Recentemente, a Mozilla anunciou a versão Beta do Firefox 5, a próxima versão do navegador, que deve ser lançada em breve. Enquanto isso não acontece, a fundação responsável pelo aplicativo mostra serviço e já disponibiliza uma versão bem incipiente do Firefox 7, ainda sem previsão de lançamento.
Visualmente, quase não há mudanças – pelo menos por enquanto. A parte técnica, como é de se esperar, teve alguns erros corrigidos nas duas últimas semanas e traz pelo menos duas novidades notáveis.
Barra de endereços com autocompletar
Outra novidade que aparece no Firefox 7 é a função de autocompletar na barra de endereços. Agora, além de ser inteligente e servir como um campo de busca no histórico, a barra autocompleta o endereço que você começa a digitar. Esse recurso, já presente em outros navegadores, pode tornar a navegação ainda mais dinâmica, economizando alguns toques no teclado para acessar um site.
Permissões específicas para cada site
Muitas páginas que você visita solicitam permissões para o Firefox, seja para abrir popups ou memorizar dados de login e senha. Além disso, os sites podem armazenar informações em forma de cookies, manter armazenamento offline de conteúdo e compartilhar a sua localização.
O Firefox 7 conta com uma tela específica para tratar o modo como as dezenas de sites que você acessa gerenciam essas informações. Executando o comando about:permissions na barra de endereço, a tela de configuração é aberta, exibindo seu histórico da web em um painel individual à esquerda e, no centro da tela, menus de configuração.
Controle de memória
A seção de controle de memória do Firefox também foi aprimorada. Digitando about:memory na barra de endereço, você acessa um painel de controle que faz um detalhamento do consumo desse componente por parte do navegador. Na nova versão, essa página conta com três botões que permitem um aproveitamento melhor do Firefox na questão de consumo de memória.
Abas de grupo inativo
Desde o Firefox 4, o navegador conta com a função Panorama, um jeito novo de gerenciar as abas abertas no navegador. Assim, você pode dividir as abas em vários grupos, exibindo apenas as úteis para um determinado momento, facilitando a organização de todo o conteúdo.
Anteriormente, quando você seleciona a opção para abrir as mesmas abas atuais após reiniciar o navegador, todas as páginas abertas, inclusive em grupos inativos, eram recarregadas automaticamente. No Firefox 7, as abas de grupos inativos são reabertas normalmente, mas têm suas páginas carregadas apenas quando você clica sobre elas. Isso deixa o navegador mais rápido, afinal, são menos páginas acessadas de uma só vez.
0 comentários:
Postar um comentário