O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Google Chrome 13 Beta Download

Foi liberada a 13ª do Chrome, o navegador da Google. Ainda em fase Beta, o browser é estável o suficiente para aqueles que gostam de viver sempre atualizados e que querem experimentar as últimas novidades implementadas pelos desenvolvedores.

Velocidade

Nesta nova versão, o Chrome está mais rápido do que nunca. Esse aumento de performance é percebido principalmente em sites que utilizem AJAX em seu código, por exemplo, já que o responsável pela façanha é o V8 (agora atualizado para a versão 3.2.3.1), o motor JavaScript do Chrome.

Além disso, essa versão também inclui algumas implementações preliminares da função de aceleração por meio da placa de vídeo do computador. Os usuários com placas de vídeo adequadas perceberam uma diferença considerável, com quedas de até 80% do uso do CPU. Sem dúvida, uma boa notícia para quem precisa economizar a bateria do notebook.

Sobre do Google Chrome.

A Google também aprimorou o recurso que permite a aceleração gráfica em 3D (openGL), incluído na versão anterior do navegador. Os desenvolvedores poderão utilizar recursos visuais em três dimensões em uma página da internet utilizando o CSS.

Aparência e facilidades

Embora não interfira no desempenho ou na navegação propriamente dita, uma das mudanças que mais salta aos olhos é sem dúvidas o novo símbolo. Não as cores, mas o padrão alterado é que chama atenção. Agora, o logo do Chrome é achatado e está em duas dimensões, ao contrário de como foi desde a primeira versão do navegador.

Outra novidade está na antiga janela de configurações do navegador. Ao acessar o item “Options”, no menu “Customize and control Google Chrome”, o usuário percebe que a janela foi transformada em uma página web, com direito a campo de busca e URL e que abre em uma nova aba do navegador.

Isso significa que você pode facilmente encontrar as opções que você deseja, digitando palavras-chaves. A captura de tela abaixo mostra o resultado de uma pesquisa para o termo “senha”.

Pesquise pelas opções que quer encontrar

Outro ponto positivo dessa mudança diz respeito ao suporte técnico que os usuários às vezes precisam prestar. Sabe aquele tio que abre uma conversa com você, perguntando como ele faz para alterar as configurações de proxy do navegador? Pois bem, agora você pode simplesmente colar para ele o endereço da página de configurações avançadas, que fica em “chrome://settings/advanced”.

Sincronização de dados do Chrome

Fale com o navegador

Agora, o Chrome é capaz de transcrever sua fala em texto apenas com os recursos do HTML 5, devido ao uso da API speech input. Com isso, os desenvolvedores podem criar aplicativos para a web que permitam a transcrição de voz.

Assim, sempre que você acessar uma página que possua suporte para esta funcionalidade, você pode clicar no ícone referente ao recurso e falar algo ao microfone. O áudio é enviado ao servidores para transcrição e o texto aparece digitado em sua tela. Se quiser conferir o funcionamento deste recurso, (já com esta versão do Chrome instalada), basta clicar aqui.

Reconhecimento de voz no demo

Quem já gostava do recurso de armazenar senhas de serviços online no Chrome, ficará satisfeito com a versão 13. Agora o usuário pode salvar senhas, temas, preferências e extensões online, atrelando essas configurações à conta dele no Google. Com isso ele poderá sincronizar os mesmos dados diferentes computadores, sem dificuldade.

Selecionar várias abas

Agora o navegador permite que você selecione mais do que uma aba por vez. Para isso, basta você pressionar a tecla “Ctrl” e clicar em todas as guias que deseja marcar. A grande vantagem é que, ao aplicar uma ação (como "Atualizar", por exemplo), ela afeta a todas as abas e não somente àquela que está ativa.

Selecionando mais do que uma janela ao mesmo tempo

EasyMoza

Você deve imaginar que criar mosaicos com fotografias é uma tarefa muito complicada, não é mesmo? Essa afirmação pode ser realmente verdadeira, mas somente se você não conhecer o EasyMosa, um aplicativo online que faz todo o trabalho para você. Sua única tarefa nesse processo é selecionar as imagens que serão utilizadas para a montagem do mosaico.

Mosaicos muito interessantes

Recomendado para qualquer usuário que queira criar imagens divertidas para ilustrar redes sociais ou mesmo para quem deseja presentear os amigos com montagens muito interessantes. Se você faz parte desse grupo, aprenda a utilizar o EasyMoza agora mesmo.

Primeiro passo: a imagem final

Calma, o Baixaki não ficou maluco. A primeira ação que deve ser realizada na hora de montar o mosaico é escolher a imagem que será gerada no final do processo. Para isso, clique em “Create a Photo Mosaic” e em seguida sobre o botão “Select photo”. Escolha o arquivo desejado e em seguida pressione o botão “Continue”.

Primeiras configurações

Caso queira, você pode abrir uma aba de configurações (Settings) antes de ir até a próxima tela. Essas configurações permitem que você escolha o tamanho das imagens que serão utilizadas para alimentar o mosaico. Além disso, também podem ser ativados modos de espelhamento e desfoque de bordas.

Cada peça de um mosaico...

Na janela seguinte, você precisará enviar as imagens do seu computador para a montagem do mosaico. Para isso, clique sobre o botão “Select photos” e escolha o maior número de imagens possível da sua máquina. É recomendado que sejam enviadas entre 300 e 2.000 imagens diferentes, garantindo uma maior variedade para a arte final.

Enviando as peças do mosaico

Aguarde enquanto o sistema realiza o upload dos arquivos. Dependendo do número de imagens escolhidas, o período para o carregamento pode ser maior do que o esperado. Ao final, basta pressionar o botão “Create mosaic”. Uma barra com o progresso da montagem é exibida e quando ela estiver pronta, você poderá visualizar seu novo mosaico.

Compartilhando

Após o processo ser terminado completamente, é possível compartilhar o resultado com seus amigos em diversas redes sociais, como o Facebook e o Twitter. Para isso, localize os botões relacionados às redes, que estão na parte inferior da interface do serviço. Você também pode salvar a imagem para divulgar para seus amigos no seu Orkut ou blog.

Compartilhando os arquivos


Tecnologia impedirá que notebooks, smartphones e outros aparelhos esquentem demais

(Fonte da imagem: Oak Ridge National Laboratory)

Uma tecnologia desenvolvida pelo Departamento de Energia do Oak Ridge National Laboratory (ORNL) promete transformar o calor gerado pelo uso contínuo de dispositivos em uma fonte de energia limpa. Além de gerar eletricidade, a invenção resfria aparelhos eletrônicos, células fotovoltaicas, computadores e máquinas que geram grande quantidade de calor durante a produção de energia.

Scott Hunter, líder do time de desenvolvimento, afirma que a novidade tem um potencial enorme na redução dos gastos mundiais de energia. Segundo ele, nos Estados Unidos cerca de 50% da energia produzida anualmente é desperdiçada na forma de calor. A invenção não só deve representar uma grande economia para a indústria, como deve tornar o processo de produção mais eficiente, reduzindo a emissão de gases poluentes.

A previsão de Hunter é que a tecnologia seja usada em um primeiro momento em chips de alto desempenho, com capacidade na casa dos petaflops. Tais dispositivos são responsáveis pela geração de uma grande quantidade de calor, que deve ser eliminado para não danificar a estrutura física dos aparelhos.

A eletricidade gerada durante o processo de resfriamento pode ser usada para uma série de utilidades, como um alarme que toca quando servidores atingiram uma temperatura muito alta, por exemplo.

Economia de energia

A tecnologia desenvolvida pela equipe de Hunter é constituída por estruturas na forma de vigas que possuem área aproximada de um milímetro quadrado cada. Cerca de 1000 destes conversores são acoplados à superfície de aparelhos como um chip de computador, usando o calor resultante do uso do dispositivo como forma de produzir energia.

Atualmente, cada dispositivo é capaz de gerar até 10 miliwatts, quantidade insuficiente para ser usada de forma relevante. Porém, ao usar uma combinação de vários conversores, é possível concentrar quantidade suficiente de energia para auxiliar sistemas de resfriamento, assegurando assim um maior desempenho para a máquina.

Processo mais eficiente que o tradicional

O processo de converter calor em eletricidade não é exatamente uma novidade. Porém, a baixa eficiência do processo – entre 1 a 5% - fez com que a indústria não se interessasse pela tecnologia. A invenção do time da ORNL se diferencia por conseguir converter entre 10 a 30% do calor produzido em eletricidade, dependendo da intensidade do processo.

Devido à alta eficiência da tecnologia desenvolvida e o baixo custo de produção, a expectativa é que a invenção desperte o interesse de fabricantes e comece a ser utilizada em larga escala em um futuro próximo. Porém, o time responsável não anunciou se alguma companhia já demonstrou interesse na novidade ou se já foram firmados acordos para produzir a novidade em escala comercial.

Tecnologia impedirá que notebooks, smartphones e outros aparelhos esquentem demais

(Fonte da imagem: Oak Ridge National Laboratory)

Uma tecnologia desenvolvida pelo Departamento de Energia do Oak Ridge National Laboratory (ORNL) promete transformar o calor gerado pelo uso contínuo de dispositivos em uma fonte de energia limpa. Além de gerar eletricidade, a invenção resfria aparelhos eletrônicos, células fotovoltaicas, computadores e máquinas que geram grande quantidade de calor durante a produção de energia.

Scott Hunter, líder do time de desenvolvimento, afirma que a novidade tem um potencial enorme na redução dos gastos mundiais de energia. Segundo ele, nos Estados Unidos cerca de 50% da energia produzida anualmente é desperdiçada na forma de calor. A invenção não só deve representar uma grande economia para a indústria, como deve tornar o processo de produção mais eficiente, reduzindo a emissão de gases poluentes.

A previsão de Hunter é que a tecnologia seja usada em um primeiro momento em chips de alto desempenho, com capacidade na casa dos petaflops. Tais dispositivos são responsáveis pela geração de uma grande quantidade de calor, que deve ser eliminado para não danificar a estrutura física dos aparelhos.

A eletricidade gerada durante o processo de resfriamento pode ser usada para uma série de utilidades, como um alarme que toca quando servidores atingiram uma temperatura muito alta, por exemplo.

Economia de energia

A tecnologia desenvolvida pela equipe de Hunter é constituída por estruturas na forma de vigas que possuem área aproximada de um milímetro quadrado cada. Cerca de 1000 destes conversores são acoplados à superfície de aparelhos como um chip de computador, usando o calor resultante do uso do dispositivo como forma de produzir energia.

Atualmente, cada dispositivo é capaz de gerar até 10 miliwatts, quantidade insuficiente para ser usada de forma relevante. Porém, ao usar uma combinação de vários conversores, é possível concentrar quantidade suficiente de energia para auxiliar sistemas de resfriamento, assegurando assim um maior desempenho para a máquina.

Processo mais eficiente que o tradicional

O processo de converter calor em eletricidade não é exatamente uma novidade. Porém, a baixa eficiência do processo – entre 1 a 5% - fez com que a indústria não se interessasse pela tecnologia. A invenção do time da ORNL se diferencia por conseguir converter entre 10 a 30% do calor produzido em eletricidade, dependendo da intensidade do processo.

Devido à alta eficiência da tecnologia desenvolvida e o baixo custo de produção, a expectativa é que a invenção desperte o interesse de fabricantes e comece a ser utilizada em larga escala em um futuro próximo. Porém, o time responsável não anunciou se alguma companhia já demonstrou interesse na novidade ou se já foram firmados acordos para produzir a novidade em escala comercial.

FarmVille ganha conteúdo da Lady Gaga

A Zynga, desenvolvedora do FarmVille, lançou hoje um hotsite para divulgar uma versão especial do jogo. Trata-se da temporada “Let’s Play with Gaga”, a qual deve durar até o dia 26 de maio, segundo indica o vídeo oficial dessa versão do Farmville.

O jogo ganhou um local exclusivo, chamado GagaVille, onde o jogador pode desfrutar de um bonito cenário e participar da vida de fazendeiro com muito glamour. Para quem não tinha notado, há campos exclusivos para incentivar os jogadores a realizarem tarefas, as quais visam liberar músicas novas da Lady Gaga.

(Fonte da imagem: Reprodução/Zynga)

Além disso, os fãs da cantora que jogam FarmVille poderão receber itens exclusivos, que permitem desbloquear os presentes através de códigos secretos. O site de divulgação dessa temporada já possui um código e para obter os demais é preciso ficar atento nas informações do jogo. Caso você queira conhecer as canções da Lady Gaga antes do lançamento, basta efetuar login na sua conta do Facebook e acessar o FarmVille.

Apple iPhone - Cell Mobile Phone