O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Saiba como entrar no Google+ mesmo sem convite


Atenção: Estou com 32 Convites quem quiser é só acessar esse site.


A Google promete dar uma enorme dor de cabeça ao Facebook com sua nova ferramenta de interação social, o Google+ (lê-se "Plus"). Como todo serviço de impacto da gigante, a nova rede começa a funcionar por convites.
Mas o sistema de convites sofreu alguns problemas. Primeiro, eles eram muito limitados. Depois, mesmo aqueles usuários que foram convidados não conseguiram ingressar devido a um sistema sobrecarregado.
O que vamos ensinar neste tutorial é como aqueles que já fazem parte do Google+ podem ter um número ilimitado desses convites. Portanto, se você ainda não faz parte da rede, primeiramente deve pedir a algum membro que siga essas instruções.

Tela de abertura do Google+ (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Pré-requisitos

  • Conhecer alguém que já faz parte do Plus; ou
  • Ter ingressado na rede para poder convidar outros usuários.

Quero meu convite!

O usuário que fará o convite deverá ir em “Círculos” e clicar em “Adicionar pessoa”. Digite o endereço de email da pessoa a ser convidada e tecle “Enter”.

Em seguida, selecione de qual círculo a pessoa fará parte e escolha um nome para o contato. A etapa é obrigatória e ajuda na hora do envio da mensagem.

Então deve-se usar o Stream para enviar uma mensagem ao convidado (basta retornar à página inicial do Google+). A mensagem deve ser enviada apenas para ele ou para um círculo do qual ele faça parte. Para isso, é necessário clicar em “Adicionar mais pessoas” e digitar o nome do contato.
Deve-se também deixar a caixa "Também enviar e-mail para uma pessoa que ainda não usa o Google+" marcada para que o convite funcione, e clicar em “Compartilhar” para enviar a mensagem.

O convidado receberá um email com a mensagem, e nela terá um link “Saiba mais sobre o Google+” bem destacado em vermelho. O contato deverá clicar nesse link. Ele será redirecionado a uma página onde edita informações básicas antes de começar a usar o Plus.

Com os campos mostrados abaixo preenchidos, é hora de começar a usar o Google+, a sua nova rede social. Temos que deixar claro que o método não é infalível, mas em nossos testes obtivemos aproximadamente 90% de sucesso.

Para mais informações sobre o Google+, fiquem ligados aqui no PC100%!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Yahoo! Messenger 11

O Yahoo! Messenger 11 finalmente chega à versão final e está mais integrado do que nunca a outros serviços da web. Além do já tradicional suporte à adição de contatos do MSN, agora é possível integrar também as contas do Facebook e do Twitter.

Além disso, o usuário pode personalizar a interface com diferentes temas e turbinar o mensageiro instalando plugins, os quais trazem diversas ferramentas para facilitar o acesso a algumas informações. Confira abaixo o que o Yahoo! Messenger traz de melhor em sua mais nova versão.

Tela inicial do aplicativo

Redes sociais

O recurso para adição de usuário do MSN no Yahoo! Messenger já era conhecido dos usuários e agora está muito bem acompanhado de novidades envolvendo duas das redes sociais mais famosas na internet: Facebook e Twitter.

Com mais de 500 milhões de usuário em todo o mundo, o Facebook também está integrado ao Yahoo! Messenger. Agora é possível não somente atualizar seu status diretamente do mensageiro, mas também conversar online com todos os seus contatos da rede.

Atualizações do Facebook e Twitter

O Twitter também não ficou de fora. O serviço de microblog de maior sucesso da web agora pode ser atualizado a partir do Yahoo! Messenger, e você ainda consegue acompanhar tudo o que seus amigos estão postando. Para enviar uma mensagem a qualquer uma das redes sociais, basta o usuário alterar a mensagem pessoal no mensageiro.

Seguindo o sucesso dos microblogs, o Yahoo! criou uma rede do gênero, o Yahoo! Update. Então, além de Facebook e Twitter, todas as atualizações são exibidas também no serviço próprio da Yahoo!.

Para visualizar as novidades das redes sociais, basta clicar na aba “Atualizações” e escolher qual das timelines deseja acompanhar. Também é possível ver as postagens mais recentes das três redes juntas, é só escolher a opção “Todos”, no canto esquerda da tela.

Jogos online e plugins

Para quem já se cansou de jogar somente damas e campo minado com os contatos do mensageiro, o novo Yahoo! Messenger traz novidades também nesse aspecto. Agora você pode desafiar seus amigos em games como Mafia Wars e FishVille, bem mais elaborados do que as opções tradicionais em outros programas do gênero.

Lista de plugins

O Yahoo! Messenger conta ainda com um sistema de plugins, os quais podem ser ativados para dar novas funcionalidades ao programa. Com isso, além de interagir com os amigos o usuário pode ficar por dentro do que está acontecendo no mundo, por meio do canal de notícias, ou ver a previsão do tempo para os próximos dias, ativando o plugin de meteorologia.

Áudio e vídeo

Se a baixa qualidade nas transmissões de vídeo era um problema, na nova versão do Yahoo! Messenger não é mais. Agora é possível fazer exibições de vídeo em alta qualidade. Para quem quer ainda mais contato com seus amigos virtuais, o programa ganhou um sistema de chamadas de voz gratuitas de computador para computador. É possível também pagar para realizar ligações para telefones fixos ou celulares, o que é muito semelhante ao que o Skype oferece.

Temas

A personalização de interface finalmente chegou para o Yahoo! Messenger 11. O mensageiro possui vários temas para que seus usuários possam dar um toque mais pessoal ao visual do aplicativo.

Escolha os temas

Os temas podem ser acessados a partir de um pequeno botão no topo da janela do programa. Um simples clique faz com que todas as opções de visual sejam exibidas e o usuário possa selecionar uma nova roupa para o mensageiro. Até o momento, existem 11 opções diferentes.


terça-feira, 28 de junho de 2011

Google testa novo layout de buscas

O maior buscador do mundo está de cara nova, pelo menos para alguns usuários sorteados para a versão Beta do novo sistema. O Google está testando diversos novos recursos de buscas para facilitar a vida de quem procura itens específicos na internet. O Tecmundo teve acesso aos recursos e mostra agora o que há de melhor no novo layout do serviço.

A primeira mudança encontrada é o botão “Buscar”, que foi substituído por uma lupa. Além das já tradicionais buscas por sites, imagens, vídeos e notícias, o Google traz várias divisões para facilitar as pesquisas. Confira agora o que significa cada um dos novos divisores de buscas que estão disponíveis no Google. Vale lembrar que essa é apenas uma versão de testes e alguns dos recursos podem ser excluídos ou alterados.

Integração entre Google+ e Twitter

Que tal sincronizar sua conta do Twitter em seu perfil Google? Você pode fazer isso. Dessa forma, torna-se mais simples o compartilhamento de resultados de buscas, pois os links podem ser enviados instantaneamente. O melhor de tudo é que os links são encurtados pelo próprio Google, evitando fraudes e links maliciosos.

Como você pode perceber, a barra do Google está preta, ao contrário do que acontecia até poucos dias atrás. Ela faz parte do novo projeto Google+, que parece ser a aposta da Google para competir contra o Facebook, integrando rede social, central de videoconferências e compartilhador de links em uma interface muito bonita.


Realtime

Literalmente, pesquisas em tempo real. Basta inserir um termo e ordenar as buscas em “Realtime” para se ter acesso a tudo o que está sendo dito sobre alguns assuntos nos principais serviços de microblog do mundo. Além das mensagens enviadas mais recentemente, outro fator que chama a atenção é o gráfico de popularidade dos termos.

Nesse gráfico, postado à direita da interface, são mostrados os números de mensagens que citaram o termo nas últimas horas. Por ele é possível saber exatamente quando determinados assuntos foram discutidos na rede. Logo abaixo, estão os “Top updates”, que são os posts mais comentados e replicados (retwittados).


Discussions

Grupos de discussão e fóruns ficam nessa divisão. Basta inserir algum termo e ver o que está sendo dito sobre ele. Isso ainda inclui diversos sites de perguntas e respostas (como o Tira-Dúvidas do PC 100%), facilitando a busca de quem está procurando resultados muito específicos relacionados a alguns problemas.

Recipes

Quer encontrar as receitas mais deliciosas do Tudo Gostoso? Você pode fazer isso pelo próprio Google, a partir do momento em que as pesquisas por “Recipes” (Receitas) forem liberadas para todos. É só digitar o nome da comida que deseja preparar e esperar pelos resultados para ficar com água na boca.

Patents

Um guia para quem quer saber detalhes de produtos e invenções. O Google Patents reúne as informações mais detalhadas sobre patentes registradas em vários departamentos especializados ao redor do mundo.

Opera 11.50 Build 1074 Final Download

Resolvidos os problemas de estabilidade e segurança das versões de teste, a nova versão do Opera está pronta para competir no mesmo nível de seus principais concorrentes.

Quem já está acostumado com as versões anteriores do navegador vai se surpreender com os avanços obtidos no Opera 11. Isso porque o programa está ainda mais rápido e estável, repleto de novidades que vão fazer muitos desistirem de utilizar as ferramentas da concorrência. Extensões com atualização automática, empilhamento de abas e um sistema que aumenta a proteção em sites com conteúdo seguro são somente algumas das melhorias.

Novo Opera

A estrutura JavaScrip renovada garantiu um aumento da velocidade, segurança e da inclusão de novas funcionalidades para as abas. Tudo isso mantendo o visual elegante característico do navegador, que agora está preparado para lidar com os novos padrões WebM e HTML5.

Navegação veloz e com estilo

O Opera sempre se mostrou um navegador muito eficiente quando comparado aos outros gigantes do ramo. Os testes realizados pelo Baixaki, como o "Comparação: qual navegador está com a melhor interface de navegação em 2010?", confirmaram isso. Somente o Google Chrome é capaz de ser comparado a sua leveza e velocidade.

A primeira novidade fica pelo tamanho mais compacto em relação às versões anteriores. Com isso, a instalação é feita em tempo recorde e sem nenhuma dificuldade. Quem é fã de redes sociais (incluindo seus diversos jogos) e outros sites pesados vai ficar feliz em saber que o navegador abre sites com ainda mais rapidez que antes.

Esse ganho de velocidade não está restrito somente a quem possui uma conexão banda larga. A opção de carregar os plugins de Flash somente após clicar sobre eles é uma ótima adição para quem tem de esperar vários minutos até conseguir carregar páginas que abusam do recurso.

Navegação veloz e com estilo

Além da velocidade e do visual bonito, o Opera também está focado na segurança do usuário e, para isso, adicionou uma função à barra de endereços. Clicando sobre o logotipo do site, é possível ver se ele contém malwares e denunciá-lo. A nova barra de endereços do Opera 11 também é capaz de esconder links muito complexos, diminuindo a extensão da URL.

Agora, o navegador está ainda mais rápido, pois o seu motor de funcionamento sofreu uma série de pequenos ajustes. O principal objetivo foi corrigir pequenas falhas que faziam com que o browser perdesse estabilidade. Além disso, ele conta com um software ainda mais rápido para o carregamento da parte gráfica.

Também houve melhorias no suporte ao HTML5, histórico de sessão, navegação, nas APIs W3C, entre outras.

Empilhando abas

A visualização de páginas em várias guias é uma das atrações deste navegador. Você também pode aumentar a barra de ferramentas e ter uma exibição em pequenas prévias dos sites abertos.

Porém, agora, o Opera traz uma nova função, perfeita para quem trabalha com muitas abas abertas ao mesmo tempo. O vídeo de introdução afirma: ao terminar de trabalhar com documentos, você empilha as folhas e as coloca de lado, para voltar a elas depois.

Empilhar abas

Esta é a mesma coisa que você pode fazer com as abas abertas: colocá-las uma sobre a outra, criando um grupo de abas sobre um determinado assunto, sem ocupar muito espaço na interface. Este grupo pode ser visualizado em prévias e aberto sempre que você desejar, mantendo sua navegação sempre organizada.

Atualizações no Speed Dial

Agora, o Opera possui suporte para um novo tipo de complemento. Isso permite que você seja capaz de ter uma pré-visualização do conteúdo em tempo real, diretamente no Speed Dial. Assim, você pode ler as últimas novidades dos seus sites favoritos apenas abrindo uma nova aba do navegador, sem necessitar entrar no próprio site.

Atualizações direto no Speed Dial

Favoritos mais organizados

Substituindo a antiga Barra Pessoal, a nova organização dos favoritos garante acesso mais rápido à lista de sites mais acessados pelo usuário do navegador. Para ativar o recurso, é só clicar no menu “O”, selecionar “Barra de Ferramentas” e marcar a opção “Barra de Favoritos”. A novidade é exibida logo abaixo da barra de endereços.

Senhas sincronizadas

O Opera Link já era capaz de sincronizar os seus favoritos e configurações do navegador. Entretanto, agora ele também é capaz de importar o conteúdo referente às suas senhas gravadas. Ou seja, você pode ter acesso também a elas em outros computadores, mas contando com a segurança oferecida pelo Opera Link.

No entanto, vale lembrar que, para garantir que os seus dados não sejam abertos por pessoas indesejadas, é necessário sempre manter o Opera Link com uma senha forte. Assim, ele vai proporcionar a comodidade de sincronização dos seus dados, mas somente ao seu alcance.

Recursos

Assim como nas últimas versões de outros navegadores, o Opera complementa automaticamente o que você digitar na barra de endereços, baseado no seu Histórico e na sua lista de Favoritos. A busca dentro das páginas também foi aprimorada, de maneira a filtrar o que se procura.

Se você usar o Opera com o Windows 7, perceberá que o visual é feito para se adequar ao sistema operacional. Ou seja, a transparência toma conta do navegador e a integração dá a sensação de estabilidade.

Uma boa notícia para os usuários do novo sistema da Microsoft é que, ao pousar o mouse sobre o Opera na barra de tarefas, todas as abas abertas no programa aparecem ali, como se essa função fosse nativa do sistema operacional.

Outra novidade da versão 11 é que a atualização extensões (e até mesmo do Opera Unite) é automática. Ou seja, todos os itens que você insere no Opera estão constantemente atualizados, sem que você precise fazer isso manualmente. Além disso, a lista de extensões disponíveis segue aumentando.

Instalação de plugins

O Opera agora detecta se algum dos seus plugins está com problemas (em computadores que utilizam o sistema operacional Windows). Além disso, ele auxilia o usuário no processo de instalação, que ocorre em apenas alguns poucos cliques e sem a necessidade de reiniciar o navegador, como normalmente acontece com os browsers.

Padrões avançados, suporte aprimorado

A nova atualização do Opera cumpriu o que prometeu em relação ao suporte para tecnologias avançadas, como HTML5 e WebM. Se depender do Opera, tais padrões não serão problema. Seguindo as tendências, o navegador funciona muito bem com a tecnologia HTML5.

Se você tinha alguma curiosidade de como se dá o funcionamento do YouTube ou o Vimeo no novo HTML, sinta-se à vontade para experimentá-lo. E, não menos importante, o CSS3 também foi implementado aumentando sua estabilidade. A compatibilidade do navegador continua sendo ampliada e os plugins mais comuns, como o Flash, já vêm instalados.

Email

Se você costuma ver seu email frequentemente e adota o Opera como navegador padrão, usar o cliente de email pode ser uma boa ideia. Você acessa suas contas de correio eletrônico a partir da barra lateral ou do menu principal, que podem ser configuradas como POP3 ou IMAP (acesso web). Assim, basta uma nova aba para enviar uma mensagem e um clique para conferir novas mensagens.

Email

Geolocalização

O Opera está cada vez melhor no quesito geolocalização. A tecnologia permite que sites saibam sua localização e, a partir daí, deixem sua navegação mais prática. Exemplo disso são resultados de busca mais relevantes, filtrados automaticamente para oferecer as respostas mais próximas.

A versão 11 do Opera permite que você compartilhe sua localização a fim de aproveitar da melhor maneira possível o conteúdo de sites que usam geolocalização. Para garantir sua privacidade, você tem total controle sobre quando o recurso deve ser utilizado.
Conheça mais sobre o recurso com um mapa interativo em tempo real clicando aqui.

Opera Unite

Já pensou em armazenar fotos, músicas, documentos e compromissos por acesso remoto? O Opera Unite é a função que torna isso possível. É como se o seu navegador transformasse o PC em um servidor web de arquivos.

Opera Unite

Opera e AVG, união para sua segurança

O Opera utiliza os sistemas anti-phishing e antifraude do AVG. Ele impede que você acesse páginas sabidamente perigosas e também oferece feeds automáticos para você obter informações atualizadas sobre as últimas ameaças e manter-se protegido de malwares.

Widgets

Em vez de complementos (como o Firefox), o navegador traz uma série de widgets, que vão desde clientes para redes sociais (Twitter, por exemplo) até jogos e utilitários para baixar vídeos. Eles funcionam como um aplicativo à parte dentro do browser.

Quem gosta da funcionalidade nota que a nova versão traz uma série de novos widgets para serem utilizados com o navegador. A boa notícia é que agora eles são totalmente independentes. Ao instalar um novo widget, ele aparece fora do Opera, como um aplicativo do Windows. Isso significa que, se você fecha o navegador, o widget continua aberto e funcionando.

Gestos com o mouse

Esta é uma das funções mais curiosas do Opera e realmente funciona! Existe uma série de gestos que você pode realizar, clicando com o botão direito do mouse, É possível ativar funções como avançar uma página, voltar ou atualizar o site.

Para visualizar a página anterior, pressione o botão direito e arraste o mouse para a esquerda. A mesma ação, com um gesto para a direita, avança para a próxima página no histórico. Para abrir um novo link, botão direito e arraste o mouse para baixo. Além disso, é possível aumentar e diminuir o zoom da página com um clique e o scroll do mouse, entre outras ações.

Gestos com o mouse

A lista completa de funções pode ser encontrada neste artigo do Baixaki, mas não há nenhum mistério. Todos os gestos são executados sem precisar ativar nenhuma função ou instalar plugins.

A evolução não para

Aplicativos online mesmo offline: o Appcache do Opera permite que você utilize aplicativos online mesmo sem conexão com a internet. O navegador armazena os arquivos necessários para você usá-los quando precisar.

Mais pesquisa: o Opera conta com vários mecanismos de buscas para que você escolha o seu favorito. O Bing é a mais nova adição à lista. As buscas são aprimoradas com as sugestões, que complementam os resultados para direcionar o usuário com precisão.

Mecanismos de pesquisa

Conserto de bugs: uma vantagem do Opera é a constante atualização para correção de problemas pequenos. Vários bugs relacionados ao quesito segurança foram corrigidos. A incompatibilidade com widgets, que costuma fechar o navegador prematuramente, foi revista e assim por diante.

Lembre-se de que você sempre pode seguir o caminho Menu > Ajuda > Procurar por Atualizações a fim de buscar as novidades do Opera.

Google+ declara guerra contra o Facebook

Você pode achar que Google e Facebook não são concorrentes diretas, mas é fato que as duas são as grandes potências da internet atualmente. Desde que a rede social passou a ganhar dinheiro com anúncios, o império da Google se viu ameaçado e foi obrigado a partir para a briga também nas redes sociais (o Orkut é um sucesso no Brasil, mas em outros países o serviço não possui muitos usuários).

Ainda em fase de testes, o Google+ (Google Plus) já pode ser visto por algumas pessoas e em breve deve ser disponibilizado para todos. Quem pensava que o Google+ se restringiria ao botão de compartilhamento em páginas da internet pode ficar de queixo caído quando vir que a proposta do serviço é unir pessoas com interesses comuns (e desbancar o Facebook).

“Compartilhamento da vida real”

O slogan o Google+ é “O compartilhamento da vida real na perspectiva da web”. O que isso quer dizer? É simples! Segundo a própria Google, a ideia do sistema é adicionar humanidade aos relacionamentos online, para que as pessoas deixem de lado o compartilhamento frio e impessoal que acontece hoje em dia.

Quando estiver disponível, o Google+ poderá ser acessado por meio da nova barra do Google. Ela ficará preta e contará com o link “You”. Clicando nele, os usuários poderão ter acesso à nova rede social e central de compartilhamentos da Google. Será o fim da hegemonia do Facebook?

+Circles

Um dos pontos principais do Google+ é o sistema +Circles. Isso não é nada mais do que um agrupamento de amigos, mas realizado de uma maneira muito mais visual do que qualquer outra rede social já conseguiu fazer. O melhor de tudo é que esse recurso abusa das funcionalidades do HTML5, ou seja, permite o “arrastar e soltar” para facilitar a utilização.

Com o Google +Circles você vai poder levar os seus diferentes círculos de amizade para a internet, compartilhando certos itens da sua vida apenas com pessoas em que você confia. O mecanismo também permite que links de interesse sejam levados para um grupo restrito de pessoas.

+Sparks

Qual o seu assunto favorito? Tecnologia? Não importa qual seja, o Google+ vai sempre ter algo novo para você. Inserindo seus interesses no +Sparks (faíscas, em português), o sistema da Google irá realizar buscas em até 40 idiomas para fazer com que você sempre tenha assuntos para conversar com seus amigos.

Com total sincronização com o +Circles, é possível adicionar interesses em comum a determinados grupos de amigos para que todos possam ter acesso às mesmas informações automaticamente. O que a Google quer com isso? Facilitar o compartilhamento de novos itens, eliminando a necessidade de buscas incessantes por motivos para se começar uma conversa.

+Hangouts

Videoconferências em grupo, ou melhor, em +Circles. O +Hangouts vai permitir que amigos consigam conversar entre si para passar um tempo livre se divertindo e lembrando histórias interessantes sobre suas vidas. Por mensagens de texto ou por webcam, o que importa é ter o que contar e querer ouvir o que os outros têm a dizer.

O que será necessário fazer para isso? Clicar em um botão. Isso mesmo, é só encontrar seus amigos que estiverem online e clicar sobre “Join this conversation” para dar início às rodas de conversa.

+Mobile

A Google não seria tola de deixar os portáteis de fora, por isso o Google+ também estará disponível para smartphones e tablets. E o +Mobile não será apenas uma versão móvel do sistema, mas sim uma extensão do Google+ para que outras funcionalidades possam ser utilizadas.

+Instant Upload

Esse recurso dará adeus aos esquecimentos relacionados ao envio de fotografias para seus amigos. Com o +Instant Upload, todas as fotografias tiradas por seu telefone serão enviadas automaticamente para um álbum privado nas nuvens. Assim que chegar a um computador, você será lembrado delas e poderá compartilhá-las com seus amigos.

+Location

Você quer que todos saibam onde você está? Ative as localizações do Google+. Segundo o anúncio oficial, os usuários podem escolher se desejam ou não compartilhar esse tipo de informação (e também com quem desejam fazer isso).

+Huddle

Sofrer com mensagens de texto e telefonemas para marcar encontros com seus grupos de amigos não será mais necessário. O +Huddle cria chats em grupo e permite que reuniões ou passeios sejam combinados rapidamente.


Ficou interessado pelo novo serviço? Então acesse agora mesmo o Google+ e faça seu cadastro para receber um convite para as próximas fases de teste. Agora é esperar para ver se o Facebook será derrotado ou se ele continuará reinando como soberano no mundo das redes sociais.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

NextComputing revela teaser de nova estação de trabalho portátil

Na última quinta-feira (23 de junho), a NextComputing publicou um vídeo em sua página oficial do Youtube, no qual que são exibidos os primeiros relances da nova estação de trabalho portátil da companhia. O vídeo exibe uma máquina semelhante a um desktop de alto desempenho operando com o sistema operacional Windows 7, capaz de trabalhar mesmo sem o auxílio de cabos de energia.

A única informação revelada pela companhia é a de que o novo dispositivo pode ser carregado como uma maleta, e tem bateria interna capaz de proporcionar de duas a quatro horas de uso contínuo. Não foram revelados detalhes sobre o nome da novidade, especificações técnicas nem quando o aparelho estará disponível para venda.

Segundo a NextComputing, o vídeo serve somente como um aperitivo para um anúncio completo que deve ser feito nos próximos dias. Porém, assim como os outros detalhes sobre a novidade, a empresa faz mistério sobre quando mais detalhes serão revelados.

Atrix 4G ganha Android 2.3.3 com bootloader desbloqueado

(Fonte da imagem: Brief Mobile)

O site BriefMobile revelou na última quarta-feira (22 de junho) que a Motorola não só pretende trazer a versão 2.3.3 do Android (Gingerbread) para o Atrix 4G, como incluiu um comando que permite desbloquear todas as funções do sistema operacional. A descoberta foi feita a partir de testes realizados em um build preliminar do software que vazou recentemente.

Através do comando “fastboot oem unlock”, o usuário adquire o direito de modificar livremente a maneira como o Gingerbread funciona no aparelho. Um representante da Motorola afirmou que a novidade estará presente na versão final da atualização, o que deve tornar o Atrix 4G mais atraente para as comunidades hackers interessadas em trabalhar com o Android.

A versão final do sistema operacional deve ser liberada pela Motorola em julho de 2011. Apesar de permitir que o usuário realize modificações no smartphone, a companhia alerta que o uso do bootloader desbloqueado pode encerrar definitivamente a garantia do dispositivo. Porém, não foram revelados detalhes sobre quais tipos de ação podem fazer com que a empresa tome tal decisão.

sábado, 25 de junho de 2011

Teste se seu Navegador suporta HTML 5

Navegando pela Internet descobri o site The HTML5 test, um site que avalia seu navegador e dá uma nota para ele (entre 0 e 300). Além disso, mostra com detalhes todos os resultados dos testes.

html5 testVale a pena conferir!

É interessante se você baixou aquele navegador novo que promete tanto inovar a respeito e você está meio em dúvidas. O teste lhe mostrará todos os recursos disponíveis em seu navegador (que ele suporta), tanto de mídias (música, vídeo e foto) quanto vetores.

Navegadores Atualizados

Opera 11.50 Build 1065 Beta

Opera 11.50

Build 1065 Beta

Com a concorrência lançando versões novas recentemente, (a prévia do Internet Explorer 10, o Mozilla Firefox 4 e o Google Chrome Canary), faltava apenas o Opera disponibilizar seu próximo navegador. A nova versão (nomeada Swordfish) apresenta melhorias no famoso Speed Dial e alguns recursos para desenvolvedores, além das novidades já presentes na primeiras releases de teste.

Para facilitar ainda mais o manuseio das versões de teste, a empresa lançou o Opera Next, um canal de navegação alternativo que é atualizado automaticamente cada vez que um novo modelo prévio é lançado. Além disso, ele é instalado separadamente, impedindo que a versão estável e a em testes entrem em conflito.

Vale lembrar que esta não é a versão final do navegador e, embora seja mais estável do que a anterior (a Barracuda), ela ainda pode apresentar erros e problemas ao longo do uso. Dessa maneira, é aconselhável que o usuário não o utilize como o browser padrão para navegação nem acesse sites de banco ou compras com ele, por exemplo.

A página inicial do Opera Next.

O que mudou?

A novidade que mais afeta o usuário é a reformulação do Speed Dial, funcionalidade mais famosa do navegador, que agora está mais flexível e permite que o usuário adicione quantas miniaturas de páginas desejar além de páginas da internet, como previsão do tempo, atualizações do Twitter e um feed de notícias, por exemplo.

O tamanho delas também pode ser alterado através do zoom da página, sem afetar a navegação em outros sites. Os desenvolvedores podem também acessar a documentação do browser, disponibilizada pela Opera Software. Dessa forma, é possível personalizar ainda mais as miniaturas.

O Speed Dial é uma das grandes estrelas.

Além das melhorias no Speed Dial, outras funcionalidades foram adicionadas, como o suporte ao novo formato de imagens do Google, o WebP, e ao CSS3. A instalação dos plugins ficou ainda mais rápida e simplificada.

O navegador em si

Extensões com atualização automática, empilhamento de abas e um sistema que aumenta a proteção em sites com conteúdo seguro são apenas algumas das funcionalidades que serão passadas da versão mais atual para o futuro Opera 12.

Maior velocidade na execução de aplicativos e páginas JavaScript e a possibilidade de abrir páginas com os novos padrões WebM e HTML5 também são duas características importantes que continuam presentes no browser, mesmo na versão de teste.

Empilhando abas e navegação por gestos

A possibilidade de agrupar diversas abas parece ter agradado aos usuários. Não há como negar que é a opção quase perfeita para quem trabalha com diversas guias abertas ao mesmo tempo. Para não decepcionar seus usuários, a empresa desenvolvedora do Opera decidiu por manter a funcionalidade.

Navegação por gestos

Outra facilidade que se faz presente nesta versão é a navegação por gestos com o mouse. Para quem ainda não conhece, trata-se de uma lista de gestos que você faz com o mouse, os quais ativam funções e realizam algumas ações no navegador, como avançar uma página, atualizar o site ou fechar uma aba.

A versão Alpha

O Opera 11.50 permite que você implemente do WOFF (Web Open Font Format), um novo formato de fontes para ser utilizado em páginas da internet. Outra novidade fica por conta dos protocolos de segurança TLS 1.1 e 1.2, que agora vêm desabilitados por padrão no navegador.

A opção Cookie2 também foi modificada para ficar inativa nas configurações iniciais do Opera 11.10, mas os usuários podem habilitá-la a qualquer momento, se assim desejarem.

Falando em segurança, o browser da Opera ganhou um mecanismo que se certifica a respeito da veracidade dos encaminhamentos de endereços HTTP para os HTTPS. Ou seja, caso um link redirecione você para um site cujo endereço comece por HTTPS, o próprio navegador irá verificar se a página é segura e legítima antes de permitir seu acesso a ela.

O novo Opera chegou à sua versão Beta sem muito alarde. Sob o codinome “Barracuda”, o navegador apresentou melhorias no famoso Speed Dial e alguns recursos para desenvolvedores, além das novidades já presentes na primeira release de teste.

O uso de uma senha mestra para os certificados de clientes também foi eliminado na nova versão do Opera. Por enquanto, as novidades são internas ao navegador, ou seja, o usuário não as vê de fato, apenas sabe que aconteceram.

Vale lembrar que esta não é a versão final do navegador e, embora seja mais estável do que a Alpha, pode apresentar diversos erros e problemas ao longo do uso. Dessa maneira, é aconselhável que o usuário não o utilize como o browser padrão para navegação nem acesse sites de banco ou compras com ele.

Internet Explorer 10 Platform Preview 1

Internet Explorer 10

Platform Preview 1

Como navegador mais conhecido e usado no mundo, o Internet Explorer chega à décima versão com novidades interessantes. Apesar de ainda não ser possível utilizá-lo para visitar seus sites favoritos, este lançamento serve para mostrar ao público de desenvolvedores o funcionamento do novo browser.

Entretanto, o principal destaque do Internet Explorer 10 não é uma mudança no código do navegador, pelo contrário, é uma mudança em seu roadmap – isto é, uma reorganização nas metas do projeto. Dessa forma, versões Beta devem ser lançadas com uma frequência muito maior, diminuindo o tempo para o lançamento de sua versão final (diferente do IE9, que demorou um ano para isso).

FishBowl

Aceleração gráfica melhorada

Assim como nos Platform Preview do IE9, a página inicial deste consiste em uma listagem de testes para o desenvolvedor comprovar as melhorias conquistadas pelo navegador. No total, há nove testes novos, separados por categorias (velocidade, demonstração de HTML5 e de gráficos).

Diferentemente dos testes de velocidade, os demais servem para exibir como funções específicas, de HTML5, CSS3 e outros padrões, estão funcionando no navegador – por exemplo, são exibidos formulários com opções de configuração e páginas reestruturáveis.

Além disso, o famoso teste FishTank mudou de nome e virou Fishbowl, porém sua função continua a mesma: exibir um aquário cheio de peixes. A diferença, no entanto, está na possibilidade de alterar os elementos de exibição na tela (como água, vidro, reflexo de luz e sombra no aquário) para alterar e testar a taxa de quadros por segundo (FPS).


Mozilla Firefox 5.0 Beta 6

Mozilla Firefox 5.0

Beta 6

Ao que parece, a Fundação Mozilla está empenhada em cumprir os prazos de lançamentos estipulados para as novas versões do Firefox. Após pouco tempo de liberação da versão Aurora, a mais recente novidade da empresa foi o anúncio do Firefox 5 Beta, ou seja, um passo para o lançamento oficial da quinta geração do browser.

O Baixaki não perdeu tempo e oferece aos seus leitores a oportunidade de experimentar o que a Mozilla está preparando para o seu navegador. Confira o que a versão de teste do Firefox 5 tem para que sua experiência de navegação seja aprimorada.

Lembre-se: esta é uma versão de teste, portanto, não é indicado trocá-la pelo navegador estável que você utiliza!

Conheça o Firefox 5 Beta!

Como atualizar a versão de teste

Ao pressionar o botão “Clique para Baixar”, você baixará o arquivo de instalação da versão Aurora – antecessora à Beta. Instale o aplicativo normalmente. Após o término desse processo, você deve utilizar o recurso de atualização do próprio navegador.

Clique no botão Aurora, posicione o mouse sobre a opção “Help” e selecione o item “About Aurora”. Confira o procedimento na figura abaixo. Em seguida, na janela de informações do browser exibida, clique no link “Change”.

Siga as instruções.

Ao realizar essa ação, deve aparecer uma opção de listagem contendo a inscrição “Aurora”. Clique na flecha inferior, selecione a alternativa “Beta” e pressione o botão “Apply and Update”, conforme ilustra a imagem abaixo.

Use o mecanismo de atualização do browser.

Aguarde o download e a instalação do Firefox 5 Beta. Para finalizar a atualização é preciso reiniciar o browser. Feito isso, você está pronto para usufruir das ferramentas e recursos da versão de teste da quinta geração do navegador da Fundação Mozilla.

Interface conhecida

O visual do Mozilla Firefox 5 Beta não é uma surpresa para ninguém. Se você já experimentou a versão 4 do browser, não terá problemas em se adaptar à interface limpa e minimalista. Por padrão, o navegador exibe apenas as funções básicas para a navegação, o que amplia o espaço de visualização do internauta.

Os menus que apresentam as ferramentas e configurações do Firefox continuam nas mesmas posições da versão anterior. Esse fato é positivo, pois, assim, os usuários não ficam perdidos entre botões que desconhecem.

A um passo do lançamento oficial!

O botão Firefox

O botão principal do browser permanece localizado no canto superior esquerdo da janela. Por meio desse menu, você tem acesso a todas as funcionalidades do Firefox 5 Beta, como o histórico de navegação, os sites marcados como favoritos, o gerenciador de downloads e os complementos instalados.

Nessa mesma seção, o usuário pode explorar as configurações do navegador e adaptá-lo às suas necessidades e exigências. Dessa forma, o botão “Firefox” funciona como o botão Iniciar do Windows.

O botão Firefox.

Sincronia perfeita

Atualmente, é comum usarmos mais de um computador em nosso dia a dia. Para facilitar a vida dos usuários, os navegadores começaram a oferecer ferramentas de sincronização de algumas configurações e informações – evitando a utilização de complementos.

Já presente na quarta geração do navegador, o Firefox 5 Beta mantém o mecanismo chamado Sync. Informando um endereço de email e uma senha, o internauta consegue acessar os dados, as senhas e as preferências salvas no navegador de qualquer PC.

Para configurar essa ferramenta, clique em “Firefox” e selecione a opção “Set up Sync”.

Ferramenta de sincronização do navegador.

Visão panorâmica

Um dos recursos inovadores que o Firefox 4 apresentou aos usuários foi o modo Panorama de visualização das abas abertas. Esse mecanismo permite que o internauta veja as abas em um ambiente mais amplo e interativo.

Por meio dessa ferramenta, é possível criar grupos de abas e organizá-las de acordo com a sua necessidade, tornando a navegação ainda mais prática e eficiente. A função pode ser acessada pelo botão “Group your tabs”, disposto no canto superior direito da janela, ou pressionando a combinação de teclas Ctrl + Shift + E.

Visão panorâmica do navegador.

Mudando de versão

Uma opção bacana oferecida pelo Mozilla Firefox 5 Beta é a troca de versão simplificada. A versão de teste do Firefox permite que o usuário retome a versão estável pelo próprio navegador. Isso torna a transição descomplicada e com menos riscos de acarretar em uma falha de instalação.

A ferramenta está disponível no menu que exibe as informações do browser. Para acessá-la, clique no botão “Firefox”, posicione o mouse sobre “Help” e selecione a opção “About Firefox” no submenu apresentado.

Na janela seguinte, clique no link “Change”, escolha o canal desejado (entre Aurora, Beta e Release) e pressione o botão “Apply and Update”. Feito isso, basta esperar que o Firefox faça o trabalho pesado!

Função para transição de versão.

Desempenho inicial

Em sua estrutura, a princípio, o Firefox 5 Beta não trouxe grandes evoluções. O navegador manteve o suporte completo para HTML5 e CSS3, além das poderosas tecnologias WebM, WebGL e SVG. Esse conglomerado de recursos oferece maior compatibilidade do browser com conteúdos 3D, imagens dinâmicas e gerenciamento de memória – permitindo a criação de páginas mais interativas e atraentes.

Em relação ao consumo de memória, o Firefox 5 Beta apresentou aumento de exigências da máquina, voltando a ultrapassar os 200 MB – fato que deixou de acontecer na versão 4, conforme descrito na análise desse modelo.

Consumo além do esperado.

Por sua vez, no teste Acid3 (usado para colocar a eficácia dos navegadores à prova), o Firefox 5 Beta manteve o desempenho do seu antecessor, marcando 97/100 pontos. Apesar desse alto valor, o Firefox ainda permanece atrás de alguns concorrentes, como o Opera e o Chrome, que já atingiram os 100 pontos completos!



Safari 5.0.5

Safari

5.0.5

O Safari – navegador padrão de fábrica dos Macs e também disponível para Windows – é uma das principais referências quando se fala de internet e seus padrões. Compatível com as principais tecnologias utilizadas na web - como HTML 5, Flash e Silverlight -, o navegador de Steve Jobs é um velho conhecido dos macmaníacos.

Um dos primeiros a oferecer modos de navegação discreta, em que as passagens por sites que armazenam informações do internauta não é registrada, o Safari também apresenta uma série de facilidades em relação à maneira como se usa a rede mundial.

Safari passa a contar com suporte para extensões

Outra funcionalidade acrescida nesta última versão são as extensões. A exemplo do Mozilla Firefox e do Google Chrome, o navegador da Apple também passa a suportar aplicativos complementares, que estarão disponíveis em uma espécie de App Store.

O leitor de RSS integrado é um exemplo, permitindo que as assinaturas de recebimento do seu conteúdo favorito sejam rapidamente conferidas dentro do próprio aplicativo. O navegador oferece inclusive um botão especial – na Barra de endereços – que facilita tanto a assinatura quanto a conferência das novidades dos seus sites favoritos.

Nova versão mantém o

MAIS RAPIDEZ E FACILIDADE

A nova versão do Safari não traz grandes novidades estéticas, sendo exatamente a Barra de endereços a principal diferença nesse campo. Assim, o navegador da Apple apresenta de maneira mais inteligente o histórico de navegação e os endereços acessados recentemente, incluindo também o título da página em questão na visualização do endereço. Com isso, encontrar a página exata que você quer abrir fica mais rápido e fácil.

Barra de endereços inteligente do novo Safari

Um dos poucos novso atrativos para os olhos do Safari 5 é muito mais voltado ao conforto de leitura do que para complementar a beleza minimalista do browser da Apple. Agora, quando você for ler algum texto - como os artigos do Baixaki - você pode eliminar, durante a leitura, elementos da página que distraiam, mantendo apenas o conteúdo principal em evidência.

O Safari 5 remove as distrações do texto

Por trás dos panos, entretanto, residem as verdadeiras mudanças. A programação mais leve e novos engines – códigos responsáveis pela interpretação dos diversos elementos de um site – mais eficazes transformam o Safari em um dos mais rápidos navegadores existentes na atualidade.

A lista de suportes também aumentou, graças à inclusão de leitores para uma variedade de atributos do novo HTML 5 do W3C, agência independente responsável pela padronização das linguagens utilizadas na web.

Microsoft Bing na barra de pesquisa do Safari 5Uma mudança que ninguém esperava veio como a alteração da busca padrão do navegador. Apple e Microsoft nunca foram empresas muito amigas, porém a partir do quinto lançamento do Safari, ao invés de a pesquisa padrão utilizar o Google, as buscas serão realizadas no sistema Bing de Bill Gates.

Estendendo a caça

Um dos grandes méritos do Firefox sobre outros navegadores – inclusive o Safari – sempre foi a facilidade para a criação de extensões e complementos. Apesar de o Mac OS X sempre ter apresentado maneiras de realizar scripts direcionados a certos programas, o Automator nunca foi muito popular quando o assunto é aprimorar a experiência de navegação.

Safari Developer ProgramPor isso, com a versão 5 do Safari também surge o Safari Developer Program, destinado a todos que desejem aprimorar o funcionamento do navegador a partir dos padrões da internet: HTML 5, CSS 3 e JavaScript.

O programa para desenvolvedores oferece certificados de segurança e uma galeria de extensões, para facilitar a divulgação de cada complemento e permitir que os usuários encontrem tudo o que precisam em um único lugar.

Baixando o Safari 5

O link de download acima leva você até a página de download da Apple. Preencha o formulário com seu email, escolha a versão do aplicativo que melhor combina com seu sistema e clique em "Download Now" para iniciar a transferência.


Apple iPhone - Cell Mobile Phone