O Skype ganhou milhões de adeptos ao redor do mundo quando trouxe a possibilidade real da economia na conta de telefone para os usuários. O MSN Messenger, quando surgiu, não permitia algumas ações nas conferências sonoras, como conversa em grupo, velocidade na transmissão e qualidade no áudio.
Nessa mesma época, surgiam os sistemas de VoIP, os quais davam possibilidades para que os assinantes fizessem ligações de longa distância a preços módicos. Mas, assim mesmo, os sistemas ainda eram mais caros do que a conexão entre dois computadores que possuíssem o Skype instalado.
Ao mesmo tempo em que foi ganhando usuários, a equipe de desenvolvimento do Skype passou a criar atualizações e adicionar funcionalidades ao software. Com isso, o que era apenas uma ferramenta de chamadas "telefônicas" passou a contar com mecanismos de videoconferência, integração com as redes sociais e muito mais.
Chat do Facebook
A integração com o Facebook, que já trazia novidades na versão Beta anterior, está ainda melhor nessa última atualização. Agora você pode acessar o chat da rede social diretamente pelo Skype, facilitando ainda mais o contato com os amigos.
Na lateral esquerda da tela, além da lista de contatos do mensageiro e das conversas recentes você visualiza ainda a logo do Facebook, com todos os amigos listados. Quando um deles entrar no site do serviço, você já recebe uma mensagem do status online, assim como acontece com os amigos que fazem o login na conta do Skype.
Dessa forma, não é mais preciso acessar a página da rede social para conversar com os melhores amigos, já que eles estarão a um clique de distância, dentro do seu VoIP. Além disso, a integração ficou ainda melhor, já que a nova aba combina perfeitamente com o que já existia por ali.
Eu curti!
Outra novidade na integração dos serviços está nas atualizações da rede social. Além de visualizar os Feeds publicados pelos amigos, você pode “curtir” por meio do Skype as postagens mais legais.
Para isso, basta clicar no ícone de coração, localizado logo abaixo da postagem dos seus amigos. Ao lado do botão “curtir” você possui também um pequeno ícone de balão, que permite a publicação de comentários sobre aquela postagem da sua rede social.
Apesar de não permitir a visualização de dados do perfil, fotos e interação com os aplicativos, o Skype permite o acesso a diversas funções que só podiam ser editadas através do próprio site da rede social. Isso facilita bastante a vida dos usuários, que agora contam com a “Deeper integration” (integração profunda), em vez de apenas visualizar o conteúdo, sem maiores interações.
Outras melhorias
Além das novidades para o Facebook, a atualização do Skype ainda trouxe modificações para a barra de ferramentas que controlam novas ligações (com ícones mais descolados e redesenhados), melhorias na hora de salvar um número de telefone na seção de ligações e novidades nas chamadas em espera, facilitando a visualização de todo o conteúdo.
Converse com um grupo de 10 pessoas
A versão Beta do Skype 5 ganhou também a expansão do número máximo de usuários por conferência de vídeo: agora o limite é de dez participantes! Porém, essa função permanecerá gratuita somente enquanto a versão final não for liberada.
A qualidade dessas chamadas por vídeo dependem do usuário com a pior conexão, ou seja, mesmo que você tenha uma conexão de 100 Mbps, se um dos membros da conferência tiver uma de 1 Mbps, a qualidade será equivalente à dele. Contudo, seu computador precisa encontrar requisitos mínimos para poder participar delas: processador Intel Core2Duo ou melhor e internet banda larga superior a 1 Mbps.
Nessa versão passou a ser possível o envio de mensagens enquanto seu status está como offline e, além disso, foi inserida uma ferramenta que avisa o usuário quando ocorrer problemas de conexão durante chamadas de telefone.
Cada vez melhor
Além de permitir a ligação entre duas contas Skype por voz, imagem e também por chat de texto, hoje o Skype também possibilita que usuários comprem créditos e carreguem suas contas para que possam efetuar ligações para telefones, não apenas para outros computadores, o que garantiu a penetração do Skype no segmento antes dominado por empresas de telefonia.
Desde 2003, quando o programa foi lançado oficialmente, passaram-se sete anos e muita coisa mudou para melhor. E para aqueles que achavam que o Skype sempre esteve correndo atrás do Windows Live Messenger, agora surge uma novidade que fará com que não pensem mais isso, trata-se da videoconferência em grupo.
Videoconferência em grupo
As conversas em grupo já são possíveis há muito tempo no Skype. Para criar um chat em grupo, basta clicar sobre os nomes dos contatos com a tecla “Control” pressionada e todos passam a fazer parte de uma mesma aba de conversação no programa. Para transformar o chat em um chat com áudio, é necessário clicar sobre “Ligar para o Grupo”.
Agora o mesmo recurso para conversas com vários usuários também está disponível para videoconferência em grupo. Você pode se conectar com até 4 outros usuários (totalizando 10 usuários em um chat) que possuam o Skype 5 Beta instalado no computador.
Primeira imagem: Skype 4.2 Final / Segunda imagem: Skype 5 Beta
A versão 5 Beta ainda trouxe algumas mudanças nas abas de conversação por vídeo. O plano de fundo que antes possuía apenas um cinza escuro sólido, agora apresenta cores em degradê do preto para o azul (cor que dá a identidade do Skype). Além disso, os botões ganharam um toque a mais de beleza, perdendo aquele visual denso de outrora.
Mas as novidades relacionadas ao vídeo não param por aí. O sistema de captura de imagens foi melhorado, possibilitando a criação de galerias de imagem de cada conferência realizada. Essas galerias permitem até mesmo que sejam tiradas várias fotos em sequência e visualizadas na própria interface do Skype.
Versão Beta
Ainda em versão Beta, o Skype 5 pode apresentar alguns problemas durante a utilização. Após cada chamada, o programa irá pedir um feedback, ou seja, que você envie suas impressões acerca do funcionamento do Skype.
0 comentários:
Postar um comentário