Media Player, não tem problema, o que você está ouvindo, caso lhe interesse, pode ser exibido para todos.

Google quer esconder a barra de endereços do navegador

(Fonte da imagem: dvice)

Você consegue navegar sem digitar a URL de uma página na barra de endereços? Se as ideias do Google forem para frente, ela não ficará mais visível em futuras edições do navegador da empresa, o Google Chrome.

A informação já vinha sendo divulgada por outras fontes, mas não havia confirmações de que o plano seria colocado em prática. Nas versões mais recentes do Google Chrome 13, que você encontra para download no Baixaki, é possível deixá-la flexível, surgindo apenas com um duplo clique em uma aba qualquer.

A maneira compacta de navegação deixa toda a janela com uma organização diferente em termos de botões. O alvo da Google deve ser a internet em aparelhos portáteis, pois esconder a barra de endereços nesses eletrônicos disponibiliza mais espaço na tela para a exibição do site. Para acessos pelo desktop, entretanto, a novidade não parece ter conquistado os usuários até agora.

A empresa ainda não divulgou qual versão do Chrome terá a barra de URLs oficialmente escondida.

Como tirar vírus do Orkut

O Orkut continua sendo a rede social mais utilizada pelos brasileiros e, também por isso, é importante manter-se sempre atento às dezenas de ameaças que aparecem constantemente na rede. Neste artigo, o Tecmundo vai dar algumas dicas de como se proteger e também de como remover vírus que eventualmente infectem sua conta.

Nem tudo o que brilha é ouro

A frase acima pode ser perfeitamente aplicada ao Orkut. É muito comum encontrar mensagens que prometem isso e aquilo, desde destravar álbuns bloqueados a ganhar centenas de amigos de uma só vez. As clássicas “fotos do fim de semana” e algumas variações também podem aparecer.

O importante é que, independente da mensagem que acompanha o link, você fique bastante atento para o destino dele. O Orkut já conta com um mecanismo que deixa mais claro quando você clica em algo que vai redirecionar você para uma página externa, portanto, um pouco de atenção é o suficiente para se manter seguro.

Fuja de códigos Javascript!

Atualmente, isso não parece tão comum como já foi um dia, até porque alguns recursos que os Javascripts prometiam, como enviar recados para mais de uma pessoa de uma vez só, já foram adicionados ao Orkut em suas últimas atualizações. Contudo, cautela nunca é demais e uma das recomendações é evitar executar esses comandos que acabam pondo em risco a integridade de seu computador.

Antivírus em dia é só alegria

Outra medida de segurança essencial é manter um bom programa antivírus instalado no computador. E não pode se esquecer de atualizá-lo, pois somente assim o programa está realmente pronto para enfrentar as várias pragas digitais que assolam toda a internet. No Baixaki, você encontra uma boa variedade de aplicativos antivírus gratuitos e pagos para manter o PC protegido.

Removendo vírus do Orkut

Se nem com antivírus você conseguiu acabar com os problemas, a saída é partir para o BankerFix, desenvolvido pelo pessoal do site Linha Defensiva. O programa é uma vacina contra malwares estilo worms e cavalos de troia, que roubam dados como senhas de banco, Orkut, MSN etc. Essas infecções são chamadas de Banker, e o programa ganhou o nome de BankerFix, pois foi desenvolvido exclusivamente para combatê-las.

Pré-requisito

Clique sobre o botão abaixo para fazer o download do programa BankerFix (174 KB).

Clique para baixar

Faça você mesmo

O processo de funcionamento do BankerFix é bem intuitivo e basta pressionar uma tecla para que ele vasculhe o computador em busca de problemas. Primeiramente, ao executá-lo, encerre todas as demais janelas do sistema, deixando somente o BankerFix aberto.

Vale lembrar que, se o antivírus bloquear o BankerFix, será preciso desativá-lo até que o aplicativo conclua sua ação.

BankerFix

Depois disso, pressione qualquer tecla para iniciar a varredura do sistema atrás de problemas. Ele fechará automaticamente todos os navegadores abertos. Enquanto o BankerFix trabalha, você visualiza a seguinte imagem:

Aguarde...

Ao final, o BankerFix informa se não foram encontrados problemas, se foram encontrados e solucionados ou se não puderam ser removidos da máquina. É possível que ele solicite o reinício da máquina para concluir a remoções necessárias.

Resultado final

Problemas! O que fazer?

Se o BankerFix indicou alguma falha em seu computador, os desenvolvedores do aplicativo recomendam que você altere todas as senhas de banco, email, Orkut, MSN e tudo o mais que foi acessado pela máquina infectada nos últimos tempos. Isso garante que, caso algo tenha sido roubado, não possa ser usado.

Outra recomendação do Linha Defensiva é que os usuários executem o BankerFix periodicamente, afinal novos malwares surgem na internet a todo instante. Os resultados obtidos pelo programa ficam armazenados no arquivo “relatorio.txt”, presente na pasta onde o BankerFix foi instalado.

Analyzed para Windows Media Player - Visualização para o Media Player

O Windows Media Player permite que os usuários ouçam suas músicas e desfrutem de aprimoramentos gráficos muito bonitos ao mesmo tempo. Há muitos deles que já são instalados junto com o software de reprodução de mídia, mas é possível ainda baixar outras visualizações independentes, como a Analyzed para Windows Media Player.

Várias opções disponíveis

Com ela, as suas músicas podem ficar ainda mais interessantes, pois a sincronização entre áudio e imagens é perfeita. Apesar de muito simples de ser acionado, há alguns passos que devem ser seguidos para evitar que haja qualquer problema. É necessário estar com o Windows Media Player desativado na hora da instalação.

Ativando o Analyzer

Após seguir os passos indicados pelo instalador, você pode reinicializar o Media Player. A versão 12 do WMP é inicializada sempre no modo completo, por isso você precisa clicar em Exibir > em execução para ser redirecionado até a janela correta. Nela, clique com o botão direito do mouse e localize a opção “Visualizações”.

Então é só encontrar o “Analyzed” e escolher qualquer um dos oito modelos disponibilizados pelo programa. Cada um deles possui suas particularidades e podem ser mais indicados para determinados usuários. Confira o que cada um deles oferece para você:

  • Line Bars: barras coloridas se movimentam de acordo com o som;
  • Mirror Bars: as mesmas barrinhas aparecem em formato espelhado;
  • Digital Bars: com essa opção, as barras ficam fragmentadas;
  • Line Ghost Bars: em vez de serem completas, elas ganham um aspecto mais transparente;
  • Mirror Ghost Bars: transparentes e espelhadas, elas ficam ainda mais belas;
  • Digital Ghost Bars: com essa, elas ficam fragmentadas e transparentes;
  • Bar Scope: as barras dão lugar a um espectrograma;
  • Dot Scope: uma chocante linha com a captação sonora.

Configurar as cores

Caso você esteja lutando contra as configurações do Analyzed para Windows Media Player e não consegue trocar as cores do complemento, siga nossas dicas e veja como é rápido e fácil. Clique sobre a tela do WMP com o botão direito e então selecione “Mais opções”. Acione a aba “Plug-ins” e então selecione “Analyzed”. Agora é só clicar sobre o botão “Propriedades”.

Três cores para você

Com a nova janela aberta, escolha a resolução que poderá ser ocupada pelo plugin. Quanto maior for a resolução, mais memória gráfica será exigida para carregar a visualização, o que pode deixar o processo um pouco lento. Mais abaixo, escolha a cor que deseja aplicar e marque a caixa “Blur Effect” se quiser que o desfoque fique habilitado.

Após realizar todas as configurações desejadas, clique sobre o botão “OK” e feche a janela de configurações. O processo só será completado (permitindo que as alterações sejam percebidas) quando você reinicializar o Windows Media Player.

Facebook Box: caixa imprime todas as atualizações da rede social

(Fonte da imagem: Steve Murray)

O designer Steve Murray desenvolveu uma caixa que promete tornar o Facebook uma ferramenta acessível para quem não consegue se acostumar com os meios digitais usados atualmente. A Facebook Box transforma as atualizações da rede social em pequenos papéis impressos que podem ser organizados em compartimentos diferentes, conforme o assunto de que cada uma trata – clique aqui para conferir um vídeo do produto funcionando.

Toda vez que surge uma nova atualização no mural da rede social, uma luz localizada na tampa do aparelho se acende. Em seguida, basta abrir a caixa para que todas as atualizações recentes sejam impressas em pequenos papéis que informam o nome dos usuários que as escreveram e o horário de publicação.

Para manter a organização, a caixa possui diversas divisões que compreendem diferentes assuntos tratados na rede social, e que podem ser determinadas pelo próprio usuário. Como sugestão, o designer utiliza os campos “Friends” (amigos), “Family” (família) e “Frapes”, que se trata de atualizações constituídas por brincadeiras feitas por outras pessoas quando alguém deixa a conta ativa em um computador público.

Além de servir como uma forma alternativa de se manter atualizado com a rede social, o aparelho tem o objetivo de servir como uma forma mais duradoura de guardar as informações compartilhadas no serviço. Atualmente, a única Facebook Box existente serve para gerenciar as atualizações da conta do criador do conceito e não há previsão de que a invenção tenha qualquer espécie de lançamento comercial.

O que é a rede social Foursquare e quais as vantagens dela?

Imagine o mundo como um local fechado e que está apenas esperando por você para ser aberto e explorado. Pense que cada lugar novo explorado é uma conquista e que você ganha pontos por isso. Não parece coisa de video games?

O Foursquare é uma rede social que une exatamente esse conceito que parece de algum game ao fato de você saber por onde seus amigos andam. Ou seja, cada um pode enviar em tempo real o local em que está para seu perfil do Foursquare.

Conheça a rede social que sabe tudo sobre sua cidade.

Como funciona

Faça o check-inPara usar o Foursquare você precisa ter uma conta no site, um celular e gostar de explorar o que está ao seu redor. A primeira coisa, portanto, é baixar o aplicativo em seu aparelho, disponível para Android, iPhone, Palm e Blackberry. Se você não tem um smartphone e mora nos Estados Unidos, pode usar mensagens de texto também.

Assim que você estiver em absolutamente qualquer local (seja parque, museu ou supermercado, por exemplo) basta fazer o chamado “check-in”.

Ao fazer isso, sua posição vai para a rede social do serviço, Twitter e Facebook (se você os adicionou à sua conta) e todos podem saber exatamente o local em que você está, com indicação no mapa junto ao endereço e opiniões a respeito. Se o local não existir ainda no Foursquare, você pode adicioná-lo.

Da mesma forma que todos podem ver onde você está, é possível acompanhar o itinerário de seus amigos e ver por onde eles andam. Cada um que usa o serviço é capaz de adicionar seus locais preferidos em um “Top 12”.

Conquistas e pontos

Sabe aquele local em que você vai tanto que começam a perguntar se você trabalha por lá? Bem, o Foursquare premia aqueles que mais fizerem check-in em um determinado local “coroando" como prefeito ("Mayor") do local. Mas, basta que alguém apareça mais do que você no local e o título de prefeito passa para a outra pessoa.

Medalhas  conquistadas.

Além de ser o prefeito do local, você também recebe medalhas ("badges") por realizar check-in em locais e datas interessantes. Por exemplo: se você sair todas as noites no mesmo local, uma medalha aparece em seu perfil com essa descrição. Outras formas de conseguir conquistas é utilizar palavras-chave que descrevam o local, como pizza, restaurante, show etc.

Já os pontos são acumulados junto às conquistas, mas funcionam mais ligados ao serviço em si. Ou seja, seu primeiro check-in ou cinco vezes em um determinado local, por exemplo. Os pontos também podem ser ganhos simplesmente por fazer login no Foursquare.

Um perfil no 4Square

Ainda não há exatamente um objetivo para os pontos, mas é possível que futuramente se convertam em prêmios reais. Já houve doações para caridades por cada ponto dos usuários.

Afinal, qual a vantagem de se usar o Foursquare?

Notificação no iPhone.Parece apenas mais um serviço bobo, não é? Entretanto, com certeza o Foursquare tem as suas vantagens. Em primeiro lugar, imagine que você pode saber sempre por onde seus amigos andam e vice-versa. Quer uma companhia para almoçar? Faça o check-in e torça para que algum amigo por perto veja.

E se você tiver o GPS e notificações ativadas no celular, dicas aparecem na tela do aparelho. Por exemplo: um amigo seu adorou um restaurante e cadastrou várias dicas sobre o que pedir e, coincidentemente, você está passando na frente do local. Imediatamente uma mensagem com a dica aparece. Claro que o efeito inverso, como avisos de locais ruins, também existe.

Sendo assim, o Foursquare acaba sendo o guia mais confiável sobre vários locais da cidade, já que são opiniões reais de pessoas que passaram mesmo por lá. Dificilmente algo assim é encontrado no Brasil, mas alguns estabelecimentos já oferecem prêmios e descontos especiais para “prefeitos” e outros usuários do serviço.
Uma ameaça à privacidade?

Não só com novas redes sociais, mas com absolutamente tudo relacionado à internet precisamos ter cada vez mais cuidado. Você provavelmente já experimentou digitar o seu nome no Google para ver o que aparece. E se absolutamente qualquer pessoa pudesse saber exatamente a sua localização atual?

Aí é que está o problema do Foursquare. Quando você faz o check-in, as informações do local em que você está, incluindo coordenadas e localização no mapa, aparecem na tela e estão disponíveis para absolutamente qualquer pessoa ver. Talvez pessoas estranhas saberem por onde você anda e quais são seus locais preferidos não seja algo muito legal.

MediaCoder Download


Se você não suporta mais ver programas para a conversão de arquivos multimídia nos quais você não escolhe todas as características do processo, conheça o MediaCoder. Com ele, você pode optar entre alterar todos os detalhes da conversão ou deixar o trabalho automatizado. Ele suporta os mais diversos formatos de áudio e de vídeo, já conta com os codecs principais e ainda possui um player integrado.

Tudo ao seu gosto

MediaCoder é um conversor realmente completo. Ele permite que o usuário altere a proporção da imagem, a taxa de quadros, atribua novos canais de áudio, escolha um codec específico e altere a resolução final para cada formato de conversão. Para os usuários que detêm certo conhecimento, isso faz do programa uma ferramenta poderosa e completa para a conversão de arquivos multimídia.
Escolha os parâmetros da conversão.
Já se você não possui muito conhecimento na área, MediaCoder conta com uma configuração expressa bem mais intuitiva. Com o auxílio de uma assistente bastante ilustrativo, basta que você aponte uma única vez os principais parâmetros das conversões de áudio e de vídeo para que o programa grave suas preferências. Ao contrário de outros softwares do gênero, MediaCoder já conta com uma lista dos codecs básicos de que ele necessita, dispensando a instalação de outros programas.

Performance

O conversor permite que o usuário arraste arquivos para dentro de sua interface e trabalhe com vários deles de uma única vez. Se preferir, também reproduza a música ou o vídeo em um player integrado. Para auxiliá-lo na escolha dos parâmetros, conte ainda com uma explicação completa de todas as informações do arquivo original.
Player integrado.
Caso você possua o hardware adequado, MediaCoder pode reduzir o tempo das conversões e aumentar a qualidade final do processo graças ao seu suporte a placas gráficas e a processadores multi-cores. Dessa forma, você também pode paralelizar as tarefas e converter múltiplos arquivos de uma única vez. Visite as configurações avançadas do programa para conferir a lista de hardwares suportados.

Integrado ao Dropbox

MediaCoder oferece uma utilidade bastante prática para os usuários do serviço Dropbox (que sincroniza arquivos com um espaço na rede). O programa reconhece arquivos da sua pasta local e os converte direto em seu espaço online, além de economizar o tempo necessário para hospedar os arquivos na rede. Dessa forma, o usuário conta com uma interface simplificada para o programa.

Versões ARM do Windows 8 podem ser incompatíveis com a arquitetura atual [atualizado]

Intel

Algumas versões do Windows 8 voltadas para a estrutura ARM podem ser incompatíveis com a arquitetura x86, utilizada atualmente. A afirmação foi feita pela vice-presidente sênior da Intel, Renee James. Segundo ela, o SO terá ao menos seis versões, tanto ARM como x86, mas pode não haver compatibilidade total entre elas.

“Algumas instruções não poderão ser emuladas em arquiteturas distintas, mas haverá compatibilidade com todas”, explica James. Durante a CES, foi exibida uma máquina rodando o Microsoft Office numa estrutura ARM. Parte desse código precisou ser reescrito e recompilado.

Se em termos de arquitetura ainda não está muito claro o que será ou não compatível na próxima geração de processadores, em se tratando de tablets a Intel demonstra que o formato veio mesmo para ficar e anunciou que deve apresentar dez novos modelos durante a Computex.

Os novos modelos serão compatíveis com os SOs Android, Windows e MeeGo. A maior parte dos tablets, entretanto, deve ser disponibilizada apenas no mercado asiático. A Computex 2011 terá início no dia 31 de maio e será realizada em Taiwan.

Atualização:

Em resposta à declaração de James, a equipe da Microsoft afirmou que a informação é "imprecisa, e infelizmente enganosa" — conforme reportado pelo site Business Insider. Contudo, não foi passado para a imprensa qualquer tipo de esclarecimento sobre a situação. O comentário de James continua válido, principalmente em vista das enormes diferenças de arquitetura dos processadores.

No flagra: agora você pode rastrear amigos pelo SMS

Serviços como o Foursquare facilitaram a vida de quem está sempre procurando os amigos, já que é possível descobrir a localização das pessoas em qualquer lugar. Entretanto, redes do tipo requerem que usuários sempre atualizem o status, o que pode não ser possível em todos os lugares em que se encontra.

Apesar de não ter um computador ou smartphone para acessar o Foursquare em todos os lugares, a esmagadora maioria das pessoas possui um celular que recebe mensagens de texto. Portanto, nada como unir um serviço de localização ao celular, fazendo com que você encontre quem quiser para a balada do final de semana.

Encontre pessoas e receba endereços por SMS

Este é o objetivo do Onde Está, novo serviço da Algar/CTBC que já está disponível em todas as localidades da área de cobertura da empresa de telecomunicações. Em uma entrevista com Luciana Gonçalves Borges, da Coordenação de Desenvolvimento de Produtos da Algar, ficamos sabendo mais sobre o serviço.

Onde Está?

A novidade funciona através da triangulação de dados, “usando como referência a posição das antenas da cobertura GSM e 3G da CTBC para informar a localização aproximada de um celular”, explica Luciana Borges. A ideia é permitir ao usuário uma sensação de segurança e bem estar, sabendo onde estão familiares e amigos.

Ele funciona através do SMS/MMS, bastando enviar uma mensagem de texto com a palavra “Localizar” para o número 120, juntamente com o número do telefone celular a ser localizado. Caso o seu celular comporte mensagens com foto, um mapa aparecerá em sua tela, com a marcação aproximada do lugar onde se encontra aquela pessoa com o SMS.

Onde Está (Fonte da imagem: Algar Telecom)

Entretanto, se você possui um celular mais simples, uma mensagem de texto será enviada com o texto “o celular (número) encontra-se próximo à rua (nome da rua) entre os números ‘x’ e ‘y’, no bairro (nome do bairro), na cidade de (nome da cidade) com precisão de ‘x’ metros”, explica Borges.

Privacidade para quem quiser

Os que se preocupam com a privacidade podem ficar tranquilos, já que você pode não aceitar o envio de dados para outros usuários. Luciana Borges comenta que “Celulares de titularidades diferentes do solicitante da localização devem conceder concordância via SMS. Ele pode recusar, autorizar somente uma localização ou autorizar sempre ser localizado por aquele número”.

Em celulares com a mesma titularidade, ou seja, que estejam no nome de uma mesma pessoa, a autorização é feita de forma automática. Para números de donos diferentes, o portador do celular a ser encontrado recebe a mensagem “O celular (número) deseja localizá-lo. Em até 7 minutos, responda SIM para aceitar, SEMPRE para ser sempre localizado e NÃO para recusar”.

Caso o celular que você quer localizar esteja desligado ou fora da área de cobertura da CTBC, o serviço não poderá ser utilizado. Entretanto, Borges diz que “quando o solicitante da localização estiver em roaming, conseguirá utilizar normalmente o Onde Está, pelo fato da prestação de serviço ser via SMS/MMS. Ou seja, uma mãe que viaja mesmo estando fora da área de cobertura da CTBC conseguirá ficar tranquila localizando seu filhos”.

Encontre os amigos pela triangulação de dados

Lançado na campanha do Dia das Mães, o serviço já está disponível para todos os planos pós e pré-pagos da CTBC, tanto em aparelhos de pessoas físicas quanto jurídicas. Apesar de já estar disponível em toda a área de cobertura da Telecom, a Algar ainda não conta com “previsão de viabilidade do serviço usando redes de outras operadoras, já que nem todas possuem esta tecnologia implantada”, afirma Luciana Borges.

Valores

Além de permitir a localização dos amigos, o serviço pode ser debitado tanto por cada pesquisa quanto por meio de pacotes promocionais. Nenhuma mensagem trocada com os usuários no processo de localização é cobrada. Só serão cobrados os valores quando o solicitante receber o SMS ou MMS com os dados requisitados.

Cada pesquisa custa R$ 0,79 (bruto), porém os usuários de celulares pós-pagos também podem realizar uma assinatura mensal, com 10 pesquisas por R$ 4,90 (bruto, ou seja, 0,49 centavos por solicitação). Para quem participa da “Oferta Rede Família”, oferecida pela CTBC, o cliente terá oserviço gratuitamente até dia 31 de dezembro de 2011.

Para regiões do Brasil que não possuem cobertura da CTBC, a Claro também comercializa um serviço semelhante, o Claro Localizador. Entretanto, esse serviço possui um foco diferente e não realiza envio de SMS ou a localização de celulares de donos diferentes.

Portanto, se você é uma mãe ou pai preocupado ou ainda uma pessoa recheada de amigos que precisa encontrar, o Onde Está pode ser uma alternativa interessante para localizar pessoas. Ainda mais, infelizmente, com os perigos da sociedade moderna.

Como manter seu PC ligado fazendo os downloads enquanto você dorme

Você é daqueles que gostam de baixar tudo que a internet tem a oferecer? Então já deve ter sentido a necessidade de manter seu computador ligado fazendo o download enquanto você faz outra atividade, como dormir, por exemplo.

Também já deve ter notado que seria ótimo se seu computador fosse inteligente o suficiente para se autodesligar assim que terminar o download, não antes e nem depois.

O Baixaki e o Tecmundo prepararam este guia passo a passo que vai ajudar você a impedir que seu PC entre em hibernação antes da hora, e a programá-lo para se desligar assim que terminar de baixar. Confira!

Pré-requisitos

- Shutdown Timer

Shutdown Timer

Faça você mesmo

Desabilitando o autodesligamento

Por padrão, os computadores entram em estado de hibernação depois de ficarem por um tempo sem atividade, como uma medida para poupar energia. Mas, apesar de você não estar mexendo nele, seu PC vai estar ocupado fazendo os downloads e precisamos evitar que isso ocorra.

Abra o Painel de Controle no menu Iniciar. Em seguida, acesse a opção “Hardware e Sons”, “Opções de Energia”. Então, clique em “Alterar configurações de plano” do item que estiver marcado.

Passos para remover o autodesligamento

A tela em que você modifica as opções de desligamento automático vai aparecer. Mude o estado de “Suspender atividade do computador” para “Nunca”.

A opção “Desligar vídeo” pode ficar configurada com algum tempo se preferir, já que o desligamento do monitor não influencia nas atividades sendo executadas.

Configurando o Shutdown Timer

Depois de instalado o Shutdown Timer, abra o aplicativo. A ferramenta dispõe de várias opções de parâmetros de desligamento, mas a que nos interessa é a configuração baseada nas atividades de rede. Clique em “Networking”.

Networking

A tela a seguir mostra diversas opções. A primeira indica qual ação deve ser tomada depois que a atividade de rede cessar. Use “Shutdown” para desligar, “Hibernate” para hibernar ou “Sleep” para colocar o computador para dormir.

Em seguida, é necessário escolher o adaptador de rede que você vai usar para fazer o download, já que seu computador pode ter mais de uma placa Ethernet ou mesmo ter conexão com fio e wireless. Note que a atividade de Download e Upload são mostradas ao lado.

As opções abaixo determinam as condições-alvo. Como nosso objetivo é desativar o PC quando o Download terminar, deixe a opção “When the” como “Download” e “speed is” como “Below”.

O campo “kbps” indica e velocidade mínima. Use um valor maior que zero (já que o computador pode sempre fazer uso a rede) e menor que a velocidade média de download, já que a conexão pode oscilar. Um bom valor para a maioria dos usuários seria 20 Kbps, mas poderia ser menos, dependendo da velocidade de download que sua conexão pode atingir.

Por último, indique o tempo de inatividade; 5 minutos é um bom parâmetro. As configurações devem ficar parecidas com isso:

Traduzindo, a frase que forma é: (Desligar) “Quando a velocidade de DOWNLOAD ficar ABAIXO de 20 kbps por 5 minutos.” Clique em “Activate” para começar a monitorar.

Uma tela deverá fica aberta mostrando o status da rede e o tempo restante. A contagem inicia assim que a velocidade de download ficar abaixo do mínimo estabelecido, mas pode ser reiniciada caso a atividade retorne, evitando que seu PC seja desligado acidentalmente se a conexão se perder por um breve momento. Mantenha esta tela aberta para que Shutdown Timer funcione.

Monitorando a rede

Pronto! Agora você já pode dormir tranquilo, com a certeza de que seu computador não vai interromper o download antes da hora e também não vai ficar ligado durante a madrugada inteira, fazendo barulho e gastando energia.

Como aumentar o avatar do MSN Messenger

Ao conversar com seus amigos no MSN, você já deve ter se deparado com algumas imagens de exibição diferentes, pouco maiores do que as habituais. Embora não traga nenhuma melhoria efetiva no que diz respeito às funcionalidades do mensageiro, aumentar o avatar faz com que os contatos consigam visualizar melhor a sua foto.

Se você gostou da ideia de ter uma imagem de exibição maior, mas não sabe o que fazer para aumentá-la, confira todos os passos e detalhes mostrados abaixo. Veja como é fácil deixar seu avatar diferente e mais elegante visualmente.

Sua imagem de exibição maior

Pré-requisitos

Antes de prosseguir com a leitura deste tutorial, é preciso que o usuário tenha os seguintes aplicativos instalados em seu computador:

Depois de baixar e seguir todos os passos para a instalação dos programas acima, é hora de começar as modificações necessárias para que seu avatar seja alterado. Para a ilustração dos passos abaixo foi utilizado o MSN Messenger 2011, porém, as etapas podem ser realizadas sem problema na versão 2009 do mensageiro.

O passo a passo

1º - MSN Messenger

As primeiras configurações para modificar a imagem do seu avatar devem ser feitas no MSN Messenger. Para começar, pressione o botão “Alt” do teclado para que o menu de opções do aplicativo seja exibido. Em seguida, clique em “Ferramentas” e escolha o item “Configurar Áudio e Vídeo”.

Na tela que aparecer, clique em “Avançar” para pular a etapa de configuração de áudio e ir direto para as opções de câmera. Em “Webcam” selecione a opção “ManyCam Virtual Webcam” e clique em “Concluir”.

Configurações de Áudio e Vídeo

2º - ManyCam Virtual Webcam

Agora é hora de fazer as modificações no programa ManyCam Virtual Webcam. Com ele aberto, selecione a aba “Sources”, presente na parte mais superior da tela. No menu à esquerda escolha o item “Still Images” e, logo em seguida, “Open new file(s)”. Agora você pode escolher a fotos que pretende utilizar como avatar.

Escolhendo a imagem

Note que a logomarca do ManyCam Virtual Webcam será mostrada junto com a imagem. Para remover essa marca d’água, acesse a aba “Effects” novamente (1), escolha a opção “Text over video” (2) e desmarque o item “Show ManuCam.com Logo” (3). Com os passos acima realizados com sucesso, é hora de voltar para o MSN e fazer as modificações finais.

Removendo a logomarca

3º - MSN Messenger novamente

Você pode utilizar uma janela de conversa ou a tela principal do MSN Messenger para fazer a modificação da foto. Clique sobre a imagem de exibição e, na tela que aparecer, escolha a opção “”Da webcam...”, seguida de “Criar uma imagem que expresse seu humor”.

Na tela que aparecer, note que a imagem escolhida no ManyCam Virtual Webcam será exibida. Agora, é só selecionar o quadrado referente ao item “Padrão”, clicar em “Foto” e depois em “Concluído”. Pronto, agora seu avatar está um pouco maior do que o padrão exibido pelo MSN.

Apple iPhone - Cell Mobile Phone