O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

RockMelt Download

A empresa criadora do famoso Netscape tenta escrever seu nome na história da internet mais uma vez, agora com o RockMelt. Trata-se de um navegador criado especialmente para quem não consegue ficar longe das redes sociais, a nova sensação da rede mundial de computadores.

Interface do RockMelt

Com maior foco no Facebook, o objetivo dos criadores do RockMelt é permitir que seus usuários fiquem conectados aos perfil de várias redes sociais sem que seja necessário instalar vários complementos no browser. Embora ainda esteja na versão Beta, o navegador já mostra que veio para ficar e traz qualidade, uma vez que usa a engine Chromium 11.

Facebook na veia!

A grande novidade na nova atualização do RockMelt é a parceria cada vez mais forte com o Facebook. Não é à toa, portanto, que todas as mudanças mais marcantes referem-se à integração com a rede social, deixando o acesso às informações muito mais confortável e interessante.

Essa parceria é traduzida para a interface do navegador com as "edges" (barras de amigos e aplicativos nas laterais da janela) ainda mais personalizáveis. Agora você pode acessar o chat do Facebook com apenas um clique, organizar os contatos, marcá-los como favoritos e usar a rolagem embutida.

Edges nas laterais da tela

Basta pousar o cursor no rosto do seu amigo para ver as informações do perfil. Clicando na foto, você abre não apenas as últimas conversas via chat, mas também o que foi enviado no campo de mensagens do Facebook. Além disso, visualizar os nomes dos contatos se tornou mais simples, já que a barra agora é expansível.

O RockMelt traz um botão especial para você acessar o navegador, porém, sem mostrar aos amigos do Facebook que está conectado. Basta selecionar o sino da lateral superior direita para que ninguém saiba que você está na frente do computador.

Atualizações dos amigos

Com a parceria, o Facebook consegue detectar que o navegador usado é o RockMelt. Portanto, ele permite que todas as atualizações estejam embutidas, facilitando a visualização. Para completar, você pode adicionar novos contatos e visualizar notificações na parte superior da tela, que conta com os ícones já conhecidos da página da rede social.

Novas apps

Os desenvolvedores do RockMelt não perderam tempo e lançaram alguns apps novos para o navegador. Além do suporte às redes sociais mais famosas no momento, o browser agora facilita o acesso aos vídeos do YouTube.

YouTube no RockMelt

Na barra de apps, exibida no canto direito da tela, o usuário pode realizar buscas e assistir a vídeos diretamente do portal de vídeos mais famoso da internet. Embora não seja possível utilizar as demais ferramentas do navegador enquanto um vídeo está sendo executado, a ideia da nova fucionalidade do RockMelt é muito boa, e facilita bastante a vida do usuário.

A assinatura do RSS dos sites ficou ainda mais fácil com a nova funcionalidade exibida pelo navegador. Agora basta o usuário clicar no botão para adicionar uma nova app à barra lateral do browser para que os sites visitados recentemente sejam listados. Em seguida, é só ativar a estrela exibida ao lado do portal e pronto, você já pode visualizar as atualizações de maneira mais prática.

Utilização

Ao executar o RockMelt pela primeira vez, um pequeno tutorial é exibido na tela, o qual explica de maneira rápida e simples a interface do aplicativo. Do lado direito da janela é exibida uma lista com seus amigos do Facebook. Você pode conversar com aqueles que estão online, basta clicar sobre o avatar deles.

Chat do Facebook

Já o lado esquerdo da tela reúne ferramentas para integrar sua conta do Twitter ao RockMelt, além de possuir um leitor RSS e exibir as atualizações do Facebook. No caso do Twitter, a ferramenta facilita a visualização não apenas da timeline, mas também das mensagens individuais e privadas enviadas por aqueles que seguem você.

Compartilhe!

Ao lado da barra de endereços do RockMelt, é possível visualizar o botão “Share”. A função dele é, basicamente, facilitar o compartilhamento de URLs entre os usuários. Clicando nele, o usuário pode enviar para o Facebook e para o Twitter o link da página que está visitando.

Compartilhe links com seus amigos

Busca melhorada

Uma característica que chama bastante a atenção é a forma com a qual o RockMelt exibe o resultado das pesquisas realizadas no Google, mecanismo de busca padrão do aplicativo. Em vez de abrir uma nova aba, o programa exibe uma espécie de janela de popup, a qual mostra os resultados.

Resultados do Google exibidos em um pop-up

Ao lado de cada site de busca é possível encontrar um botão “+”, que pode ser utilizado para abrir uma nova aba e exibir o conteúdo do link. Tudo isso foi feito com o intuito de facilitar a vida dos usuários e tornar o uso do navegador mais simples e rápido.

Não precisa de convite

Se antes o download do RockMelt exigia atenção e paciência por parte do usuário, agora está bem mais simples. Para começar, não é mais necessário esperar que seus amigos do Facebook enviem um convite para você. Pode-se baixar o aplicativo de maneira direta, basta clicar no botão “Clique para baixar”.

A instalação segue o mesmo padrão dos demais aplicativos do Windows, empregando o famoso “next, next, finish”. Tudo para deixar o usuário mais confortável na hora de utilizar a aplicação.


Se o Chris tivesse MSN!

iOS 5: primeiras impressões

Mal foi lançado e o iOS 5 já chegou às mãos de desenvolvedores e vazou para os usuários. A nova versão do sistema chegou a receber jailbreak algumas horas após seu anúncio oficial. Nós da equipe do Baixaki e do Tecmundo tivemos acesso à atualização do sistema e vamos mostrar para vocês todas as mudanças na nova versão.

Notificações

Uma das novidades mais aguardadas do iOS 5 é o “Notification center”, um sistema centralizador de notificações, que promete ser de grande ajuda para a maior parte dos usuários dos gadgets da Maçã. Com ele os avisos por push, que tanto atrapalhavam, se tornam passado.

Para visualizar o centro de notificações, é necessário deslizar três dedos do topo da tela para baixo. Ao abrir o app, é possível ver com facilidade a previsão do tempo, dados da bolsa de valores, lembretes programados e outros dados de aplicativos, sem precisar abrir qualquer um deles. No mesmo local devem se concentrar as notificações do Twitter, que agora é totalmente integrado ao sistema.

Quando bloqueado, o aparelho também deixa de exibir os antigos balões de alerta. Se antes cada aviso ficava sobre o anterior, agora você tem, diretamente na tela bloqueada, uma lista de todos os alertas do sistema.

Alguns hackers já conseguiram habilitar a inclusão de diferentes widgets na central de notificações, sugerindo que a Apple provavelmente deve permitir que a ação seja feita nessa ou nas próximas atualizações do sistema operacional.

iCloud

Ao abrirmos o iCloud pela primeira vez, foi necessário confirmar o email com uma ID da Apple. Em seguida, todos os recursos foram liberados. Com o novo sistema é possível sincronizar email, contatos, calendários, lembretes, favoritos do Safari, notas, fotos e até mesmo o serviço localizador do iPhone.

Além disso, o usuário poderá fazer backup do aparelho no próprio iCloud, eliminando a necessidade de sincronização com o iTunes. O sistema conta com 5 GB gratuitos para todos os usuários, porém, é possível perceber que o serviço deve contar também com planos pagos. Além de trazer um menu que permite visualizar o “Plano de armazenamento”, o iCloud ainda conta com o botão “Comprar mais espaço” dentro de “Armazenamento e backup”.

Ao que tudo indica, será possível também gerenciar o espaço do iCloud diretamente pelo gadget. Um menu chamado “Gerenciar armazenamento” habilita a visualização do espaço utilizado. No entanto, ainda não é possível saber de quais formas o conteúdo poderá ser modificado.

Integração com o Twitter

A primeira modificação que percebemos em relação ao Twitter é a inclusão da rede social na tela de configurações do aparelho. Ali você pode fazer login com todas as suas contas do Twitter e compartilhar conteúdo de maneira integrada ao sistema. Ao abrir o álbum de fotos, por exemplo, é possível enviar uma imagem diretamente para sua timeline, apenas selecionando “Tweet”.

O mesmo ocorre com “Mapas”, com o Safari e o YouTube, sendo possível compartilhar endereços, links e vídeos sem ter que abrir o aplicativo oficial do serviço. Outra novidade aparece na agenda de contatos, em que você pode aplicar nomes de usuário e importar todas as fotos de seus amigos diretamente da rede.

Usar o Twitter integrado ao iOS é bastante simples, o que pode fazer com que você ganhe muito tempo ao compartilhar qualquer coisa que desejar em seus gadgets. Para deixar tudo ainda mais fácil, o aparelho ganha um novo teclado sempre que estiver usando o sistema integrado ao Twitter: caracteres como @ e # aparecem junto à tecla de espaço, facilitando a inclusão de usernames e hashtags.

Na agenda de contatos, além do Twitter, já é possível incluir dados de outras redes sociais, o que nos leva a acreditar que a Apple pode habilitar a integração também com outros serviços, como Flickr, Facebook, Myspace e LinkedIn.

Fotos

Elas não chegam a ser funções matadoras, mas para quem é fã de fotografia, as melhorias no iOS podem ser significativas. Com a atualização, é possível incluir ou retirar grades da tela, além de bloquear os ajustes de foco e exposição. Basta manter o toque sobre a tela na hora de fazer um registro e os ajustes automáticos ficarão salvos para qualquer clique.

Além disso, o zoom agora funciona com o movimento padrão multitouch e, deslizando o dedo para os lados, você tem acesso rápido ao álbum de fotos, visualizando as últimas imagens feitas. Outras novidades já podem ser vistas no álbum de fotos. Além de poder criar e apagar os álbuns de imagens, agora o usuário conta com o novo menu “Editar” em cada fotografia.

Com ele, é possível ajustar automaticamente brilho, contraste e exposição da imagem, além de cortar uma imagem e retirar olhos vermelhos de qualquer foto. O iOS 5 também deve trazer outras modificações, como o acesso à câmera por meio da tela de bloqueio e botões de volume.

Banca

Como não existe conteúdo disponível para a “Banca”, ainda não é possível avaliar o novo aplicativo da Apple. No entanto, é possível perceber que seu funcionamento é bastante simples e agradável, semelhante ao do iBooks, com prateleiras para armazenar e visualizar os itens.

Safari

As modificações no Safari prometem agradar à grande parte dos usuários. Mesmo tendo as abas habilitadas apenas no iPad, é possível perceber que a navegação ficou mais fluida, principalmente a rolagem de páginas que traz uma resposta muito mais agradável do que as versões anteriores.

O navegador também ganhou a “Lista de leitura”: sempre que você desejar guardar um link para leitura posterior, basta adicionar o endereço à lista. Ali, você pode guardar todas as páginas marcadas como lidas e não lidas.

O modo de visualização “Leitor” também merece destaque: com ele, o layout da página é desconsiderado e você pode visualizar somente texto e imagens de cada página. O recurso é ainda mais interessante para a navegação em redes mais lentas, fazendo com que apenas o conteúdo realmente necessário seja carregado.

Outra novidade que percebemos ao usar o sistema é que, no menu de configurações, agora é possível ativar a navegação privativa. Assim, você não precisa baixar apps específicos que não guardem informações sobre a navegação.

Email

Se antes só era possível apagar diversos emails ao mesmo tempo, com o iOS 5 você tem acesso à função “Marcar”, que permite alterar diversas mensagens para o status de email já lido ao mesmo tempo, além de poder sinalizar mensagens importantes.

Outra novidade interessante é a possibilidade de incluir palavras em negrito e itálico, além de poder sublinhar qualquer parte do texto. Após a atualização do sistema, você também tem a opção de escolher os toques para quando enviar e receber mensagens.

.....

Com tantas mudanças, é praticamente impossível não avaliar o iOS 5 de maneira positiva. As atualizações do sistema prometem melhorar muito a vida dos usuários, trazendo funções mais práticas e melhorando a acessibilidade em diversas ferramentas.

Os pontos altos do sistema com certeza são o centro de notificações, o iCloud e a integração com o Twitter. No entanto, melhorias consideradas mais simples, como a edição de imagens, podem eliminar diversos aplicativos necessários atualmente. Com isso, o sistema fica mais compacto, leve e simples de usar.

Além de tudo o que já foi mostrado pela Apple, podemos esperar que a nova versão do sistema chegue com ainda mais detalhes; a cada dia, desenvolvedores descobrem novos recursos escondidos no iOS 5. A própria Apple já revelou que são mais de 200 melhorias no sistema. Agora é só esperar a chegada oficial do iOS 5 e aproveitar as novidades!

O Facebook pode derrubar o Google?

“A Google vai dominar o mundo”. Certamente, você já leu ou ouviu essa frase em algum lugar. A quantidade de serviços que a gigante das buscas oferece, a confiabilidade do seu principal produto e a posição confortável na liderança de muitos segmentos colocam a Google como uma das principais potências corporativas não só da internet, mas de todo o planeta.

Porém, o monopólio cada vez mais amplo da Google pode estar com os dias contados. A mais nova sombra da empresa de Larry Page e Sergey Brin atende pelo nome de Facebook, a poderosa rede social que, em 2011, pode atingir a expressiva marca de 1 bilhão de usuários, um sétimo da população do planeta Terra.

Embora os objetivos das empresas possam parecer distintos, o modelo de negócio adotado por ambas é o mesmo. Todas obtêm a maior parte de suas receitas graças à publicidade. E, um dos maiores triunfos das duas corporações é o fato de conseguirem direcionar, da forma mais eficiente possível, quem verá exatamente o que na internet.

Mas o que aconteceria se o Facebook decidisse incorporar o papel do Google? Será que a rede social de Mark Zuckerberg é capaz de ser mais eficiente para os usuários, apresentando resultados mais relevantes e precisos, sem que, para isso, seja preciso sair das páginas do Facebook? Ao que parece, o cenário não é tão improvável assim.

Mais um entra na briga

Relevância. Essa é a palavra-chave para determinar quem será ou não bem-sucedido na internet. E em se tratando de sites de buscas, ninguém havia conseguido ser mais eficiente do que o Google até então. Seu algoritmo de busca, aliado a uma série de padrões de indexação adotados pela maioria dos sites, fizeram com que a ferramenta se tornasse referência.

Entretanto, ocupar uma posição de destaque no Google está, aos poucos, deixando de ser a única forma de ganhar destaque. Serviços como o Twitter, por exemplo, ou a ferramenta “Curtir”, disponível no Facebook, podem tornar uma página muito mais relevante e acessada, ainda que ela não ocupe uma posição de destaque nas buscas.

Assim, com uma verdadeira avalanche de páginas tornando-se populares sem sequer passar pela busca do Google, o conceito de relevância ganha outro significado. Em vez de o algoritmo determinar o que deve ser listado por primeiro, o papel de ordenação e visibilidade de um tipo de conteúdo passa diretamente às mãos do usuário.

Para tentar conter o avanço das alternativas ao buscador, a Google decidiu implementar em seu principal serviço o “+1”, uma espécie de “Curtir” que impacta diretamente na relevância dos resultados exibidos na busca. Assim, além do resultado tradicional listado pelo algoritmo, o usuário passar a ser um editor de conteúdo, já que os mais clicados são destacados nos resultados.

Diga-me com quem andas e te direi quem és

Se para um usuário anônimo é possível encontrar resultados bem próximos do que se espera numa pesquisa, imagine o quão eficiente pode ser um buscador que incorpore em seu algoritmo os gostos e as preferências de quase 1 bilhão de pessoas. Por enquanto, não há nenhuma confirmação que o Facebook entrará para valer na briga nesse terreno.

(Fonte da imagem: Facebook / Reprodução)

Entretanto, a possibilidade de explorar esse grande potencial da rede social estimula não só os especialistas do setor, como também muitos anunciantes. A lógica é simples. Para que você compreenda melhor o poder que uma nova ferramenta de busca que agregue os dados dos usuários pode ter, leve em consideração o seguinte exemplo.

Ao procurar no Google pelo filme “Flores Partidas”, repare nos anúncios que são exibidos na barra lateral. Embora estejamos falando de um filme, o termo “flores” acaba se sobressaindo e a maior parte dos resultados direciona o usuário para floriculturas. É pouco provável que quem está procurando por um filme decida comprar flores. Dessa forma, são menores as chances de venda do anunciante e maiores as possibilidades de você ficar frustrado com a sua busca.

Agora imagine que, além dessa busca, o sistema do Facebook possa cruzar dados pessoais seus e dos seus amigos. Se em seu perfil o cinema é uma atividade de destaque, possivelmente você tenha amigos que também se interessem bastante pelo assunto. Levando em conta isso, é muito mais provável que os resultados de anúncios direcionados exibam filmes em vez de flores como opção de compra. Ou seja, mais eficiência para quem pesquisa quanto para quem anuncia.

Duelo de gigantes: vitória dos usuários?

Com duas empresas gigantescas brigando palmo a palmo por atenção, os grandes beneficiados dessa disputa passam a ser os usuários. Em termos de pesquisa, contar com uma ferramenta ainda mais eficiente do que o Google pode parecer um sonho, mas de fato existe a possibilidade de ele ser realizado.

Entretanto, a maior eficiência nas buscas pode ter um preço alto, e que muitas pessoas talvez não estejam dispostas a pagar: falta de privacidade. Para que uma busca como essa seja possível, é necessário que os dados pessoais das contas dos usuários estejam disponíveis para o cruzamento. Ainda que o processamento seja centralizado nos servidores do Facebook, cada vez mais você se torna uma vitrine para anunciantes e para outras pessoas.

Para quem argumenta que um sistema como esse é injusto, vale lembrar que a participação em uma rede social é opcional e, ao entrar nela, todos estão sujeitos às políticas de privacidade definidas pelo Facebook.

(Fonte da imagem: HTC)

Outro ponto interessante a ser debatido é a criação de uma nova “rivalidade” entre os usuários. Assim como temos as disputas da Apple contra a Microsoft e do Orkut contra o Facebook, é bem provável que a adoção de um sistema como esse possa criar uma terceira via, colocando em lados opostos Google e Facebook.

A briga pode sair dos limites da internet e ganhar também as lojas. Com seus sistemas operacionais, a Google cada vez mais pretende se fazer presente em desktops, notebooks e smartphones, todos vinculando o usuário a uma única conta de email que acaba se tornando peça-chave para acesso total e irrestrito a todos os seus serviços.

Em se tratando de produtos, o Facebook ainda dá os seus primeiros passos no mercado. No início do ano a HTC apresentou dois modelos de smartphone que ficaram conhecidos como “o celular do Facebook”. Rodando Android 2.4, os modelos têm como principal diferencial integração total com a rede social e trazem a marca do Facebook estampada no produto.

O Facebook pode derrubar a Google?

Sim, a possibilidade é remota, mas existe. Entretanto, é pouco provável que uma empresa que detém 90% da fatia de mercado dos buscadores perca, da noite para o dia, sua posição confortável. Um bom exemplo é a guerra dos navegadores. Há alguns anos, o Internet Explorer liderava absoluto, com mais de 70% dos usuários.

Com a chegada de novos concorrentes, como o Mozilla Firefox e o Google Chrome, a participação do IE no mercado caiu, mas nem por isso ele deixou de ser líder ou perdeu a sua influência. Resta saber até que ponto a cutucada do Facebook pode incomodar a hegemonia da Google.

MimoPlug: conheça o menor computador Linux do mundo

(Fonte da imagem: MimoMonitors)

Desenvolvido pela MimoMonitors, companhia especializada na produção de monitores compactos, o MimoPlug é um computador com sistema operacional Linux com aparência bem diferente da convencional. Com um design compacto, o aparelho lembra muito mais um adaptador para tomadas do que um desktop convencional.

A máquina possui somente 4,33” de comprimento, 2,74” de largura e altura de 1,9” e, conectada a um dos monitores fabricados da empresa, constitui um dos menores computadores disponíveis no mundo. Segundo a fabricante, o dispositivo é focado nas aplicados voltadas para a nuvem, podendo ser utilizado tanto para tarefas comuns como uma forma adicional de monitorar redes locais.

Especificações modestas

(Fonte da imagem: MimoMonitors)

O MimoPlug possui um processador Kirkwood Series de 1,2 GHz, 512 MB de memória DRAM e armazena dados em memórias flash com capacidade que varia entre 4 a 16 GB. A conexão com a internet se dá através de uma porta Ethernet convencional, e a fabricante promete desempenho semelhante ao de um desktop convencional durante a realização de tarefas cotidianas.

A novidade está à venda no site da MimoMonitors em diferentes pacotes que acompanham um dos monitores produzidos pela companhia. O preço varia entre US$ 379,99 até US$ 499,98, dependendo do modelo e tamanho da memória escolhidos. Todos as compras acompanham cabos de força, cabos de rede e cartões SD de 4, 8 ou 16 GB que devem ser usados para iniciar a tela escolhida.

Apple iPhone - Cell Mobile Phone